Preveja os resultados da empresa com essa ferramenta infalível
Seria ótimo ter uma bola de cristal para saber tudo que irá acontecer na empresa, não é mesmo? Claro que isso é uma ilusão, mas já existem ferramentas simples que, se forem bem realizadas, podem obter uma previsão de resultados de médio a longo prazo.
O forecast de vendas é uma delas. Com ela, é possível prever quanto a organização vai faturar ou vender em determinado período, adiantando ações e investimentos futuros.
Essa ferramenta de antecipação ajuda a criar um planejamento estratégico para o setor comercial, podendo oferecer descontos e benefícios para a captação de novos clientes.
Veja a seguir o que o forecast de vendas pode fazer pelo seu negócio e como criar uma previsão certeira do seu faturamento.
Entender o que é o forecast de vendas é uma forma das empresas não serem pegas de surpresa com um fluxo de caixa abaixo do esperado ou custos adicionais inusitados.
Ele é um método de gestão utilizado no controle e previsão de resultados futuros, como quantas novas vendas ou clientes o seu negócio terá em um determinado período ou fluxo de trabalho.
Essa estimativa de vendas pode ser utilizada em diversos segmentos e é uma maneira de se organizar financeiramente, prevendo e estimando quanto de capital será gerado naquele momento.
Muitos confundem o forecast de vendas com metas, mas elas são muito distintas. Essa não mostra o que deve ser alcançado, mas sim quais serão os resultados após o estabelecimento dos KPIs.
Com base nessa previsão, é possível realizar mudanças, aplicar melhorias e adotar posturas para otimizar essas estimativas.
Além disso, ele tem um viés estratégico super interessante para que os empresários possam investir e tomar decisões de maneira segura, baseada em informações reais através de um planejamento.
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O forecast de vendas traz muitos benefícios para o seu negócio, desde criar uma gestão mais consistente e segura até a orientação na hora de tomar boas decisões no futuro.
Possuir uma previsão de faturamento por meio das vendas auxilia no planejamento e desenvolvimento do setor comercial, podendo estabelecer indicadores, oferecer descontos aos clientes e trabalhar de forma estratégica para alcançar os resultados.
A seguir, conheça outros benefícios que o forecast de vendas pode oferecer!
Saber quanto a sua empresa irá faturar auxilia e capacita os gestores a tomarem decisões inteligentes e mais adequadas de acordo as previsões de vendas.
Por exemplo: se os resultados do forecast de vendas estiverem abaixo das expectativas, é hora de reformular a sua estratégia comercial e adotar mudanças que estimulem o cenário ideal para o negócio.
Por meio do forecast, é possível visualizar se os lucros ou custos ficarão dentro do esperado para o desenvolvimento das atividades da empresa no período estipulado.
Garantir a saúde financeira neste caso auxilia no trabalho de planejamento e resultados de vendas, sem se preocupar com efeitos financeiros negativos ou inesperados.
Os lucros sempre devem ser utilizados em prol do desenvolvimento da empresa, e abrir oportunidades para novos investimentos. Isso se houver dados e informações suficientes que prevejam um bom faturamento.
Por isso, o forecast de vendas oferece segurança na hora de investir ou tomar decisões cruciais que envolvem questões financeiras. Essa previsão aponta qual é a situação financeira e se será possível realizar os investimentos pretendidos ou não.
Antes de realizar a sua projeção de resultados, é importante que ela passe por estudos sobre clientes, leads e seus hábitos de consumo.
Esse levantamento consiste em informações mais detalhadas sobre o público-alvo, possibilitando conhecê-los e criar estratégias específicas para oferecer produtos ou otimizar a operação comercial.
O cálculo do forecast de vendas deve ser feita baseando-se no perfil dos clientes ou nas oportunidades de negócios abertas.
As informações serão coletadas por meio de uma análise de resultados da organização para um cálculo guiado à dados concretos.
Porém, essa previsão pode se tornar mais difícil caso a empresa não tenha o controle de dados sobre seus clientes, leads, prospects e até mesmo uma pesquisa sobre seus concorrentes e economia.
Para realizar o forecast efetivamente, siga essas ações essenciais para obter resultados precisos nas previsões:
Crie um mapeamento de oportunidades de negócios abertos do seu funil de vendas para identificar os contatos que estão em aberto, propostas enviadas e negociações em andamento.
Isso facilita a construção do forecast de vendas e ainda mantém o comercial mais estruturado. É necessário que a organização tenha uma estratégia comercial consistente e entenda a jornada do cliente no funil.
Veja como o sistema CRM pode auxiliar no armazenamento e coleta de dados nos processos comerciais.
Voltando aos benefícios do forecast, falamos sobre conhecer melhor os seus tipos de clientes. Mas como isso é possível?
É nesta etapa que serão identificados os principais perfis de clientes que a sua empresa atende, e essa projeção pode dizer quais os leads se encaixam nesse tipo de persona e as chances de conversão.
Por isso, é muito importante que a sua empresa tenha essas informações em mãos para uma previsão mais concreta e assertiva.
Sem um orçamento suficiente, fica difícil alcançar uma alta conversão em vendas. Dessa forma, verifique quanto de budget a sua empresa possui ou pode disponibilizar para investir na prospecção de leads e leve em consideração no cálculo de forecast para o comercial.
Um dos fatores que podem afetar os resultados do seu forecast de vendas é o mercado.
Além do histórico de vendas da empresa, é preciso também realizar estudos sobre o mercado, como concorrência, mudanças na legislação, novos hábitos de consumo e tecnologias, tudo para prevenir impactos negativos nas conversões.
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