O método OKR garante a gestão eficaz dos objetivos e resultados das organizações
No cenário competitivo que as empresas estão inseridas, montar uma estratégia de negócio bem definida é fundamental para o sucesso a longo prazo e garantir um bom desempenho das equipes.
Os objetivos e metas que uma organização irá traçar precisam condizer com as necessidades atuais, o crescimento da empresa e conforme o número de funcionários aumenta.
Por isso, a metodologia OKR vem conquistando milhares de empresas inovadoras, como Intel, Google, Amazon, Airbnb e outras do Vale do Silício, onde foi criado. Ele permite criar uma gestão mais alinhada e engajada em torno de metas mensuráveis com prazos mais curtos.
Mas o que são os OKRs e quais os benefícios desse método para a gestão das organizações? É o que vamos descobrir neste artigo com 6 passos para você implementar no seu negócio.
OKR é a sigla em inglês para Objectives and Key Results - em português, objetivos e resultados-chave - sendo uma metodologia de gestão de abordagem simples com o objetivo de definir metas e criar alinhamento e engajamento em torno dos resultados mensuráveis de uma empresa.
Ele foi criado pelo ex-CEO da Intel Andrew Grove e se tornou conhecida em 1999, quando foi adotada pelo Google que obteve um grande crescimento ao aumentar 60 mil funcionários com a utilização dos OKRs.
A partir disso, o método OKR se espalhou por todo o Vale do Silício e, desde então, é a mais metodologia eficaz para o crescimento em ritmo acelerado das organizações que envolve a perspectiva e a criatividade de cada equipe.
Além do Google, outras empresas como Amazon, Walmart, Airbnb, Microsoft, entre outras, utilizam este método.
No Brasil, temos Nubank, TECNICON, VivaReal, Locaweb e muito mais. A diferença dos métodos tradicionais? Independente do segmento de atuação, do varejo à indústria, e o tamanho da empresa, os OKRs são frequentemente definidos, medidos e reavaliados - geralmente trimestralmente.
Os principais benefícios da utilização da metodologia OKR são:
• Agilidade: ciclos mais curtos de metas que permitem ajustes mais rápidos e melhor adaptação às mudanças;
• Engajamento dos funcionários: a abordagem de top down (de baixo para cima) do OKR para definição de metas conecta os funcionários com os objetivos da empresa, aumentando o engajamento;
• Tempo reduzido para definir metas: a simplicidade do OKR faz com que o processo de definição de metas seja mais rápido e fácil, reduzindo drasticamente o tempo em definir metas;
• Transparência: o uso de OKRs compartilhados melhora a colaboração entre times diferentes, resolvendo e unificando iniciativas;
• Autonomia e responsabilidade: as equipes recebem uma direção clara e terão opção de escolher como alcançar os OKRs, se tornando responsáveis por seus objetivos através de critérios que serão conhecidos por toda a empresa.
• Foco e disciplina: com um número reduzido de metas, cria-se foco, esforços e iniciativas mais disciplinadas na organização;
• Metas mais ambiciosas: criar objetivos flexíveis fazem com que a equipe defina metas ambiciosas e desafiadoras.
Para os OKRs tenham êxito aplicado no seu negócio, é necessário estabelecer metas e objetivos claros e ambiciosos à curto prazo, pois serão mensurados a cada trimestre.
John Doerr, um dos maiores investidores de tecnologia mais bem sucedidos de todos os tempos, criou uma fórmula que ajudou o Google a estabelecer metas, sendo ela:
Eu vou (Objectives) medido por (Key Results).
Ou seja, uma boa meta deve indicar o que a empresa irá realizar e a maneira como ela irá medir sua conquista. A palavra-chave, neste caso, é “medido por”, visto que a medição é a que cria uma meta real, e não só um desejo.
Mas antes de prosseguir, devemos saber o significado de cada componente das OKRs:
São descrições qualitativas memoráveis do que se deseja alcançar. Os objetivos devem ser curtos, inspiradores e envolventes. Um objetivo deve motivar e desafiar a equipe. Exemplo: um objetivo pode ser "criar a melhor experiência do cliente". Mas como saber se essa experiência é a melhor? É o que veremos a seguir com os Key Results.
São um conjunto de métricas que medem o seu progresso em direção ao objetivo. Para cada um deles, você deve ter um conjunto de 2 a 5 resultados principais.
Todos os Key Results devem ser quantitativos e mensuráveis. "Se não tem um número, não é um Key Result", afirma Marissa Mayer, ex-vice-presidente do Google.
Exemplo: vamos usar o exemplo do objetivo acima. Como mensurar se a empresa está proporcionando uma boa experiência ao cliente? Algumas Key Results poderiam ser o NPS (Net Promoter Score) e Taxa de Recompra, duas maneiras de medir satisfação dos consumidores.
A seguir, veja como funciona o ciclo da Metodologia OKR na prática pelas empresas:
Para implementar o método OKR com sucesso e de maneira eficaz, é necessário seguir 6 passos fundamentais para engajar o seu time e garantir o crescimento do seu negócio. Esses são os passos que seguimos aqui na TECNICON:
Estabeleça prazos curtos para analisar e revisar OKRs, como a cada trimestre. Isso possibilita ajustes mais rápidos e tempo para colocar em práticas as novas táticas.
A revisão dos resultados deve ser constante para garantir o bom funcionamento do trabalho dos colaboradores e táticas. Semanalmente, as equipes podem fazer check-ins para mantê-los envolvidos e permitir adaptações.
Reforçando: sem deixar os resultados à vista de todos, não haverá uma estratégia de OKRs bem-sucedida. A transparência é o ponto fundamental para compartilhar com os colaboradores os objetivos e metas da empresa, garantindo times engajados a conseguir mais resultados.
Use dados para melhorar os processos e dar feedbacks para as equipes, explicando aos seus colaboradores quais serão os dados coletados e a importância deles para medir os resultados. Esta prática melhorará o desempenho coletivo e individual para fazer das metas a motivação das pessoas no dia a dia.
Defina metas claras, objetivas e ambiciosas para alcançar 100% delas. Está é a filosofia dos OKRs, fazendo com que as equipes transformem as metas em motivação para mostrar maior desempenho.
Através dos OKRs, a organização mantém o foco dos colaboradores e as metas se tornam mais plausíveis, já que serão feitas check-ins semanais e a mensuração em ciclos curtos.
Para te inspirar, deixamos um vídeo abaixo do famoso investidor de tecnologia John Ducker, em uma palestra do TEDX sobre a metodologia OKR:
Quem não conhece o Google, não é mesmo? O maior site de busca do mundo, conseguiu alcançar esta posição graças a gestão e coordenação dentro da empresa com a metodologia OKR implementada de forma clara e objetiva.
Foi John Doerr que, em 1999, trouxe o conceito dos OKRs para Larry Page e Sergey Brin, fundadores do Google, que se originou da Intel para a empresa.
Desde então, o método se tornou um componente importante do sucesso da empresa. Naquela época, a Google tinha o objetivo de “organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis”, e estava posicionada em 18º de busca, enfrentando uma dura concorrência.
Após a aplicação da metodologia OKR, a empresa passou de 40 a mais de 60 mil funcionários, se tornando referência quando se trata do uso da metodologia OKR e de profissionais altamente engajados.
Confira algumas dicas do Google para ter um time de alta performance:
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