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KPIs: como eles podem medir os resultados da sua indústria?

Mensure a produtividade e a eficiência da produção com essa poderosa metodologia de gestão

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Como você tem acompanhado o desempenho do seu negócio? Diversas organizações sentem dificuldades no momento de medir a performance de seus processos e acabam tendo resultados abaixo do esperado.  

Se esse é o seu caso, fique tranquilo! Hoje já existem ferramentas de gestão específicas para auxiliar no monitoramento contínuo das atividades. Os chamados Indicadores-chave de Desempenho, mais conhecidos como KPIs (Key Perfomance Indicator), são métricas que contribuem significativamente para o crescimento das companhias.

Ficou interessado? Então, continue conosco e saiba como a sua empresa pode alcançar os objetivos traçados mais rápido do que imagina!

Afinal, o que são Indicadores-chave de Desempenho?

Os KPIs estão presentes no dia a dia de indústrias dos mais diversos portes e segmentos de atuação, sendo capazes de direcioná-las no acompanhamento de suas metas (específicas ou gerais), bem como auxiliá-las na tomada de decisões. Esses indicadores têm uma grande contribuição no controle da empresa, possibilitando uma visão sistêmica e estratégica de negócio.

Essas ferramentas são qualitativas ou quantitativas e podem ser monitoradas de forma automática ou manual – por meio de dashboards, softwares de gestão ou planilhas. Além disso, elas servem como uma “ponte” entre toda a equipe, permitindo que gestores e colaboradores estejam a par dos principais indicadores de desempenho. 

Algumas das principais vantagens dos KPIs são:

Fácil acesso às informações referentes a cada etapa de produção;

Aumenta a eficiência e eficácia dos processos;

Dados disponibilizados em tempo real;

Mais transparência na divulgação de métricas e resultados;

Reduz incertezas e contribui no processo de tomada de decisão;

Resultados mensuráveis e quantificáveis;

Minimiza retrabalhos;

Permite maior alinhamento entre colaboradores e departamentos;

Torna a empresa mais competitiva.

Como construir KPIs de sucesso?

Antes de qualquer coisa, para construir indicadores de desempenho assertivos, a organização deve possuir metas concretas e estabelecer maneiras viáveis de alcançá-las. Outro cuidado a ser tomado é em relação aos objetivos estratégicos da companhia – definidos por meio de ferramentas de planejamento, como o Balanced Scorecard (BSC) – que não podem ficar distantes dos parâmetros traçados em cada departamento.  

Caso os aspectos acima já estejam alinhados, então chegou o momento de partir para a próxima etapa e escolher uma metodologia que determine os propósitos de cada KPI. Um dos principais métodos utilizados é conhecido como SMART (specific, measurable, attainable, relevant and time-bound) que significa: específico, mensurável, atingível, relevante e temporizável.

Entenda na prática: uma indústria alimentícia deseja um crescimento de 55% nas vendas, em um período de aproximadamente 5 anos. Para acompanhar esse processo, ela resolveu utilizar um software de gestão contábil.

S – Específico: crescimento total nas vendas

M – Mensurável: monitoramento a partir da solução de gestão

A – Atingível: investimento em novas tecnologias de produção

R - Relevante: o crescimento aumentará o ticket médio da companhia e a deixará mais competitiva no mercado.

T – Temporizável: em um prazo de 5 anos

Após a definição de cada um dos objetivos, a organização poderá traçar alvos menores para cada um deles. Dessa maneira, ficará mais simples acompanhar cada etapa por meio de informações precisas e fáceis de serem mensuradas.

Entenda como planejar uma estratégia de PPCP para o seu negócio.

Não confunda!

No momento de escolher as ferramentas necessárias para acompanhar o desenvolvimento do negócio, muitas empresas acabam tendo dificuldades em diferenciar os dois principais tipos de indicadores de desempenho: 

De processos – Os KPIs são responsáveis por medir quantitativa e qualitativamente a performance da empresa em cada uma de suas atividades, identificando se as metas estabelecidas estão sendo colocadas em prática. Elas geralmente são apresentadas em formato de índices, retratando passo a passo o andamento dos processos. 

Estratégicos – Para facilitar o processo de tomada de decisões estratégicas, a ferramenta mais utilizada nas empresas é a metodologia de gestão e planejamento conhecida como Balanced Scorecard (BSC). 

Quatro perspectivas são analisadas no método: clientes, processos, mercado e financeiro. Por meio delas, é possível gerenciar de maneira ampla e sistematizada a organização, desenvolvendo uma cultura de melhoria continua.

KPIs indicados para o setor industrial

Quando se trata de indicadores de desempenho de processos, as companhias devem se atentar ao seu segmento de atuação no mercado, a fim de conseguir resultados efetivos e duradouros. No caso da indústria, há KPIs específicos que podem ser utilizados em todos os tipos de manufatura. Confira abaixo alguns deles:

Indicadores de Produção

Indicadores Financeiros

Indicadores de Pedidos

Indicadores de Qualidade

Indicadores de Produtividade

Indicadores da capacidade instalada

Indicadores de Marketing

Indicadores Econômicos

Indicadores Patrimoniais 

Indicadores de Risco (KRI)

Apesar dos KPIs acima serem os mais utilizados na manufatura, existem algumas particularidades que precisam ser estudadas antes de implementá-los no seu negócio. Confira as sete principais:

1. Conter os propósitos micro e macroespaciais da empresa;

2. Ser utilizado pelos gestores para a tomada de decisões;

3. Ter aderência ao negócio;

4. Adequar-se a todos os processos e departamentos;

5. Fundamentado em dados altamente confiáveis; 

6. Simples e de fácil mensuração;

7. Precisar servir como um aliado para auxiliar no gerenciamento de riscos e plano de ações.

Saiba também como eliminar as falhas da sua indústria com o método Total Productive Maintenance (TPM)

Aprimore o seu desempenho industrial

Deu para notar que alcançar objetivos e acompanhar o andamento da organização sem ferramentas específicas de gestão torna todo o processo muito mais árduo, não é mesmo? Sabendo desse desafio, diversas companhias já optaram pela implementação dos KPIs e aumentaram significativamente seus resultados.

Portanto, se o seu propósito é atingir metas realistas e encontrar as lacunas que têm diminuído a eficiência do seu negócio, aposte nos Indicadores-chave de desempenho específicos para o seu setor e conquiste hoje mesmo seu espaço no mercado.

Se você se interessa por temas relacionados à manufatura, continue com a TECNICON e descubra os 8 motivos para adotar um software de gestão web.

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