Como planejar uma estratégia de PPCP para o seu negócio - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Como planejar uma estratégia de PPCP para o seu negócio

Veja como é simples estabelecer um plano de produção com essa ferramenta de gestão

Como planejar uma estratégia de PPCP para o seu negócio

Para garantir a sustentabilidade e o crescimento expressivo no mercado, é necessário que as indústrias invistam em uma gestão eficiente de seus processos a fim de controlá-los em cada etapa da cadeia produtiva. 

Cientes disso, diversas organizações passaram a adotar ferramentas que facilitam a jornada de produção, contribuindo para tomada de decisões cada vez mais assertivas.

Um desses instrumentos é denominado de Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP) e visa "colocar em ordem" todas as operações dentro do chão de fábrica. 

A partir de agora, você entenderá como esse sistema de gerenciamento pode ser a peça-chave que faltava para o sucesso do seu negócio.

Por que programar a produção com PPCP?

Planejar previamente cada etapa da cadeia produtiva é uma excelente alternativa para o controle das atividades e a redução expressiva de falhas. No entanto, para que ocorram lacunas e seus resultados saiam conforme o esperado, é importante que as organizações invistam em ferramentas de programação da produção, como o PPCP.

Por meio desse sistema, é possível definir diversos fatores pertinentes à produção, respondendo a seis questionamentos básicos:

1. O que será produzido?

2. Em qual quantidade?

3. Como ocorrerá o processo?

4. Onde (qual equipamento) será fabricado?

5. Quem (mão-de-obra) executará o trabalho?

6. Em quanto tempo o trabalho será realizado?

Após responder essas questões, as indústrias estarão mais capacitadas a desenvolver um programa de planejamento, programação e controle detalhados, considerando todas as atividades, bem como, seus recursos de fabricação – equipamentos, mão-de-obra, ferramentas, recursos, dentre outros. Em suma: tudo o que é utilizado para transformar matérias-primas em produtos.

O que o PPCP envolve?

A ferramenta PPCP considera todos os processos que carecem de uma programação de produção bem delineada, padronizada e sistematizada. Conheça abaixo algumas delas:

Gerencie toda a sua produção com o template gratuito de Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV).

Como implementar o PPCP?

Antes de implantar o sistema de PPCP na sua indústria, é necessário realizar uma análise minuciosa sobre a situação da empresa, identificando os níveis de demanda, os recursos disponíveis, as etapas de cada processo, bem como outras informações essenciais dentro da jornada de produção. 

Também é importante destacar que a matéria-prima deve estar disponível:

Após atentar-se a esses fatores, o sistema poderá ser implementado e, a partir de então, todos os departamentos poderão ter um controle mais assertivo sobre seus processos, além de alcançar suas metas de produção com mais tranquilidade.

Para usufruir de todas as vantagens proporcionadas pela ferramenta, é preciso analisar continuamente os processos para compreender o funcionamento de cada demanda. 

Entenda abaixo as diferenças entre os dois principais tipos: 

Portanto, para utilizar todo o potencial do PPCP é necessário realizar uma gestão contínua de demanda e ficar alerta aos fatores que podem impactar o dia a dia da organização.

Benefícios do Planejamento, Programação e Controle da Produção

Agora que você já compreendeu o que é o PPCP e que ele pode ser uma excelente ferramenta para o aumento da produtividade e a redução de falhas na manufatura, confira as dez principais vantagens desse poderoso sistema:

1 - Integração entre processos e setores;

2 - Monitoramento contínuo da produção e seus resultados;

3 - Padronização do processo de produção;

4 - Redução do lead time;

5 - Aumento de giro de estoque;

6 - Diminuição de custos operacionais;

7 - Maior comunicação entre os departamentos;

8 - Redução de falhas internas;

9 - Mais competitividade no mercado;

10 - Maior excelência operacional.

Em síntese, o PPCP tem a função de otimizar a cadeia produtiva, englobando as etapas anteriores, decorrentes e posteriores aos processos de fabricação. Por meio de uma excelente gestão, o sistema é capaz de garantir maior rapidez, redução de custos e proteção, potencializando o nível de produtividade da empresa.  

Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe nas redes sociais!

Veja também: Sistema Kanban para demanda enxuta: otimizando a gestão da produção.

Chat
Email
Telefone