Gestão na indústria: Ferramentas e Dicas Para uma Tomada de Decisão Assertiva - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Gestão na indústria: Ferramentas e Dicas Para uma Tomada de Decisão Assertiva

Saiba como tomar decisões mais eficientes e assertivas sem gerar consequências negativas.

banner

Tomar uma decisão atuando como gestor de uma empresa é um papel desafiador e exige criar sinergia entre o que a empresa precisa, o que o mercado está exigindo e o que o corpo colaborativo conseguirá entregar. 

É por essa e outras razões que toda tomada de decisão é um processo que demanda muito dos líderes, já que decidir algo para um setor, empresa ou departamento gerará consequências, sejam elas negativas ou positivas, grandes ou pequenas. 

Você, gestor, diariamente passa por momentos em que a sua decisão pode mudar o rumo da empresa? Continue conosco neste artigo para transformar sua tomada de decisão em um momento mais assertivo e tranquilo na sua trajetória profissional. 

Quais são as formas de tomar uma decisão? 

Algumas decisões podem gerar consequências grandes que podem impactar toda a empresa, como também existem as tomadas de decisões simples e mais corriqueiras que geram consequências, mas nem sempre impactam toda a companhia. 

Devemos lembrar que são as tomadas de decisões que moldam a trajetória de uma empresa, tornam ela mais competitiva frente ao mercado, inovadora e resolutiva quando pensamos em atender as demandas dos clientes. 

Independente da solução, tomar uma decisão proporciona aprendizado de uma forma geral. 

Você sabia que existem formas de tomar uma decisão? 

Intuição para tomada de decisões: 

Uma das formas mais comuns de se tomar uma decisão, seja na vida profissional ou pessoal é baseada na intuição. 

Porém é preciso verificar pontos racionais e lógicos antes de tomar uma decisão, e nem sempre essa opção é a mais segura, correto? 

A decisão dentro de uma empresa pode estar bastante suscetível a erros. O ideal é sempre levar em consideração dados, estudos, experiências e não apenas a intuição. 

Lógica para tomada de decisões: 

Utilizar apenas a lógica para se tomar uma decisão é o contrário de usar a intuição. Aqui essa etapase caracteriza por apenas seguir uma sequência de lógicas e fatos. 

Frequentemente aqui é criada uma lista, seja ela física ou mental com as opções a serem analisadas, seguindo o pressuposto de qual é a melhor opção a ser escolhida segundo a lógica, dados ou estudos ali detalhados. 

Colaboração para tomada de decisões: 

Para empresas essa pode ser uma das melhores escolhas sobre tomar decisões, aqui a ideia é juntar as experiências de um coletivo e de forma colaborativa levantar quais são as melhores opções, até chegar-se em um consenso. 

O benefício deste modelo é contar com todo o conhecimento e experiência do coletivo para auxiliar na decisão. Assim, essa pode ser uma forma bastante eficiente de atingir a melhor opção. 

Neste modelo é preciso cuidar para não criar situações que engessam o sistema de resolução dentro de uma empresa, pois dessa forma o processo pode se tornar ineficaz e demorado. Quando um coletivo debate sobre uma situação, o ponto negativo pode ser também muitas percepções para tomar a decisão, portanto é necessário envolver apenas pessoas estratégicas e que serão impactadas com a resolução da escolha. 

Leia também: Squads: tudo que você precisa saber para criar equipes produtivas 

Especialistas para tomada de decisões: 

Para tomar uma decisão ou participar deste processo, é preciso ter segurança. E se nem você e nem ninguém da sua empresa tem conhecimento suficiente no assunto que precisa ser tomado uma decisão, o que fazer? 

Busque um especialista, não hesite em procurar apoio aberto ao mercado ou a pessoas peritas no setor. Lembre-se que todas as decisões geram consequências, e, fazer uma escolha errada pode ser negativo para a empresa. 

Como ser mais assertivo neste processo? 

Conhecer de verdade a sua empresa é a chave para ser assertivo nas decisões. Se basear em dados e informações precisas te leva a um caminho de mais clareza e segurança para a tomada de decisões estratégicas. 

Uma empresa precisa ter de forma clara quais são seus indicadores, resultados, questões a serem tratadas com atenção, melhorias no processo e muito mais.  

Algo que não é medido, não é gerenciável, portanto, busque visualizar de forma ampla o real estado que a empresa ou setor se encontram. Mas e agora, como posso ter esses dados de forma correta? 

Percebe o quanto sua empresa precisa de um software de gestão? 

Leia também: Entenda a importância de um sistema ERP integrado na indústria

No cenário em que a maioria das empresas vivem, oportunidades aparecem de forma rápida e a tomada de decisão precisa ser feita com agilidade e responsabilidade. 

Com o TECNICON Business Suite a empresa tem acesso a relatórios estratégicos, e informações gerenciais que irão auxiliar de forma segura a escolha correta para a empresa colher apenas bons frutos de suas escolhas. 

Confira abaixo relatórios que podem ser visualizados com o TECNICON Business Suite: 

- Fluxo de caixa realizado/previsto;

- Visualização de estoque entrada/saída;

- Recebíveis à médio e longo prazo;

- CRM Projeção de vendas e relacionamento;

- Gastos por centro de custo e tipo de despesas;

- Previsão de pagamentos;

- Histórico de recebimentos;

- Histórico de saídas;

- Dashboards visuais;

- Demonstrações financeiras;

- Orçado x Real;

- Forecast e muito mais.

Invista em tarefas que levarão a sua empresa a alcançar o próximo estágio de sucesso! 

Etapas: 

Para criar um processo e facilitar a sua tomada de decisão, listamos aqui práticas positivas que colaboram no seu desenvolvimento. 

- Identificar o problema

- Realizar um diagnóstico preciso com o auxílio de relatório gerados pelo seu ERP; 

- Listar as possíveis soluções; 

- Decidir; 

- Monitorar sua decisão;

- Ajustar o curso em caso de resultados desfavoráveis.

Para conseguir colocar em prática a eficiência e assertividade nas tomadas de decisões, você já sabe qual caminho percorrer, não é? 

Lembre-se que sua empresa precisa de um sistema capaz de entregar dados e informações reais sobre suas operações, pois só assim sua empresa estará pronta para superar novos desafios e crescer. 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais!

Agora que você já reconheceu a importância do ERP na indústria, que tal seguir os 10 passos do nosso ebook e começar a transformar a sua empresa? 

Baixe agora o material gratuitamente, conquiste melhores resultados e garanta efetividade nos processos da sua organização.

Chat
Email
Telefone