Quais são os principais erros na gestão industrial e como evitá-los? - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Quais são os principais erros na gestão industrial e como evitá-los?

Evitar qualquer falha na gestão aumenta a agilidade dos processos

Quais são os principais erros na gestão industrial e como evitá-los?

Sabemos que são inúmeros os desafios que um gestor enfrenta para obter uma gestão industrial eficiente, almejando o bom desempenho das equipes e maior produtividade dos processos da empresa.

Um gerenciamento falho da produção, por exemplo, afeta o alcance dos objetivos estratégicos, falhas na manutenção, baixo rendimento e atrasos nas entregas. Erros na gestão contribuem na ampliação de gargalos e quedas de competitividade para a indústria.

Por isso, a organização e os gestores devem estar preparados para identificar e evitar qualquer tipo de erro que abale a lucratividade do negócio. É possível dizer que uma boa gestão da indústria está ligada em 4 pilares: pessoas, processos, tecnologia e demandas externas.

Partindo dessa afirmação, separamos neste artigo 6 erros mais comuns no gerenciamento da indústria para você excluir da sua rotina de uma vez por todas.

Logística ineficiente

A logística é um dos processos mais importantes de qualquer manufatura. Sem um planejamento estratégico estabelecido, será difícil alcançar os resultados desejados e manter o bom funcionamento de toda a cadeia de suprimentos.

Para otimizar essa área, é imprescindível o uso de novas tecnologias que auxiliem na velocidade e precisão com que as entregas são feitas, como Big Data e Internet das Coisas (loT).

Elas podem ser utilizadas para auxiliar o gestor a ter uma visão sistêmica sobre os procedimentos e os fatores que influenciam na qualidade do trabalho. Ao mesmo tempo, isso altera a percepção e a fidelização dos clientes com a empresa.

Além disso, um bom sistema de gestão pode melhorar o nível de automação e contribuir para a empresa maximizar o seu desempenho operacional e evitar erros nessa área.

Falha no cálculo de demanda

Uma boa previsão de demanda garante a organização de matérias-primas, planejar mudanças e novos investimentos. Está totalmente ligado ao planejamento de recursos, sendo um dos fatores principais.

Não realizar um bom cálculo de demanda afeta toda a cadeia produtiva, sendo um dos piores erros dessa lista. Essa falha pode ocasionar atrasos das solicitações, descarte de recursos e, até mesmo, desperdício de investimento.

Apostar em tecnologias de análise de dados é a melhor escolha nesse processo. Ele garante melhor visão do fluxo de demanda, movimentações, planejamento de operações e quantidade de recursos em tempo real.

Saiba o que é Plano Mestre de Produção e como executá-lo na indústria.

Informações descentralizadas

As informações de todos os departamentos da indústria – desde administrativo à produção – devem estar sempre atualizadas, organizadas e armazenadas de forma segura. Graças ao avanço da digitalização, é possível registrar dados na web e mantê-los acessíveis para os gestores e colaboradores com um software de gestão online.

O sistema cruza as informações mais importantes e mostra em telas e dashboards que facilitam a tomada de decisão e agilizam os processos. Outra vantagem é a integração e comunicação entre as equipes, otimizando as atividades.

Falta de treinamentos

Investir em colaboradores qualificados é essencial para o crescimento da empresa. Treinamentos frequentes garantem funcionários mais engajados e podem reduzir custos da fábrica no médio prazo, já que as falhas diminuirão e o conhecimento será multiplicado.

A organização deve garantir que todos os profissionais sejam capacitados para realizar todas as atividades de forma eficiente. Mensurar resultados e aplicar feedbacks também auxiliam na preparação das equipes.

Conheça mais sobre squads: tudo que você precisa saber para criar equipes produtivas.

Pouca integração entre as equipes

Problemas de integração entre equipes podem contribuir para o aumento de erros de gestão, conflitos, qualidade inconsistente e problemas para atingir resultados.

Trabalhar com metodologias ágeis e ferramentas como Scrum, Design Thinking e OKRs maximizam a colaboração e tornam a indústria mais ágil, inovadora e produtiva.

Eliminar os erros de gestão também tem grande participação dos colaboradores. Quanto maior for a capacitação e medidas preventivas forem tomadas, mais o gestor consegue manter o desempenho do fluxo operacional.

Ausência de manutenção

O investimento em manutenções periódicas na linha produtiva é um processo importante para manter o desempenho de toda a manufatura, principalmente em máquinas e equipamentos. O erro das empresas é realizar apenas manutenções corretivas, apostando em economia de recursos.

Porém, essa opção pode acarretar problemas técnicos graves e inesperados, prejudicando toda a produção e podendo atrasar entregas. A melhor escolha é a manutenção preventiva e investir na área de PCM (Planejamento e Controle da Manutenção).

A área atua como apoio tático para as atividades de reparos, levantamento de custos e condições das máquinas. Tudo isso antecipadamente e programado.

Gostou desse conteúdo? Melhore a eficiência da gestão industrial e garanta valor competitivo com essas dicas essenciais. Compartilhe nas redes sociais!

Veja também: Entenda a importância de um sistema ERP integrado na indústria.

Chat
Email
Telefone