10 Indicadores para Medir o Desempenho da sua Indústria - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

10 Indicadores para Medir o Desempenho da sua Indústria

Verifique a atuação e execução das áreas da uma Indústria

banner

Para garantir uma melhoria contínua dentro de uma indústria, é indispensável atenção com processos de produtos e quais indicadores devem ser analisados e trabalhados com maestria. 

 

Constantemente uma indústria precisa avaliar seus processos para desenvolver estratégias mais eficientes e assertivas para o futuro, e a utilização de indicadores de KPI são de grande importância para a evolução dos processos e qualidade final das entregas.

 

Indicadores de desempenho do setor de indústrias são ferramentas indispensáveis para mensurar e acompanhar a performance de forma macro da empresa. A seguir separamos 10 indicadores de produção industrial que são essenciais de acordo com as maiores indústrias do mercado brasileiro: 

 

1. Tempo Médio Para Reparo - MTTR

 

MTTR é um indicador de desempenho usado na manutenção para indicar o Tempo Médio Para Reparo de algum equipamento, componente, máquina ou sistema. MTTR é a sigla para Mean Time to Repair, que em português significa Tempo Médio para Reparo.

 

A métrica é usada para controlar a manutenção de equipamentos e processos, não existe uma referência de valor ideal para MTTR. Não é assim que devemos trabalhar com esse indicador. Cada empresa terá equipamentos, máquinas, situações, equipes e realidades diferentes. Portanto, terão MTTR diferentes.

 

Para realizar o cálculo desta métrica, temos: O Somatório dos Tempos para Reparo (Tempo Total de Manutenção Corretiva) dividido pelo número total de ações de manutenção corretiva durante um determinado período de tempo.

 

MTTR = somatório dos tempos de reparo / número de intervenções realizadas

 

Assim como qualquer outro indicador, o MTTR só é útil se você souber as suas aplicações práticas. Com o MTTR, por exemplo, é possível calcular a mantenabilidade de um equipamento. Ou seja, qual a probabilidade de uma manutenção ocorrer no prazo previsto. 

 

2. Tempo Médio Entre Falhas - MTBF

 

Mean Time Between Failures, ou Tempo Médio Entre Falhas, revela o intervalo entre as falhas operacionais.

 

Essa métrica mostra se as máquinas estão desgastadas, se é insuficiente para o ritmo produtivo exigido e se é necessária a substituição dos equipamentos. Também pode indicar processos falhos que devem ser revisados. 

 

MTBF = Tempo total da máquina funcionando / número de falhas ocorridas

 

3. Nível de utilização da capacidade instalada

 

Este é um dos indicadores que mais demonstram o desempenho de uma indústria. Ele revela se o uso do maquinário e das instalações está pleno ou ocioso. 

 

Na prática ocorre da seguinte forma: Uma linha de produção possui capacidade para produzir 20 mil itens mensais, porém a produção está em uma média de 17.500 mil itens mensais; neste caso o número indica que a capacidade está ociosa. 

 

A situação pode acontecer devido a muitas questões; pode ser um problema operacional, pode ser baixa produtividade ou até queda no aproveitamento da capacidade da máquina. 

 

4. Custo total de produção

 

O Custo Total de Produção é algo que deve ser levado com atenção. É importante para descobrir o valor da produção como um todo, ou de um produto e serviço. Através deste dado é possível decidir de forma mais assertiva estratégias da indústria, ou até administrar os recursos da empresa. 

 

O CTP é a somatória dos Custos fixos + Custos Variáveis que envolvem a linha produtiva. O valor é integral de todo o investimento envolvido na fabricação de produtos ou serviços. Também é preciso calcular a média do custo total para cada unidade produzida. Para isso, é possível somar o valor da média do custo variável com a média do custo fixo.

 

Leia também: Principais falhas internas que sua indústria pode estar cometendo

 

5. Giro do estoque

 

O Giro de Estoque é uma métrica importante para verificar as entradas e saídas dos produtos do estoque, avaliando em principal a diretriz sobre quanto tempo uma mercadoria fica parada e qual sua rotatividade na empresa. 

 

Excesso de mercadoria parada em um estoque pode acarretar problemas na empresa como: comprometimento de capacidade e armazenamento da indústria, tornar o estoque um processo que exige mais investimento que o necessário ou até indicar uma queda nas vendas da empresa. 

 

O desempenho do estoque de uma indústria pode dizer muito sobre o resultado atual dela. Para simplificar, segue abaixo como calcular este dado tão relevante para a sua empresa: 

 

Estoque médio: 1.000 unidades;

Vendas totais: 20.000 unidades ao ano,

Cálculo: 20.000/1.000 = 20 giros ao ano.

 

6. OEE

 

O OEE: Overall Equipment Effectiveness é um conceito criado para avaliar a eficiência de uma operação produtiva qualquer. A métrica possui 3 principais pilares para avaliar a produção de uma empresa ou indústria, que vai desde as máquinas até as pessoas. 

 

Os pilares são:

 

Disponibilidade ou Utilização – % da capacidade disponível da fábrica utilizada

Desempenho ou Performance – capacidade produtiva / capacidade utilizada

Qualidade – (Capacidade produtiva conforme) / (Capacidade produtiva)

 

Multiplicando os 3 indicadores resulta no OEE:

 

OEE = Utilização (%) x Performance (%) x Qualidade (%)

 

 

7. EBITDA

 

EBITDA é uma sigla que significa Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization. No português é também conhecida como LAJIDA: lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização. 

 

Trata-se de quanto a indústria consegue gerar com a sua produção, ou seja, sem considerar ganhos com investimentos ou despesas com juros e impostos. O principal objetivo é visualizar se a operação de produção está realmente bem. 

 

Conheça: Indicadores econômicos da indústria: Os fatores externos que não podem ser ignorados pelo seu negócio

 

8. ROI

 

ROI: Return on Investment, que quer dizer retorno do investimento.

 

Aqui é medido qual foi o resultado obtido versus o investimento feito.

 

9. Net promoter score - NPS

 

O indicador de satisfação de clientes serve para identificar quem são os promotores, passivos/neutros e os detratores da sua empresa, de forma prática.

 

A pesquisa funciona com uma simples pergunta que dá uma nota de 0 a 10 para a sua indústria. De acordo com as respostas o indicador aponta qual o nível de satisfação do seu cliente.

 

Exemplo: Levando em consideração uma indústria com 100 colaboradores

 

60 foram promotores; 20 detratores e 20 passivos.

 

O cálculo: 0,60 (60% promotores) – 0,20 (20% detratores) = 0,40  

 

Passando para porcentagem chegamos ao número 40 que é a nota no NPS.

 

Em geral os parâmetros são os seguintes: 

 

NPS Excelente – entre 75 e 100

NPS Muito bom – entre 50 e 74

NPS Razoável – entre 0 e 49

NPS Ruim – entre -100 e -1

 

10. OTD - Percentual de Entregas Realizadas no Prazo

 

Esta métrica avalia o desempenho logístico da indústria, tem como objetivo medir quantos pedidos foram entregues no prazo estabelecido pela empresa. Com certeza este indicador é um dos mais importantes para a saúde de uma indústria. 

 

Para realizar o cálculo de OTD: 

(Total de Entregas no Prazo / Total Entregas) x 100

 

O OTD é uma das métricas mais importantes, a dica é medir esse desempenho e conferi-lo diariamente. Uma porcentagem boa para se basear é que a empresa sempre tenha um resultado acima de 90%. 

 

Como o Tecnicon Business Suite auxilia no processo de controle de indicadores? 

 

Monitorar todos os indicadores de desempenho de uma indústria exige integração entre as áreas da empresa. Todos os processos produtivos são de extrema importância para a visualização de dados corretos. 

 

Para ter um controle assertivo de todos os seus processos, é fundamental que sua indústria tenha um sistema integrado de gestão, como o TECNICON Business Suite. 

 

A ferramenta auxilia no monitoramento de todas as áreas de uma empresa, desde os procedimentos administrativos até os de chão de fábrica, viabilizando e transformando a automação da sua indústria em muitos processos. 

 

Há 30 anos o ERP da TECNICON ajuda diversas empresas a impulsionar seus negócios. Solicite uma demonstração com um de nossos especialistas e veja todas as vantagens do sistema. 

 

Quer saber mais sobre como otimizar e melhorar seu processo produtivo? 

Continue sua leitura: Big data e sistema ERP: gerencie dados na nuvem com maior eficiência

 

Chat
Email
Telefone