Descubra o que é inovação aberta e como ela pode contribuir para o crescimento da sua indústria e empresa.
Todas as indústrias foram impactadas pela indústria 4.0 e as transformações digitais permitiram que o chão de fábrica, hoje, alcançasse resultados que há 10 anos eram considerados impossíveis.
A indústria 4.0 apresentou para as fábricas a era dos dados, garantindo uma produção com mais qualidade, maior precisão, menos atrasos e grande produtividade. Junto a esse fenômeno mundial, surgiu um conceito que vem chamando a atenção de líderes e gestores do mercado, o conceito de inovação aberta (Open Innovation).
Setores residenciais, negócios, varejo, indústrias, saúde, segurança e tantos outros mercados estão se beneficiando com as vantagens geradas pela interconectividade e compartilhamento de dados em tempo real. Agora, as empresas podem aproveitar essas informações externas para inovar.
Continue a leitura para entender o que é inovação aberta, um tema que gera debates sempre que é colocado em evidência.
A inovação aberta é descrita como um modelo de gestão de inovação que promove a colaboração de uma empresa com pessoas e organizações fora dela.
Ou seja, as empresas colaboram com equipes e pessoas com maior grau de conhecimento e capacidade fora da empresa para gerar mais valor para o projeto.
O conceito de inovação aberta existe há muitos anos, mais precisamente, entusiastas afirmam que foi apresentado no século 17, quando pessoas diferentes se reuniram para resolver um cálculo.
Henry Chesbrough, em 2003, apresentou a definição de “open innovation” como conhecemos hoje.
Em seu artigo "Everything You Need to Know About Open Innovation", publicado na Forbes , o economista e professor universitário falou que nenhuma inovação acontece isoladamente:
“Conceitualmente, [a inovação aberta] é uma abordagem mais distribuída, mais participativa, mais descentralizada da inovação, baseada no fato observado de que o conhecimento útil hoje é amplamente distribuído, e nenhuma empresa, não importa quão capaz ou grande, poderia inovar efetivamente por conta própria.”
Chesbrough defende que a inovação aberta deve ser adotada pelas empresas comprometidas em transformar suas relações corporativas para conquistar mais espaço no mercado:
“Para os negócios, a inovação aberta é a maneira mais lucrativa de inovar, pois pode reduzir custos, acelerar o tempo de lançamento no mercado, aumentar a diferenciação no mercado e criar fluxos de receita para a empresa.”
Essa é uma estratégia duvidosa para as empresas que trabalham isoladamente e em sigilo em suas inovações.
Porém, a proposta da inovação aberta é que empresas e indústrias conduzam seus projetos com parceiros externos habilidosos e talentosos, preparados para contribuir e criar algo que revolucione o mercado.
A inovação pode ser usada de formas diferentes dentro de um negócio, seja para criar e desenvolver produtos e serviços, gerar resultados e até mesmo compartilhar conhecimento.
Enquanto as empresas e indústrias que trabalham com uma inovação fechada usam recursos e pessoas internas, da própria empresa; as empresas e indústrias que trabalham com uma inovação aberta contam com fontes externas de conhecimento para uma gestão de inovação mais colaborativa e eficiente.
A inovação fechada segue o conceito de que a inovação depende exclusivamente da equipe interna do negócio, responsável por realizar todas as etapas do processo criativo. Todo o projeto é idealizado e executado dentro da empresa. Além disso, toda a propriedade intelectual, tecnologia e maquinário pertencem à empresa.
Esse é um estilo de inovação antigo, porém, ainda adotado pela maioria das empresas no mercado. E, caso o projeto seja bem-sucedido, pode representar mais trabalho interno para os colaboradores e a necessidade de aumentar seu pessoal.
Seguindo o caminho contrário, as empresas e indústrias que trabalham com inovação aberta trabalham com suas inovações além dos limites da empresa. Ideias, tecnologias, canais de vendas, estratégias internas e externas são combinadas para criar produtos e serviços inovadores.
Propostas internas e externas são levadas em consideração durante o processo de criação, inclusive as informações dos clientes, fornecedores, concorrentes e colaboradores.
A inovação aberta vem conquistando mais empresas e indústrias em todo o mundo, especialmente com o avanço tecnológico e novos modelos de negócios que estão surgindo. Tudo o que esse tipo de inovação valoriza é o conhecimento colaborativo, que proporciona melhorias na estrutura e processos de uma empresa.
Não existe certo ou errado quando o assunto é inovação. Tudo vai depender da sua cultura de negócio e dos planos futuros do negócio.
A inovação aberta traz alguns riscos, especialmente quando existe uma tecnologia envolvida. Um exemplo clássico é a possibilidade de outras empresas copiarem seu produto/serviço. Negócios que atuam em mercados competitivos preferem a inovação fechada para reduzir segredos vazados.
Por outro lado, a inovação aberta pode ser adotada em processos contínuos e pode causar um impacto positivo no mercado.
Henry Chesbrough, e outros especialistas no assunto, recomendam que as empresas combinem as duas estratégias para melhor desenvolvimento.
Apesar de ser um assunto estudado e debatido há anos, muitos negócios não sabem como aplicar a inovação aberta, sem entregar seu know-how de negócio.
Trabalhar com inovação aberta é algo recente, isso significa que além das empresas aprenderem a inovar de forma colaborativa, precisam lidam com todas as transformações geradas pela Indústria 4.0 e outras tecnologias disruptivas.
É possível aplicar esse conceito aberto de inovação em processos tangíveis.
Algumas áreas que podem usar essa proposta colaborativa de inovação são:
Esses são alguns benefícios que estão agregados ao conceito inovação aberta:
No final, a inovação aberta vale a pena? Sim, ainda mais quando os modelos de negócios estão mudando junto com as novas tecnologias e especialmente com a indústria 4.0.
É possível um negócio trabalhar com a inovação aberta e fechada para ser bem-sucedida, sem correr o risco de ter tecnologias e know-how vazados e roubados pela concorrência.
O que você acha sobre esse assunto? Está aberto ao novo jeito de inovar?