Como o Espaço Lean pode influenciar na mudança de cultura? - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Como o Espaço Lean pode influenciar na mudança de cultura?

A transformação Lean cria uma cultura focada na melhoria contínua e no consumidor

Como o Espaço Lean pode influenciar na mudança de cultura?

Pouco se fala sobre a Transformação Lean dentro das empresas, principalmente quando se trata de negócios que não são do setor da manufatura.

A verdade é que muitas organizações como Itaú, Rede Globo e Boticário já transformaram seus espaços de trabalho com a filosofia do Lean Manufacturing, que perdura até hoje.

Esses Espaços Lean são caracterizados pelo pensamento de redução de desperdícios, atividades mais otimizadas e, principalmente, focado no fluxo de valor para o consumidor final. 

Ele vai além das grandes empresas de produção ou fabricação. Podem ser muito bem aplicados em diversos segmentos e em áreas administrativas que exigem estratégias táticas.

Mas de que maneira o Lean pode influenciar na cultura e cotidiano dos seus colaboradores?

Vamos abordar esse tema pouco explorado e saber como a Transformação Lean pode impactar na cultura da sua empresa, seja de qualquer setor do mercado.

O que é Transformação Lean?

A Transformação Lean nada mais é que a introdução de novas práticas e mudanças em uma organização, com o objetivo de maximizar o fluxo de valor para o consumidor ou cliente.

Esse conceito deriva dos princípios do Sistema Toyota de Produção. Sua principal característica é a otimização das atividades em todos os processos da empresa, principalmente nas áreas de produção e administrativas.

O pensamento enxuto fornece uma maneira nova de pensar sobre organizar as atividades humanas para oferecer mais benefícios à sociedade e valor aos indivíduos, estimulando a melhoria contínua.

Isso desmitifica a crença de que o Lean se trata somente sobre a eliminação de desperdício. Ele se trata da produção de valor para seu consumidor e a redução de desperdícios é apenas uma consequência. É muito importante reconhecer essa diferença.

Os benefícios do modelo Lean

Com a competitividade e volatilidade das informações, o Lean chegou para acelerar cada vez mais os processos das empresas e melhorar o produto final entregue ao consumidor.

Porém, a cultura organizacional deve estar ligada completamente aos valores para que todos estejam comprometidos com as mudanças.

Os principais benefícios que podemos encontrar no Modelo Lean são:

• Maior produtividade;

• Redução do tempo de entrega;

• Eliminação de atrasos de projetos;

• Aumento de lucro;

• Aumento da satisfação do consumidor;

• Melhoria da qualidade;

• Gerenciamento de complexidade.

Como funciona o Modelo de Transformação Lean

Primeiro de tudo, precisamos relembrar que o Lean não é limitado ao chão de fábrica. Esse conceito é um tipo de pensamento que foi aprimorado com o passar dos anos para serem aplicados em qualquer empresa.

A transformação Lean deverá acontecer com uma mudança top-down, ou seja, é iniciada pela alta gerência ou até mesmo com os gerentes sêniores da empresa.

O modelo Lean foi introduzido no ocidente pelo antropólogo industrial John Shook, que descreveu como uma casa construída baseada em cinco elementos centrais:

Abordagem Situacional: Qual o problema a ser solucionado e seu propósito?

Melhoria de Processos: Como estamos aperfeiçoando os processos? 

Desenvolvimento de Capacidade: De que maneira estamos construindo a capacidade dentro da empresa?

Liderança Responsável: Quais atitudes de liderança e ferramentas são necessárias para aderir a esta nova maneira de trabalho?

Pensamento Básico, Mentalidade, Suposições: Quais pensamentos básicos, mentalidades ou suposições formam a cultura e estão guiando esta transformação?

Responder essas perguntas são essenciais para conseguir uma Transformação Lean bem-sucedida. Caso você não consiga respondê-las, então ainda não está na hora de tentar mudar a sua empresa.

Para iniciar qualquer tipo de mudança, você deve fazer um diagnóstico do seu modelo de negócio, como revisar a visão, missão e valores, principalmente se a implementação faz sentido com a cultura organizacional.

Como a Cultura Organizacional está ligada ao Lean?

A sua empresa precisa ter claro que TODOS DEVEM SER RESPONSÁVEIS PELA MUDANÇA LEAN!

Ou seja, cada colaborador deve estar comprometido em aplicar as mudanças de melhoria contínua no dia a dia e detectar problemas para serem resolvidos neste processo.

Para garantir que todos os funcionários conheçam os objetivos reais, mantenha um documento com todos os detalhes e determine os responsáveis pela transformação dentro da empresa.

Confira os pilares para construir uma boa cultura junto ao Lean:

Transparência

Neste caso, a palavra-chave é transparência. Seja o mais transparente possível e convide os colaboradores a participarem. Quanto mais informações seus funcionários possuem, maiores serão os resultados e os feedbacks para mudanças.

Desenvolva os cargos de gerência

É comum que as empresas realizem os treinamentos necessários com os funcionários, mas não os seus gerentes. Isso acaba gerando problemas na comunicação e falhas durante o processo.

Comece a capacitação com a gerência, depois passe para os colaboradores. Na realidade, os melhores resultados seriam atingidos quando todos os gerentes treinam seu próprio pessoal.

Dessa forma, cria-se um relacionamento duradouro entre o gerente e o funcionário, contribuindo com o compromisso de longo prazo do pessoal da empresa.

Capacite seus funcionários

Após se certificar que a sua gerência está capacitada, permaneça com o desenvolvimento de pessoas dentro da organização. Esse é o principal pilar da Transformação Lean.

São as pessoas que terão que realizar vários experimentos e aperfeiçoar o processo, por isso é importante que eles recebam treinamentos e reconhecimentos.

Se o seu pessoal não tiver sido treinado para pensar de uma maneira Lean, não importa o que você tente, a sua empresa não será Lean por si só.

Conheça 8 tendências do novo RH para ficar de olho este ano.

Todo mundo deve ser um líder

Para ser uma empresa Lean, é necessário adotar experimentações e se readaptar rapidamente aos fatores ambientais de mudança. Isso pode não acontecer caso o estilo de liderança prevalecente seja o autoritarismo.

Evite seguir hierarquias e reconheça os funcionários mais habilidosos para se tornarem responsáveis de suas atividades ou equipes, tornando-os independentes e auto-organizados.

Construa uma cultura de mudanças

A cultura é o ativo mais importante de uma empresa. É por isso que uma iniciativa da Transformação Lean deve começar com uma avaliação da cultura atual, da missão, visão, valores e os desafios a serem atingidos.

Claro que isso não começará de um dia para o outro, ou colando post-its nas paredes. A mudança de valores deve começar com a liderança e demonstrada através de alterações no comportamento.

Crie uma cultura que se adapte as novas tecnologias e metodologias para transformar seu ambiente de trabalho e otimizar qualquer tipo de processo através de ações com redução de desperdícios e com atividades enxutas.

A Transformação Lean auxilia as empresas a se tornarem mais otimizadas. Comece hoje realizando as mudanças necessárias para moldar o futuro!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

Veja também: Melhore a retenção dos clientes com 7 dicas essenciais.

Chat
Email
Telefone