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10 medidas para aplicar a otimização de distribuição na sua empresa

Diretamente ligada à logística, o modelo de distribuição dos produtos é fundamental para o sucesso do negócio.

Otimização de distribuição

Sem dúvidas, a logística é uma das áreas mais estratégicas de uma empresa. Ela auxilia na criação de soluções para melhorar os processos, obter resultados aprimorados, alcançar metas, reduzir custos e garantir a satisfação do cliente.

Diretamente ligada à essa área está a etapa de distribuição dos produtos, sendo fundamental para o sucesso do negócio. Para que tudo funcione em perfeita ordem e a empresa tenha crescimento constante, é necessário investir na otimização de distribuição.

Quer saber que medidas tomar? Continue lendo este artigo e veja como otimizar os processos de distribuição

1. Planejamento estratégico

Planejar é sempre a primeira tarefa em qualquer área de desenvolvimento da empresa. Na distribuição, é necessário contar com um plano de ação muito bem estruturado para alcançar os objetivos e as metas traçados. Além disso, é por meio do planejamento que se pode organizar as etapas de produção para que a distribuição seja influenciada positivamente.

2. Mapeamento de processos

Mapear os processos é fazer uma análise de todas as atividades, desde a contratação dos fornecedores até a entrega ao cliente. Isso serve para identificar as falhas do percurso, classificar as mais importantes e, assim, encontrar possíveis melhorias.

Podemos dizer que o mapeamento de processos é a medida mais importante entre as dez que vamos tratar neste artigo, pois é ela que realmente propõe otimização de distribuição ao identificar um ponto a ser melhorado.

3. Treinamento de equipe

Qualificar a equipe é a melhor maneira de garantir a padronização dos processos, além de reduzir os erros e retrabalhos. Fora estes aspectos, o treinamento de equipe pode ser aplicado para desenvolver novas habilidades e aprimorar outras que são utilizadas e podem agregar melhorias ao longo da otimização de distribuição.

4. Controle da operação

Com certeza você já leu algo parecido: se quer fazer melhorias, é preciso fazer acompanhamento contínuo dos negócios. Pois só assim é possível medir e calcular os dados a fim de encontrar soluções exatas para as falhas.

Para isso, você pode utilizar indicadores na operação e, além do controle em tempo real, as informações serão resumidas e rápidas sobre os resultados já obtidos em:

• Distribuição

• Custo

• Serviço

• Estoque

• Desempenho de funcionários

• Manutenção

5. Análise de resultados

Com o controle das operações adequado e em dia, é hora de realizar a análise dos resultados obtidos. A partir dela, é possível dar atenção para o aumento da produtividade, agilidade, redução de desperdícios e custos.

A análise precisa ser constante, assim como o acompanhamento, pois só assim uma empresa consegue alcançar o mais alto índice de otimização de processos que afeta a qualidade dos produtos e serviços.

6. Previsão de demanda

A previsão de demanda realiza uma estimativa sobre o volume de venda dos próximos períodos. Ela é uma ferramenta que evita erros logísticos, especialmente no momento da distribuição. Ao prever a demanda com base no histórico dos meses anteriores e comportamento dos consumidores, é possível driblar situações adversas como a falta de produto em estoque.

É importante ressaltar que a previsão de demanda não possui 100% de assertividade, sendo apenas um norte para os processos da empresa. A fim de chegar o mais próximo possível dos números reais, é indicado trabalhar com uma margem de erro.

7. Gestão de estoque

Esta é uma área para onde se deve dedicar bastante cuidado durante a otimização de distribuição. Afinal, por falta de produtos em estoque é possível perder vendas e clientes, assim como o excesso de mercadorias pode indicar perdas grandes de capital.

Por isso, fazer a gestão do estoque com os indicadores necessários é ideal para garantir que tudo seja comprado e produzido na medida certa (inclusive, com a ajuda da previsão de demanda).

8. Roteiro de entrega

O roteiro de entrega nada mais é do que um planejamento de rotas que considera todos os locais onde há um pedido. Ao fazer isso, você pode optar pelo melhor trajeto – trânsito, horários, uso de combustível, etc. – que tornará a distribuição mais eficiente e barata.

9. Estreite as parcerias

Um aspecto que tem o poder de corromper as operações empresariais é a falha na comunicação. Para criar melhorias na distribuição, atente-se para fortalecer as parcerias com diálogo claro e direto, afinal, o atraso dos fornecedores pode desestruturar as entregas da sua empresa. Além disso, é nesse momento que você pode optar por trocar os fornecedores que não correspondem às expectativas do negócio.

10. Aposte em tecnologia

Processos empresariais podem ser muito melhores com o uso da tecnologia, especialmente, com a utilização de um software único, completo e que integra todas as atividades. Dessa forma, é possível garantir agilidade na identificação e correção dos erros para otimizar a distribuição.

A TECNICON tem a solução ideal para o seu negócio. Nosso software, TECNICON Business Suite, é uma solução completa, integrada e aderente às mais diversas necessidades corporativas atuais e futuras, permitindo a gestão de toda cadeia produtiva.

Otimizar a distribuição com o auxílio de um sistema é muito mais fácil e garante os melhores resultados com as transformações.

 

Veja também: Logística Integrada: entenda como ela pode gerar valor competitivo para a indústria

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