Business Intelligence: como ele é capaz de aprimorar a gestão do seu negócio? - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Business Intelligence: como ele é capaz de aprimorar a gestão do seu negócio?

Essa metodologia dá suporte à tomada de decisões mais assertivas

bi-erp

A enorme quantidade de transações processadas a todo instante dentro das empresas exige controle assertivo, 24 horas por dia. E para realizar uma análise completa e adequada dessas informações, são necessárias soluções que auxiliem na coleta, armazenagem e monitoramento de toda a cadeia produtiva.

Sabendo da importância desse acompanhamento para o crescimento dos negócios, muitas companhias passaram a recorrer aos sistemas ERP para integrar os registros corporativos em uma única plataforma e aprimorar a comunicação entre todos os setores.  

No entanto, contar apenas com os softwares não é suficiente para uma aministração eficiente dos processos. É importante que eles tenham integração com uma metodologia de análise de dados fundamental para o crescimento corporativo: o Business Intelligence (BI) ou, em português, Inteligência de Negócios.

Conheça o BI

O BI é frequentemente confundido com uma ferramenta de gestão empresarial, mas resumi-lo a esse conceito é um grande equívoco. Na realidade, ele é um processo orientado pela tecnologia e composto por uma série de conceitos e técnicas que dão suporte à tomada de decisões e contribuem para um gerenciamento mais inteligente. Esse método possui três etapas:

Coleta: todos os arquivos são coletados para determinar o que é útil ou não para a empresa.

Organização e análise: o que foi coletado é armazenado em um banco de dados, processado e disponibilizado de forma visual.

Controle: com base na análise, a equipe responsável monitora os resultados da companhia.

Com o auxílio do Business Intelligence, as informações são agrupadas em grandes conjuntos de registros e disponibilizadas por meio de dashboards, gráficos, análises preditivas, relatórios analíticos, mapas, resumos, dentre outros recursos visuais. Dessa maneira, é possível ter noção global do negócio e ainda mensurar o desempenho atual e futuro da empresa dentro do seu mercado de atuação.  

Diversas ferramentas podem ser auxiliar a desenvolver uma arquitetura de Business Intelligence, como: Data Warehouse, Meta Dados, Data Mining, Benchmarking, dentre outros. Em suma, não há uma estrutura definida para a construção da metodologia, sendo necessário adequar a cada tipo de negócio.

O Business Intelligence no ERP

Diversos softwares de gestão corporativa são desenvolvidos com base em conceitos de BI, por meio de um processo de captação de dados que facilitam a visualização de indicadores empresariais, compilando-as em gráficos que garantem um administração mais inteligente.

O principal papel dos sistemas ERP é o de gerar documentos e registrá-los por meio de relatórios operacionais, tais como:

Volume de vendas;

Margens de lucro;

Faturamento;

Ordens de serviço;

Fluxo de caixa;

Controle de matéria-prima;

Índice de satisfação dos clientes.

As ferramentas apresentam as informações acima mencionadas em formato de planilhas, dificultando uma análise mais ágil e precisa do desempenho da companhia. É nesse momento que o BI entra como um facilitador, permitindo a visualização em tempo real por meio de painéis de controle que disponibilizam os registros de maneira clara e organizada.

Algumas soluções possuem módulos com esse propósito dentro de suas plataformas para auxiliar as empresas no gerenciamento de seus processos. Além disso, há softwares independentes, desenvolvidos exclusivamente aprimorar as estratégias a partir da Inteligência de Negócios.

Veja também: Software de gestão corporativa: a ferramenta que vale a pena o investimento

O que o BI pode fazer pela sua empresa?

A Inteligência de Negócios não pode ser entendida apenas como um gerador de relatórios. Esse conceito possui uma importância estratégica muito maior para o desempenho do negócio e deve ser visto como um grande aliado na tomada de decisões. Confira abaixo os 12 principais benefícios do BI:

1- Analisa os pontos críticos;

2- Traz insights relevantes sobre o mercado de atuação;

3- Otimiza o tempo;

4- Aumenta a produtividade;

5- Elimina retrabalhos;

6- Reduz o desperdício de matéria-prima;

7- Demonstra os gargalos;

8- Gera um processo colaborativo entre todos os departamentos;

9- Dados são atualizados e disponibilizados em tempo real;

10- Identifica o nível de satisfação dos clientes;

11- Possibilita uma visão macroespacial dos potenciais clientes;

12- Know-how para reagir a situações de crise.

Como é possível observar, o Business Intelligence não revela apenas os aspectos positivos da organização, mas também os problemas que podem estar impedindo o crescimento do negócio, contribuindo assim para a prevenção e gestão de riscos.

Muito além da ferramenta

Mais importante do que escolher uma ferramenta com a aplicação da Inteligência de Negócios na sua empresa, é prepará-la para uma verdadeira mudança de mindset. Os colaboradores devem estar cientes que as informações apresentadas nos painéis visuais exigem estudo aprofundado para encontrar soluções que otimizem o desempenho dos processos.

O ideal é que a organização tenha uma equipe dedicada exclusivamente ao BI, com a capacidade de tomar decisões estratégicas baseadas em números e relatórios. Essa alternativa contribuirá para a integração da metodologia ao ERP, trazendo benefícios significativos para todas as áreas.

Descubra quais são as 7 perguntas mais comuns na hora de adotar um ERP

Chat
Email
Telefone