Por que investir na gestão de pessoas na produção industrial? - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Por que investir na gestão de pessoas na produção industrial?

Máquinas e Tecnologias são muito importantes para o negócio, mas o Capital Humano é fundamental!

Banner

Uma indústria pode ter o melhor maquinário, contar com o sistema de automação mais atualizado e uma estrutura tecnologicamente perfeita, porém, nada disso vale se não houver uma excelente gestão de pessoas. É claro que contar com recursos é fundamental, mas é o capital humano que impulsiona a indústria, gerando aumento de produtividade e lucratividade.

O que é gestão de pessoas?

Todo negócio começa com pessoas. São também elas que administram o negócio, controlam operações, mantém clientes e são responsáveis pelo faturamento da empresa. Para que elas atinjam expectativas, é necessário uma estrutura que forneça condições de executar suas atividades de forma eficiente. Sabendo disso, a gestão de pessoas pode ser definida como um conjunto de técnicas que tem como objetivo potencializar cada funcionário.

Essas práticas servem para que líderes conduzam suas equipes para apresentar o melhor desempenho. 

Por que a gestão de pessoas na produção industrial é importante?

Quando falamos da gestão de pessoas, se avalia a trajetória de um funcionário dentro da empresa desde o momento da sua contratação. Isso quer dizer que, para atingir os melhores índices de produtividade e lucratividade, deve-se selecionar o perfil ideal logo na entrevista. Isso diminuirá a rotatividade de colaboradores e fará com que se mantenham motivados ao longo de sua carreira.

No setor de produção de uma indústria, a gestão de pessoas pode trabalhar a harmonia das relações, reduzindo a pressão diária e a competitividade entre os colegas ao estabelecer um ambiente de respeito entre as diferenças religiosas, sociais e étnicas. Afinal, conflitos desse tipo podem prejudicar o clima organizacional e os resultados do negócio. 

Leia também: Gestão na indústria: Ferramentas e Dicas Para uma Tomada de Decisão Assertiva

7 fundamentos da gestão de pessoas

Está claro que a gestão de pessoas preza pelo bem-estar e um bom ambiente de trabalho. Por isso, ela está pautada em alguns pontos fundamentais: 

1. Motivação

O primeiro pilar é a motivação, responsável por manter os colaboradores engajados com o negócio. Quando desmotivados, a produtividade diminui e acarreta um efeito dominó na empresa, fazendo com que outros problemas se iniciem.

2. Comunicação

A comunicação deve ser transparente e eficaz, a começar pelo líder que precisa ser acessível. Além disso, todo o time precisa se sentir à vontade para trocar informações sobre o desempenho do trabalho. Além de garantir bem-estar entre as pessoas, o diálogo tem o papel importantíssimo de evitar erros e retrabalho. 

3. Coletividade

Deve ser incentivado todo tipo de trabalho em equipe, afinal, diferentes visões tendem a gerar soluções mais adequadas. Para isso, os funcionários precisam ter um bom relacionamento, que pode ser construído em confraternizações, dinâmicas e outros.

4. Compatibilidade 

Existem inúmeros tipos de perfis profissionais e cada um se adapta melhor a determinados cargos ou culturas. Por isso, é importante analisar se um colaborador é compatível com com seus valores e com a equipe na hora da sua contratação. Dessa forma, o bem-estar da empresa e do novo funcionário são garantidos. 

5. Treinamentos

Treinamentos são uma das formas de valorizar o profissional e capacitá-lo para entregar resultados de alta performance. Ao fazer isso, ambas as partes poderão desfrutar de melhorias na produção. 

6. Participação nas decisões

Em uma boa gestão de pessoas, a equipe participa das reuniões estratégicas afinal, são ideais para descrever o cenário do setor e citar o que pode ser melhorado. Por isso, é interessante que eles participem das tomadas de decisões e suas opiniões sejam sempre levadas em consideração. 

7. Envolvimento

É comum confundir o envolvimento com a participação, mas esse aspecto é voltado a fazer com que o profissional se sinta importante e responsável pela indústria. Aqui, deve ser construído o desejo de “vestir a camisa”, alinhado com os valores e missão da empresa. 

Saiba: 10 Indicadores para Medir o Desempenho da sua Indústria

Como ter uma boa gestão de pessoas na produção industrial?

O primeiro passo é colocar os 7 pilares em prática na rotina de gestão de pessoas. Depois, é necessário investir em lideranças competentes para engajar a equipe. Um líder ideal deve: 

• Conhecer e confiar na equipe;

• Aprender a delegar tarefas;

• Estimular a participação de todos;

• Estar presente e permanecer acessível;

• Ouvir e incorporar feedback dos colaboradores.

Liderança na produção industrial

Um bom líder é como uma “abelha rainha”: desperta o melhor de cada indivíduo visualizando o sucesso coletivo. Ele também precisa ser humilde sobre os seus conhecimentos de duas formas: 

Facilidade de relacionamento: ter boa habilidade nas relações interpessoais, facilidade de negociação, comunicação e motivação de equipes, além de calma para lidar com conflitos e situações inesperadas.

DNA da empresa: compartilhar os valores da empresa, incorporando seus valores da organização, combater maus hábitos e vícios que impedem o crescimento da organização.

Quando uma empresa valoriza seu capital humano, apostando na gestão de pessoas, ela se desenvolve rapidamente e se destaca no mercado. Além de melhorar a produtividade e a lucratividade do negócio, ela também melhora a qualidade de vida de todo o seu quadro.

Há 32 anos o ERP da TECNICON ajuda diversas empresas a impulsionar seus negócios. Vamos juntos rumo a transformação da sua empresa? Solicite uma demonstração. 

 

Chat
Email
Telefone