
Mensure a produtividade e a eficiência da produção com essa poderosa metodologia de gestão
Como você tem acompanhado o desempenho do seu negócio? Diversas organizações sentem dificuldades no momento de medir a performance de seus processos e acabam tendo resultados abaixo do esperado.
Se esse é o seu caso, fique tranquilo! Hoje já existem ferramentas de gestão específicas para auxiliar no monitoramento contínuo das atividades. Os chamados Indicadores-chave de Desempenho, mais conhecidos como KPIs (Key Perfomance Indicator), são métricas que contribuem significativamente para o crescimento das companhias.
Ficou interessado? Então, continue conosco e saiba como a sua empresa pode alcançar os objetivos traçados mais rápido do que imagina!
Os KPIs estão presentes no dia a dia de indústrias dos mais diversos portes e segmentos de atuação, sendo capazes de direcioná-las no acompanhamento de suas metas (específicas ou gerais), bem como auxiliá-las na tomada de decisões. Esses indicadores têm uma grande contribuição no controle da empresa, possibilitando uma visão sistêmica e estratégica de negócio.
Essas ferramentas são qualitativas ou quantitativas e podem ser monitoradas de forma automática ou manual – por meio de dashboards, softwares de gestão ou planilhas. Além disso, elas servem como uma “ponte” entre toda a equipe, permitindo que gestores e colaboradores estejam a par dos principais indicadores de desempenho.
Algumas das principais vantagens dos KPIs são:
• Fácil acesso às informações referentes a cada etapa de produção;
• Aumenta a eficiência e eficácia dos processos;
• Dados disponibilizados em tempo real;
• Mais transparência na divulgação de métricas e resultados;
• Reduz incertezas e contribui no processo de tomada de decisão;
• Resultados mensuráveis e quantificáveis;
• Minimiza retrabalhos;
• Permite maior alinhamento entre colaboradores e departamentos;
• Torna a empresa mais competitiva.
Antes de qualquer coisa, para construir indicadores de desempenho assertivos, a organização deve possuir metas concretas e estabelecer maneiras viáveis de alcançá-las. Outro cuidado a ser tomado é em relação aos objetivos estratégicos da companhia – definidos por meio de ferramentas de planejamento, como o Balanced Scorecard (BSC) – que não podem ficar distantes dos parâmetros traçados em cada departamento.
Caso os aspectos acima já estejam alinhados, então chegou o momento de partir para a próxima etapa e escolher uma metodologia que determine os propósitos de cada KPI. Um dos principais métodos utilizados é conhecido como SMART (specific, measurable, attainable, relevant and time-bound) que significa: específico, mensurável, atingível, relevante e temporizável.
Entenda na prática: uma indústria alimentícia deseja um crescimento de 55% nas vendas, em um período de aproximadamente 5 anos. Para acompanhar esse processo, ela resolveu utilizar um software de gestão contábil.
S – Específico: crescimento total nas vendas
M – Mensurável: monitoramento a partir da solução de gestão
A – Atingível: investimento em novas tecnologias de produção
R - Relevante: o crescimento aumentará o ticket médio da companhia e a deixará mais competitiva no mercado.
T – Temporizável: em um prazo de 5 anos
Após a definição de cada um dos objetivos, a organização poderá traçar alvos menores para cada um deles. Dessa maneira, ficará mais simples acompanhar cada etapa por meio de informações precisas e fáceis de serem mensuradas.
Entenda como planejar uma estratégia de PPCP para o seu negócio.
No momento de escolher as ferramentas necessárias para acompanhar o desenvolvimento do negócio, muitas empresas acabam tendo dificuldades em diferenciar os dois principais tipos de indicadores de desempenho:
De processos – Os KPIs são responsáveis por medir quantitativa e qualitativamente a performance da empresa em cada uma de suas atividades, identificando se as metas estabelecidas estão sendo colocadas em prática. Elas geralmente são apresentadas em formato de índices, retratando passo a passo o andamento dos processos.
Estratégicos – Para facilitar o processo de tomada de decisões estratégicas, a ferramenta mais utilizada nas empresas é a metodologia de gestão e planejamento conhecida como Balanced Scorecard (BSC).
Quatro perspectivas são analisadas no método: clientes, processos, mercado e financeiro. Por meio delas, é possível gerenciar de maneira ampla e sistematizada a organização, desenvolvendo uma cultura de melhoria continua.
Quando se trata de indicadores de desempenho de processos, as companhias devem se atentar ao seu segmento de atuação no mercado, a fim de conseguir resultados efetivos e duradouros. No caso da indústria, há KPIs específicos que podem ser utilizados em todos os tipos de manufatura. Confira abaixo alguns deles:
• Indicadores de Produção
• Indicadores Financeiros
• Indicadores de Pedidos
• Indicadores de Qualidade
• Indicadores de Produtividade
• Indicadores da capacidade instalada
• Indicadores de Marketing
• Indicadores Econômicos
• Indicadores Patrimoniais
• Indicadores de Risco (KRI)
Apesar dos KPIs acima serem os mais utilizados na manufatura, existem algumas particularidades que precisam ser estudadas antes de implementá-los no seu negócio. Confira as sete principais:
1. Conter os propósitos micro e macroespaciais da empresa;
2. Ser utilizado pelos gestores para a tomada de decisões;
3. Ter aderência ao negócio;
4. Adequar-se a todos os processos e departamentos;
5. Fundamentado em dados altamente confiáveis;
6. Simples e de fácil mensuração;
7. Precisar servir como um aliado para auxiliar no gerenciamento de riscos e plano de ações.
Saiba também como eliminar as falhas da sua indústria com o método Total Productive Maintenance (TPM).
Deu para notar que alcançar objetivos e acompanhar o andamento da organização sem ferramentas específicas de gestão torna todo o processo muito mais árduo, não é mesmo? Sabendo desse desafio, diversas companhias já optaram pela implementação dos KPIs e aumentaram significativamente seus resultados.
Portanto, se o seu propósito é atingir metas realistas e encontrar as lacunas que têm diminuído a eficiência do seu negócio, aposte nos Indicadores-chave de desempenho específicos para o seu setor e conquiste hoje mesmo seu espaço no mercado.
Se você se interessa por temas relacionados à manufatura, continue com a TECNICON e descubra os 8 motivos para adotar um software de gestão web.