Takt Time: como definir a velocidade da produção - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Takt Time: como definir a velocidade da produção

Este conceito estabelece o fluxo contínuo dentro do Lean Manufacturing baseado no seu ritmo de vendas

Takt Time: como definir a velocidade da produção

Já ouviu a frase “tudo em excesso faz mal”? Ela se aplica perfeitamente para as linhas de produção da manufatura e, logo, nos remete à eliminação de desperdícios. Para obter êxito neste processo, é necessário definir um fluxo contínuo no chão de fábrica

Mas, você já parou para pensar como anda as entregas da sua empresa? Você já estabeleceu metas precisas para que não haja atrasos na produção? Se ainda não sabe as respostas, apresentamos o Takt Time. 

Este conceito inovador define a velocidade certa que a sua linha de produção deve seguir, garantindo sucesso nas entregas e a satisfação de seus clientes dentro do tempo estipulado. 

Todo projeto executado na indústria deve ser rastreado para que a taxa de fabricação do produto seja estimada e os gestores dos projetos possam evitar problemas e manipular os recursos com mais precisão e qualidade. 

Com a facilidade de acesso à informação na Internet, você vai perceber que existem muitos métodos que ajudam a indústria a lidar com seu estoque, produtos e a melhorar a produtividade da equipe. 

O Takt Time é um desses métodos eficazes, que podem ser implementados e trazer bons resultados para o negócio. Em resumo, você tem maior controle sobre as demandas e o tempo exato que elas serão atendidas.

Conheça mais sobre o conceito neste artigo! 

O que é Takt Time?

Takt Time é um termo alemão derivado da palavra Takt (ritmo/batida) e Zei (tempo), que significa o tempo em que se deve produzir determinado produto, baseado nas demandas dos clientes e no fluxo de vendas.

Ele é muito importante para evitar atrasos na linha produtiva e no controle de estoque, gerando equilíbrio na produção e velocidade constante. Por exemplo, se a indústria recebe um pedido de 400 itens a cada 4 horas, o tempo estimado para terminar a fabricação são as próximas 4 horas. 

As empresas que adotam o Lean Manufacturing são as que mais se beneficiam com este conceito, já que podem reduzir estoque, diminuir perdas e garantir que a fabricação acompanhe o ritmo da demanda, tudo isso com menos recursos.

Empresas como a Toyota validaram esse método para atender a demanda dos clientes com o passar dos anos. Ela provou que, ao administrar o tempo e aproveitar todas as oportunidade, é possível se tornar uma das empresas mais valiosas do mundo e com mais de 85 anos de mercado.

Como calcular o Takt Time?

Para calcular o Takt Time, é preciso dividir o tempo disponível de produção pela demanda dos consumidores/clientes, através da fórmula:

O Tempo Disponível de Produção será o tempo operacional líquido que se tem para produzir, subtraindo todas as paradas programadas. A Demanda é o total de pedidos que a empresa possui de um determinado produto para fabricar.

Tempo disponível de produção

O tempo para produção precisa ser planejado levando em consideração o tempo de entrega e a mão de obra necessária para atender a demanda dos clientes. Diferente do exemplo que usamos anteriormente, o tempo disponível de produção não é linear.

Podemos usar o exemplo de uma fábrica X que possui um turno de 8 horas/dia. O tempo disponível é de 510 minutos e a demanda é de 255 peças/dia. Assim, o seu Takt Time será de 2 minutos/peça.

Demanda do cliente

A segunda variável é a demanda dos clientes e suponha que a demanda seja de 200 itens por dia (420 minutos). Essas horas de trabalho são necessárias para a entrega do pedido no prazo e com qualidade.

Quer saber mais sobre como aumentar a capacidade da sua produção? Leia nosso artigo.

Diferença entre Tempo de Ciclo, Lead Time e Takt Time

Estes 3 indicadores costumam ser muito confundidos quando falamos de processos Lean. Apesar de terem uma forte ligação com o fluxo da produção, eles possuem definições diferentes, como podemos ver no esquema abaixo. 

O Tempo de Ciclo é o tempo necessário para a execução de uma peça ou o tempo de uma etapa do processo de fabricação. Já o Lead Time, é o período de tempo em que a equipe de produção leva para entregar o produto após o pedido do cliente.

Enquanto isso, o Takt Time sempre será o tempo limite que um produto deve ser produzido para que não haja atrasos nas entregas. Como ilustrado no gráfico acima, ele está representado com uma linha central, sendo referência para as barras de operações. 

Como aplicar o Takt Time na manufatura?

A aplicação do Takt Time nas indústrias possibilita uma visão enxuta da produção, para fabricar de acordo com a programação exata, focadas em sistemas como JIT (Just-In-Time) e TPM (Total Productive Maintenance), sem provocar perdas ou interrupções no processos.

Para a implantação correta deste conceito, as áreas da empresa devem:

• Prover soluções rápidas para os problemas indicados;

• Reduzir os agentes de paradas das máquinas não planejadas;

• Eliminar intervalos de tempo na troca de processos seguidos.

Assim, produzir em menor quantidade, com menos recursos e a disposição correta dos materiais aumentam a flexibilidade, a produtividade e as demandas no chão de fábrica. 

Benefícios da implementação do método Takt Time

Esse método de gerenciamento do chão de fábrica favorece as indústrias focadas em produzir com qualidade. Além disso, os principais benefícios dele são:

• Aumento na eficiência da produção;

• Melhora na gestão de tempo;

• Redução de gargalos e obstáculos para uma produção eficiente;

Um sistema para gerenciar a produção e manter o cálculo de Takt Time com dados precisos é muito vantajoso para a organização da manufatura. O software de gestão da TECNICON auxilia os gestores a controlar materiais, recebimentos, demandas, estoque e configurá-lo de acordo com o setor do seu negócio. 

Leia também: Controle o estoque de demandas sazonais com dicas simples.

 

 

Chat
Email
Telefone