Por que a diversidade e inclusão são o melhor caminho para as empresas? - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Por que a diversidade e inclusão são o melhor caminho para as empresas?

A pluralidade incentiva os colaboradores e atrai novos talentos para o seu negócio

Por que a diversidade e inclusão são o melhor caminho para as empresas?

Quando pensamos em maior diversidade e inclusão social, logo vem à cabeça a desigualdade como o único fator deste grande problema. Porém, ele não é o único. 

O mercado de trabalho também se torna um vilão para este progresso social, muitas vezes disponibilizando poucas oportunidades para jovens e adultos negros, homosexuais e até mesmo mulheres.

Infelizmente, as empresas possuem grande parte nisso. Em 2019, o Brasil se encontrava em 7º lugar no Kantar Inclusion Index, primeiro índice global de inclusão e diversidade, com mais de 14 países. 

Um dado preocupante desta pesquisa é que muitos colaboradores brasileiros ainda enfrentam desafios no ambiente de trabalho, com 35% afirmando ter observado discriminação negativa e 34% enfrentado obstáculos por conta do seu gênero, etnia ou orientação sexual.

Isso torna o nosso país o maior a nível de discriminação dentro das organizações, ao lado do México e Cingapura, e pode se tornar ainda pior caso não hajam ações e mudanças no âmbito corporativo em diversos setores.

O que poucas empresas sabem é que há muitas vantagens em diversificar equipes e torná-las ainda mais produtivas e inovadoras, estimulando o crescimento da economia e dos negócios.

Quer saber um pouco mais como disseminar a inclusão no dia a dia ou no RH? Continue a leitura. 

A inclusão ajuda no crescimento dos negócios

E está mais que comprovado! No relatório “Delivering through diversity" da Mckinsey, as empresas que possuem funcionários mais diversos tendem a ganhar 21% mais de lucro quando há diversidade de gênero, e 34% mais quando há diversidade racial

A tendência é que o compromisso social das organizações, contribuindo para a luta contra a discriminação e preconceito, aumente a produtividade e motive os profissionais a se envolverem mais com metas e resultados.

No Brasil, empresas como Carrefour, Cargill e Banco Santander já foram premiadas pelo Guia Exame de Diversidade em 2019 por possuírem as melhores práticas em inclusão e desenvolvimento de mulheres, negros, pessoas com deficiência e LGBTI.

O que elas tem em comum é o apoio às diferenças e a equidade nos negócios, desenvolvendo ações internas que estimulem ao debate, aprendizado, empatia e conscientização. 

A importância da diversidade nas organizações

Podemos afirmar que as empresas só ganham com a inclusão e diversidade. Com um ambiente plural e diverso, é possível estimular os colaboradores a serem quem são e estarem aptos a evoluírem constantemente. 

A empregabilidade é outra oportunidade que pode ser desenvolvida a favor das organizações. A capacitação de minorias aumenta a visibilidade e diferencial competitivo, transformando o seu setor e, consequentemente, adquirindo novos talentos.

Além disso, os consumidores estão cada vez mais exigentes e cobrando das marcas mais respeito, igualdade e ambientalmente responsável na hora de comercializar produtos. Com mais inclusão, sua empresa pode ganhar notoriedade

A TECNICON é uma das empresas de tecnologia que abraçam as causas sociais, trazendo desde o processo de seleção à integração de talentos diversificados, com várias raças, etnias e gêneros diferentes. Acreditamos ser esse o caminho para o sucesso dos negócios. 

Como começar a mudar este cenário?

No Brasil, 7,5% da população corresponde ao LGBTQI+, porém são apenas 2,4% que estão presente nas empresas premiadas no Melhores Empresas GPTW edição LGBTQI+ este ano.

Já no relatório do GPTW Étnico-Racial e Mulheres 2020, apenas 5% dos negros estão em cargos de alta liderança e o salário das mulheres é -2% menor comparado a dos homens, mesmo nas melhores empresas.

As organizações têm diversos motivos para mudar este cenário desigual, começando pelos processos de contratação e retenção de pessoal. 

A atração de talentos diversificados deve começar com seu posicionamento externo e o “abraço” de causas sociais como empoderamento feminino, luta contra o racismo e homofobia dentro do mundo corporativo.

Por isso, o primeiro passo para implantar e disseminar essas práticas é capacitando cada vez mais os que já estão na empresa. Comece sempre internamente, abrindo espaço para novos debates e oportunidades de inovação. 

Saiba o que é o home office e como se manter produtivo no trabalho remoto

Vamos juntos transformar os espaços corporativos!

Este assunto é muito pertinente e essencial para negócios que querem se tornar mais diversificados e que acompanham as tendências do mercado.

Independente do seu setor de atuação, é a partir de ações inclusivas que garantimos a economia e ajudamos a transformar uma sociedade cada vez melhor.

O que a sua organização está fazendo para se tornar mais inclusiva? Vamos fazer juntos a diferença! 

Se gostou deste conteúdo, compartilhe nas redes sociais! 

Veja também: Lições de gestão com mulheres empreendedoras que vão te inspirar.

Chat
Email
Telefone