Compras online devem crescer 21% em 2020, segundo o NeoTrust
Hoje, a presença digital se tornou um ponto crucial para as empresas que desejam aumentar suas vendas online e se consolidar no mercado. Ano após ano, o e-commerce vem crescendo cada vez mais entre os usuários no ambiente digital, facilitando a compra e venda.
Só em 2018, o comércio eletrônico teve um faturamento de R$53,2 bilhões, um aumento de 21% comparado a 2017. A previsão para 2021 é que o setor chegue a R$ 85 bilhões – dobrando ano após ano.
Com a chegada da crise, o e-commerce é o “pulo do gato” para os negócios que desejam continuar vendendo e acompanhar os novos hábitos de consumo.
Venha entender mais sobre essa tendência, o cenário atual do e-commerce no Brasil e como criar a sua loja online neste artigo!
Um e-commerce – ou comércio eletrônico – é caracterizado pelas operações comerciais realizadas na internet, via computadores, celulares ou tablets – também feitos em sites de vendas das empresas.
Os principais tipos de lojas virtuais que existem hoje são o B2C, B2B e marketplace, tendo como base o modelo de negócio que a empresa deseja seguir.
Essas transações englobam todas as etapas do processo online, desde a compra e venda até a gestão de estoque e logística de distribuição.
Ele não existe sem o suporte de uma plataforma eletrônica, variando suas funcionalidades e dependerão dos tipos de e-commerce escolhidos para o negócio.
O surgimento do e-commerce aconteceu graças às contribuições de Tim Berners-Lee em 1990, com a criação do hipertexto e da interface dos navegadores web que conhecemos hoje.
A partir daí, os computadores e internet se popularizaram e permitiram a ascensão do mercado virtual.
Com um modelo totalmente embrionário, Jeff Bezos da Amazon e Pierre Omidyar se tornaram os dois grandes pioneiros do e-commerce.
Criada em 1995, a Amazon teve o seu primeiro mês de operação na garagem de Bezos em Seattle, mais tarde se tornando uma companhia multibilionária em 1999, vendendo livros online para mais de 45 países e dominando a comercialização de produtos na internet.
O eBay foi criado também em 1995, com o nome de AuctionWeb. Seu objetivo era de ser um site para unir compradores e vendedores em um mercado honesto e aberto.
Sendo um laser point quebrado o primeiro produto vendido, Omidyar soube perfeitamente o modelo de negócio que seguiria nos próximos anos, tornando a empresa o precursor dos marketplaces para trocas C2C (consumer to consumer) de produtos usados.
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Para entender como funciona um e-commerce, vamos imaginar uma cadeia logística ativa que, se desenhada corretamente, trará os resultados esperados de venda. Ele vai além de uma plataforma online robusta e com fácil navegação.
Depois do cliente escolher o produto e efetuar a compra, o planejamento logístico entra em ação e será a chave para o sucesso das vendas, garantindo uma impressão positiva do cliente.
Na prática, a seriedade do seu comércio eletrônico significa que o produto vendido será entregue no dia e lugar prometido na plataforma virtual.
No seu planejamento, realize um mapeamento detalhado das principais etapas e elementos envolvidos para traçar as melhores estratégias para o seu negócio.
Para garantir o funcionamento da logística, garanta que ela siga uma série de etapas, sendo as principais:
• Definir as opções de frete: transportadora, motoboy, correios, etc.;
• Planejar as vendas: organize os produtos com base em uma previsão de vendas;
• Realizar a gestão do estoque: isso evita prejuízos com escassez de produtos e compras paradas no estoque através de um software de gestão ERP;
• Elaborar um plano logístico: o fluxo logístico e os recursos tecnológicos devem ser definidos para o seu e-commerce nessa etapa.
Há diversas vantagens de criar uma loja virtual para o seu negócio, e a principal delas é a integração omnichannel – relação entre loja física e online ao mesmo tempo. Ela permite o fortalecimento da empresa e a facilidade de compra ao encomendar e permitir a retirada de produtos.
Em tempos de crise - como a pandemia em que estamos vivendo – o comércio eletrônico pode ser um grande aliado para gerar vendas online, já que os hábitos de consumo das pessoas mudaram.
Na pesquisa realizada pela Ebit e Nielsen, o crescimento de consumidores online no Brasil aumentou 32% apenas no dia 19 de março após a notícia da primeira morte pelo COVID-19.
Isso demonstra a tendência do crescimento das compras online no país, e como isso pode ser benéfico para a sua empresa.
Segundo o relatório do NeoTrust junto ao E-commerce Brasil, as compras online devem gerar um faturamento de R$ 90,7 bilhões em 2020, um aumento de 21% comparado a 2019 - R$ 75,1 bilhões.
Ainda pela pesquisa, este ano os preços cada vez mais atrativos, o aumento da confiança nos grandes marketplaces e a integração entre canais são alguns dos fatores que explicam a ascensão do comércio eletrônico.
No início da crise do coronavírus durante os meses de fevereiro e março, as vendas de bens de consumo aumentaram mais de 100% no comércio online, segundo dados da Cuponation.
Devido a quarentena e o fechamento do comércio, várias lojas físicas estão tendo que se adaptar para sobreviver e migrar para o online, investindo em serviços de delivery.
Na mesma pesquisa, foi registrado que o segmento de Saúde e Higiene teve um maior número de buscas online, representando 124% em vendas só no Brasil. Máscaras, sabonetes e o álcool em gel disparam na liderança.
Um exemplo é o Carrefour Brasil. O grupo francês registrou um crescimento de 40% no total de vendas online no quarto trimestre, triplicando principalmente em São Paulo.
Esse crescimento do e-commerce deve-se ao novo comportamento dos consumidores nos dias de hoje. O distanciamento social, fechamento das lojas, medo da contaminação e produtos esgotados são os principais motivos para a ascensão do mercado digital na crise.
Agora que você já sabe tudo sobre e-commerce, chegou a hora de aprender como criar uma loja online de sucesso com essas 6 dicas imperdíveis para ter um excelente desempenho nas vendas.
Planeje onde o seu negócio pretende chegar. Tenha em mente todos os objetivos e documente-os em um plano de ação. O seu planejamento estratégico deve englobar todos os aspectos logísticos e fatores relacionados com a experiência do cliente no ambiente virtual.
Aprenda 6 passos para criar OKRs de sucesso para o seu negócio.
Acompanhe de perto os concorrentes que estão no mesmo segmento que o seu. Faça uma pesquisa de mercado e procure conversar com os fornecedores e clientes ou fazer pesquisas no Google por produtos que façam parte do seu nicho.
Antes de criar o seu e-commerce, é importante pensar no público-alvo que o seu negócio pretende atingir. Dessa forma, os produtos serão escolhidos de forma mais direcionada, evitando problemas na gestão de estoque.
Faça uma pesquisa antes de fechar negócio com os fornecedores. Leve em consideração fatores como qualidade, prazo de entrega, condições de pagamento do serviço e se a empresa já tem um nome consolidado no seu segmento de mercado.
Integrar o seu e-commerce a um software de gestão é fundamental para acompanhar em tempo real os pedidos em aberto, regiões de entrega e gerenciar seu estoque.
A TECNICON desenvolveu uma solução de e-commerces B2B, B2C e integração com marketplaces. O software conecta o ERP com lojas online, concentrando as informações de pedidos da sua loja e repassando-as para o sistema.
Além disso, o TECNICON Business Suite permite a integração com os principais marketplaces do mercado, como Mercado Livre, uma das plataformas de varejo mais acessados do mundo, Americanas, Submarino, entre outros.
Tenha uma equipe capacitada para que o seu negócio funcione corretamente e proporcione os melhores resultados. Os profissionais devem estar alinhados ao negócio, desde o marketing até o comercial, focando na experiência do cliente no ambiente digital da sua empresa.
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