Controle de chão de fábrica com ERP torna a indústria mais competitiva - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Controle de chão de fábrica com ERP torna a indústria mais competitiva

A ferramenta auxiliará no processo de transição para a Quarta Revolução Industrial

gestao_chao_fabrica

O setor secundário é caracterizado por toda produção industrial existente, sendo considerado um ramo de atividade de grande importância para a economia de um país. É nele que todas as matérias-primas são transformadas em uma variedade de produtos manufaturados que, posteriormente, serão consumidos pela população. 

Este segmento abrange todas as indústrias – indo do vestuário até as fábricas automotivas. Independente do segmento, seu principal departamento é o “chão de fábrica”, uma infraestrutura com máquinas e equipamentos responsáveis pela linha de produção, ou seja, responsáveis por transformar as matérias-primas recebidas em produtos prontos ou semiacabados.

Atualmente, o mercado brasileiro está focado em reaquecer sua indústria após um longo período de incertezas por conta da pandemia da covid-19. É uma verdadeira corrida contra o tempo para controlarem, com eficiência, toda a sua produção.

Para produzir com mais eficiência e reduzir seus custos, sem afetar sua qualidade, o investimento em um sistema ERP é necessário. Além de automatizar processos e tornar as decisões mais conscientes e certeiras, é uma oportunidade de tornar a indústria mais competitiva para os próximos anos.

Entenda o motivo.

Panorama da indústria

Segundo a Pesquisa Industrial Mensal Produção Física, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial brasileira apresentou uma queda sucessiva nos anos de 2019 e 2020, todavia, uma leve taxa de crescimento de 3,8% se manifestou já em 2021.

Para a corretora XP Investimentos, o crescimento da produção industrial brasileira para 2022 ainda será pequeno, contudo, não será negativo como ocorreu em 2019 e 2020.

A indústria é um elemento-chave para o crescimento do PIB brasileiro. Após um longo período de isolamento social, onde indústrias foram afetadas pelo baixo número de pedidos e fecharam seu chão de fábrica para evitar a contaminação dos colaboradores com o vírus, o setor industrial voltou atento a todas as oportunidades de crescimento.

Para o mercado voltar a seguir uma linha de crescimento, como o que estava acontecendo antes da pandemia, as indústrias precisam de uma gestão assertiva em seu chão de fábrica, e do negócio como um todo.

Apostar em uma solução tecnológica capaz de integrar todos os processos de produção, da compra de matéria-prima até a distribuição do produto finalizado é o que muitos gestores precisam para fortalecer e gerar mais confiança para o negócio.

Em outras palavras, quanto maior o controle sobre o negócio e mais informações os gestores tiverem acesso, maiores as chances de reduzir drasticamente as falhas nas linhas de produção e o desperdício de matéria prima, que em médio e longo prazo podem representar uma grande economia e uma oportunidade para investir em melhorias ou novos negócios.

Descubra como a Indústria 4.0 determina a competitividade na manufatura.

Por que controlar a produção com um software de gestão? 

No século passado, todos os processos realizados em ambiente fabril estavam sujeitos a falhas humanas e técnicas. As inúmeras dificuldades em controlar e estruturar todas as fases de produção prejudicavam todo o progresso industrial.

No entanto, graças ao desenvolvimento tecnológico, foram criadas soluções para otimizar a gestão dos processos industriais.

Entre elas estão presentes os softwares de gestão acompanhados da ferramenta de ERP (Enterprise Resource Planning), que, aos poucos, foram transformando o controle empresarial ao automatizar processos e integrar todos os setores do negócio em uma única plataforma, por meio de um sistema inteiramente informatizado.

Com a competitividade acirrada entre as companhias e a presença de concorrentes fortes, surgiu a necessidade do controle da produção com maior precisão, reduzindo drasticamente os problemas que antes eram tolerados. 

Hoje, esses sistemas estão inseridos no dia a dia de praticamente todas as fábricas (independentemente de seu porte e segmento) e os gestores têm a possibilidade de mapear em tempo real tudo o que está acontecendo na empresa, tendo ao seu alcance todas as informações necessárias para o gerenciamento mais eficiente do negócio.

Benefícios do ERP para a gestão do chão de fábrica

O gerenciamento das operações de manufatura é um processo desafiador para a maioria das indústrias ao redor do mundo.

Muitos gerentes de produção trabalham contra obstáculos que podem prejudicar o faturamento mensal e até mesmo afetar seu espaço no mercado e causar a perda de potenciais clientes.

Geralmente, tarefas como planejamento, agendamento e monitoramento dos processos no chão de fábrica são feitas manualmente e isoladamente.

Essa falta de conectividade pode levar a ineficiência da produção, aumento dos custos e ao desperdício de matéria-prima, recursos, equipamentos e pessoal.

É possível notar, durante a integração de um sistema ERP ao chão de fábrica, inúmeros benefícios, como: 

Confira também os Benefícios da automação de processos nas indústrias.

O Sistema ERP é para todos os tipos de negócios?

Quando o sistema ERP começou a fazer parte dos negócios, não era uma solução que poderia ser usada por todos os tipos de negócios, uma vez que sua implementação exigia um alto trabalho para que todos os times o usassem em seu dia a dia.

Porém, hoje a realidade é completamente diferente.

O TECNICON Business Suite, por exemplo, é uma plataforma SaaS, ou Software as a Service, uma solução tecnológica que funciona por meio da internet.

Uma empresa não precisa comprar a plataforma, instalar em todos os equipamentos internos ou se preocupar com a desatualização das funcionalidades ao longo dos anos.

Um sistema SaaS conta com uma alta acessibilidade, isso significa que pode ser usado de qualquer computador ou dispositivo, a qualquer hora do dia e de qualquer lugar do mundo, uma vez que é um sistema disponibilizado em nuvem.

Os upgrades e atualizações são gerenciados pelo provedor, sendo assim, não existe a necessidade de fazer downloads ou instalar atualizações nos dispositivos.

Outro grande diferencial do TECNICON Business Suite é a possibilidade da plataforma se adaptar às necessidades das empresas e dos seus clientes, tudo de forma segura e personalizável.

Mesmo oferecendo uma plataforma de última geração, a TECNICON se encaixa às necessidades e realidades de cada cliente.

Quer saber mais sobre o nosso sistema ERP? Agende agora mesmo uma conversa com os nossos especialistas em gestão, tecnologia e inovação!

A nova Era Industrial

É indiscutível que a tecnologia tem sido uma das maiores aliadas dos processos industriais nos últimos anos. O que antes era realizado em dias, até mesmo meses ou anos, agora pode ser solucionado em minutos e com poucos cliques dentro de um sistema ERP.

A partir de então, o desenvolvimento tecnológico na indústria passou a ganhar força, permitindo o desenvolvimento de uma nova Era para o setor: a chamada Indústria 4.0, também conhecida como a Quarta Revolução Industrial. 

A finalidade desse modelo é integrar e conectar máquinas, sistemas de automação, etapas de desenvolvimento (começando pela engenharia de produção, passando pela produção da cadeia e terminando na utilização do produto e seus serviços) com a tecnologia da Internet da Coisas (IoT), sempre fazendo uso do Big Data para maior eficiência.

A intenção é promover uma Transformação Digital em todos os setores dentro da indústria, inclusive no chão de fábrica. 

Você sabia que 42% das indústrias desconhecem a importância das novas tecnologias? Entenda como a Quarta Revolução Industrial vai mudar o seu negócio.

Indústria 4.0 no Brasil

No Brasil, a presença da Indústria 4.0 ainda é tímida, mas lentamente vem ganhando espaço dentro das organizações e sendo um tópico de debate nas reuniões das diretorias.

Segundo a última sondagem realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a utilização das tecnologias digitais ainda é pouco aplicada dentro do setor, uma vez que apenas 58% das empresas reconhecem o valor dessas inovações para o futuro e nem a metade delas de fato as aplica. 

Agora, o desafio é demonstrar às empresas a importância da digitalização, por meio do investimento tecnológico e da capacitação profissional. A migração para a Quarta Revolução Industrial está sendo executada aos poucos, mas já vem gerando inúmeros benefícios para o setor industrial em todo o mundo, especialmente no Brasil.

Conforme a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Indústria 4.0 transformará intensamente a produtividade da indústria no país. Um dos principais impactos dessa migração será financeiro, com uma redução de custos de aproximadamente 73 bilhões por ano. Desse montante, 34 milhões/ano serão revertidos em ganho de eficiência, 31 bilhões/ano serão economizados com a diminuição da manutenção em maquinários e o restante resultará em 7 bilhões/ano em economia de energia. 

Mas para que isso se torne realidade em breve, as empresas terão que investir ainda mais em soluções de ERP, com foco em softwares que oferecem tecnologia de ponta e garantem o controle eficaz do chão de fábrica, principalmente, nesse intenso período de competitividade entre as indústrias.

A indústria 4.0 não vai tirar empregos

Um grande tópico que caminha junto com a ampliação do uso da tecnologia dentro do chão de fábrica é a possibilidade do aumento no número de desempregados.

A tecnologia é usada como uma forma de inovação, de redução de falhas, otimização de processos e uma maneira fundamental para que diretores e gestores passem a ter acesso a dados precisos em tempo real para a administração do negócio.

É válido ressaltar que a tecnologia não vai “roubar” empregos, muito pelo contrário, vai exigir maior especialização por parte dos profissionais e um maior preparo para desempenhar papéis técnicos e específicos.

Qual a sua opinião no controle de chão de fábrica com o uso do ERP? Compartilhe o seu comentário!

E não esqueça de acompanhar a TECNICON nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades sobre tecnologia, gestão, indústria e muito mais.

Confira também Como usar o Sistema ERP para prever tendências da Indústria.

Chat
Email
Telefone