Gestão de estoque: como melhorar os resultados da sua empresa - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Gestão de estoque: como melhorar os resultados da sua empresa

Um estoque estruturado influencia diretamente às vendas.

Gestão de estoque

Já ouviu falar em gestão de estoque? A princípio ela pode parecer simples como um controle de estoque comum, mas é justamente por ser diferente e envolver muitos outros aspectos que ela ainda é um desafio para muitas empresas. A maior parte dos gestores não aplica elementos de gestão para melhorar os resultados, por exemplo, indicadores.

No entanto, ao utilizar indicadores dentro da gestão de estoque, é possível ampliar as vendas, reduzir custos (especialmente os de estocagem), melhorar o capital de giro do negócio e criar metas de vendas muito mais estruturadas e realistas.

Pensando em esclarecer as dúvidas sobre este assunto, neste artigo vamos abordar alguns pontos sobre a organização de estoque com dois tipos diferentes de indicadores de gestão.

Veja como isso pode te ajudar alavancar os resultados do seu negócio!

1º passo: entenda seu capital de giro

Tudo o que está dentro do seu estoque é seu capital de giro investido – seja mercadoria ou matéria-prima. Normalmente, o valor contido é alto, por isso, faz-se necessário montar o estoque de forma estratégica para que o giro aconteça de maneira rápida, mantendo a saúde financeira da empresa em dia.

Sabendo disso, é fundamental, dar atenção na medida certa para o que vai ser comprado, suas quantidades e época de investimento.

2º passo: conheça os indicadores de gestão

A regra é clara: para que haja gestão, números precisam ser medidos. Por isso, é tão importante utilizar indicadores de gestão que, utilizados de maneira construtiva, podem controlar o estoque e influenciar o crescimento da empresa com melhores resultados.

·         Margem de contribuição

É com este indicador que você poderá entender como um produto específico está contribuindo com os custos fixos da empresa e, posteriormente, gerando lucro. Por isso, ele é um dos mais importantes quando falamos da gestão financeira.

Ao aplicá-lo para cada produto vendido, será possível: diminuir custos, posicionar o produto na loja ou eliminar a sua venda, mudar a precificação, criar promoções, estabelecer comissões e definir as metas de venda.

A Margem de Contribuição é obtida com a fórmula:

MC% = [Receita Líquida – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)] x 100

·         Giro do estoque

O Giro do Estoque é responsável por medir a quantidade de ciclos completos do estoque, ou seja, desde a produção até a venda. Quanto maior o número de vezes em que o ciclo é completado, melhor. Sendo assim, é altamente recomendado que os produtos de giro alto sejam a maioria no mix do estoque.

Ele pode ser obtido com a fórmula:

GE = Estoque/Custo de Mercadoria Vendida

3º passo: aplique os indicadores na gestão de estoque

Agora que você já conhece os dois modelos de indicadores de gestão de estoque, chegou a hora de saber como aplicá-los para organizar e otimizar essa etapa, independentemente do tamanho da empresa. Estas duas fórmulas, quando usadas juntas, serão uma poderosa ferramenta para administrar o financeiro.

Pensando de forma estratégica, vamos separar o mix de produtos em quatro quadrantes para facilitar o uso de indicadores. Acompanhe no gráfico abaixo:

Primeiro Quadrante

Aqui, estão todos os produtos que possuem uma margem alta, mas o giro é baixo.

Como organizar no estoque:

• Localização fácil e evidente dentro do estoque

• Oferecer constantemente aos clientes

• Manter um estoque enxuto

Segundo Quadrante

Neste quadrante estão todos os melhores produtos: aqueles que possuem margem e giro altos, contribuindo com o lucro da empresa.

Como organizar no estoque:

• Localização fácil e evidente dentro do estoque

• Oferecer constantemente aos clientes

• Nunca podem faltar no estoque

Terceiro Quadrante

No terceiro quadrante estão os produtos que estimulam as vendas, complementando a receita que se obtém com os produtos do primeiro e segundo quadrante. Eles possuem margem baixa e giro alto no estoque.

Como organizar no estoque:

• Localização no fundo do estoque

• Como forma de atrair clientes, não podem faltar no estoque

Quarto Quadrante

O quarto quadrante é composto por produtos tóxicos, ou seja, aqueles que foram comprados de forma equivocada e precisam ser eliminados rapidamente para que o valor do investimento volte para o caixa da empresa. São produtos de margem e giro baixos.

Como organizar no estoque:

• Estes são produtos que não devem permanecer no estoque, por isso, não devem ter um lugar específico e formato de organização para adequá-los.

Conclusão

Enfim, a gestão de estoque é uma excelente aliada dos negócios, contribuindo ativamente para o seu crescimento, angariando lucros e desviando de prejuízos. Ela ajuda a perceber quais são os produtos que alavancam as vendas, seja por sua procura, preço ou mesmo chamariz para aumentar a receita de uma venda.

Veja também: Por que utilizar software de gestão no controle de estoque?

Chat
Email
Telefone