Como usar o Sistema ERP para prever tendências da Indústria - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Como usar o Sistema ERP para prever tendências da Indústria

O sistema ERP é a ferramenta perfeita para prever tendências da indústria e tomar as melhores decisões para o negócio. Continue a leitura para entender como.

como-usar-sistema-erp-para-prever-tendencias-industria

Hoje, as indústrias precisam de um sistema ERP para prever tendências.

Essa tecnologia abre as portas para que um negócio tenha acesso a um conjunto de dados e informações valiosas, que ajudam a prever as tendências que podem mudar o futuro do negócio.

Cada decisão precisa ser validada antes de ser colocada em prática. Isso vai evitar que o negócio passe por dificuldades ou perca dinheiro durante o processo.

Você consegue analisar as possíveis tendências geradas pelo sistema ERP da TECNICON por causa do Business Intelligence (BI).

O acúmulo de informações só é possível com a cooperação dos colaboradores que usam o sistema ERP em seu dia a dia. Os relatórios gerados são mais consistentes e a análise é feita a partir das informações coletadas das operações e processos das negociações dos clientes, potenciais novos clientes e fornecedores.

Entenda como usar o sistema ERP para prever tendências da indústria.

O que é o Business Intelligence?

O Business Intelligence (BI), ou inteligência de negócio em português, é o processo de análise dos diversos dados coletados pelo sistema de ERP e os transforma em informações de negócios, que podem fundamentar decisões e estratégias de uma indústria.

A ferramenta de BI analisa todos os dados registrados no sistema ERP e gera relatórios, resumos, tabelas e painéis detalhados sobre a atual posição em que a indústria está ocupando e comparando com dados anteriores.

Nos últimos anos a tecnologia de BI se desenvolveu drasticamente, e hoje, tornou-se uma ferramenta indispensável para obter insights concretos para tomadas de decisões de negócios mais inteligentes e lucrativas.

Com uma visualização ampla dos dados gerados pelo BI, fica mais fácil ler e entender as informações coletadas, além de observar possíveis tendências e ver tudo o que precisa ser melhorado, ou mudado, no negócio.

Os benefícios em usar um sistema ERP para prever tendências da indústria

A regra é clara: para vender mais, é preciso conhecer melhor seus clientes, entender quais são suas preferências e quais são suas dores. Saber os gargalos da sua indústria para se precaver de qualquer nova situação. 

Previsão de demanda

A previsão de demanda afeta diretamente as decisões sobre os produtos oferecidos por uma indústria, a quantidade que deve ser produzida e quando.

Com as informações certas em mãos, um gestor é capaz de evitar prejuízos, aumentar seu faturamento e otimizar todo o planejamento de produção.

A falta de informações sobre tendências pode levar qualquer negócio a seguir o caminho errado na distribuição do orçamento anual, porém, com uma análise mais certeira, fica mais fácil tomar decisões que envolvam não somente o setor de vendas, mas engloba áreas como produção, finanças, RH e até mesmo a equipe de marketing.

Com o BI, é possível prever as tendências que o mercado está seguindo e qual caminho as vendas seguirá em cada mês.

Quanto mais preparado um negócio estiver, mais problemas vai evitar.

Financeiro

O sistema ERP é fundamental para uma indústria contar com um financeiro saudável e positivo.

Por meio do software é possível criar uma gestão financeira a partir da visão geral do negócio e um conjunto de dashboards completos, intuitivos e dinâmicos, que mudam conforme o sistema é atualizado.

Com a gestão financeira, uma indústria pode:

Além dessa gestão financeira, os diretores podem usar o ERP para prever tendências dentro do setor financeiro.

Com uma visão ampla das operações financeiras da indústria, diretores financeiros e sua equipe podem rastrear onde cada centavo está sendo investido ou até mesmo perdido.

Os orçamentos e previsões podem ser criados a partir da combinação dos dados registrados no histórico e, com uma análise minuciosa, é possível, por exemplo, identificar mudanças das demandas dos clientes, um direcionamento diferente do mercado, os melhores fornecedores e tantos outros fatores que podem afetar o fluxo de caixa no futuro.

O grande diferencial dos dados reunidos no sistema ERP é que são objetivos e sólidos, pois foram armazenados dentro do sistema. Os diretores podem usá-los como base para prever tendências e possíveis resultados e, junto com sua experiência, definir o melhor caminho para o negócio seguir.

Previsão de negócio

O planejamento de negócios foca em identificar todas as dinâmicas que vão influenciar o mercado no futuro.

Usar um sistema de ERP para prever tendências de negócios é usar uma ferramenta analítica que permite tomar decisões importantes cinco vezes mais rápido, executar um plano três vezes mais eficiente e aumentar drasticamente o lucro.

Ter um método de previsão é a chance das indústrias priorizarem aquilo que é relevante para o seu funcionamento e investir nas áreas certas, no momento que elas mais precisam.

São muitas as opções avançadas de análise dos dados coletados pelo sistema ERP, entre elas estão:

Para um negócio bem-sucedido e alinhado com o mercado, as indústrias, sejam elas pequenas, médias ou grandes, devem investir em sistemas de ERP intuitivos, completos e que ofereçam as atualizações necessárias para o negócio seguir em frente sem precisar estacionar.

Com o TECNICON Business Suite é assim, as indústrias não precisam se preocupar em adquirir novos softwares para o seu negócio, já que a plataforma se atualiza com as necessidades do mercado.

A TECNICON desenvolveu um sistema de ERP virtual e seguro, onde os colaboradores e gestores podem acessar os dados de qualquer departamento da empresa remotamente e acelerar o processo de previsão de negócios.

O Dashboard de um ERP

O dashboard, também chamado de painel de controle, é composto por um conjunto de indicadores (KPIs) importantes para a gestão de qualquer negócio.

Essa ferramenta é fundamental para encontrar possíveis tendências futuras por facilitar o acompanhamento das métricas e dados dos setores, processos, metas, mensurações, projetos e muito mais.

São painéis de controle que ajudam a enxergar o negócio sob um viés puramente analítico e, nada melhor do que ter números que comprovam que uma estratégia, uma ação, uma decisão estava 100% certa.

Sem um acompanhamento constante do dashboard oferecido pelo sistema ERP, os gestores e diretores não sabem como o negócio está ou para onde ele está indo. É como administrar um negócio no escuro, esperando o mercado determinar qual será o futuro da empresa.

Além de prever possíveis tendências do mercado, clientes e produto, um dashboard pode:

Você já usa um sistema ERP para prever tendências da indústria? A TECNICON criou o ERP TECNICON Business Suite para facilitar a rotina de empreendedores, gestores e diretores que buscam tomar decisões baseados em números e dados. Além de oferecer integração entre todos os setores e facilitar a rotina de diversas indústrias.

Fale com um especialistas e conheça todos os benefícios que você pode ganhar ao ter a TECNICON como parceira. 

Peça sua demonstração clicando aqui

Chat
Email
Telefone