5 benefícios do uso de dashboard na gestão empresarial

Tenha uma visão estratégica da sua empresa analisando dados e KPIs através de Dashboards

5 benefícios do uso de dashboard na gestão empresarial

Hoje em dia, é muito importante que os gestores de uma empresa tenham uma visão sistêmica de todos os setores que compõem a organização. Desde as áreas administrativas à linha de produção, as informações devem estar bem armazenadas e possibilitarem à tomada de decisões facilmente.

O uso de planilhas, relatórios e gráficos já são ultrapassados para análises de dados, não sendo suficientes para suprir as necessidades mais urgentes. Conforme a tecnologia foi evoluindo no mundo corporativo, surgiram os dashboards que evitam esforços desnecessários e ter uma visão mais ampla de todo o cenário corporativo para, assim, tomar decisões estratégicas e assertivas. 

Quer saber quais são os 5 principais benefícios do uso de dashboard na sua empresa? Confira agora neste artigo! 

Uma ferramenta de apoio à decisão

Dashboards podem ser definidos como uma ferramenta de gestão que compõem painéis de controle automatizados para a visualização de dados e KPIs importantes de uma empresa ou área. Eles facilitam o entendimento das informações e mensuram resultados de forma visual, a fim de tornar a gerenciamento mais inteligente. Segundo um estudo feito pela UNINDU (The International Congress on University Industry), 83% das pessoas absorvem melhor as informações através da visão. Isso demonstra a importância do dashboard para tomada de decisões rápidas e melhor análise dos resultados do negócio, como metas, objetivos, crescimento, entre outros.  

O Business Intelligence, por exemplo, é uma área que exige precisão na coleta e controle das informações para gerar insights em base desta ferramenta. Os dados são agrupados em conjuntos de registros e disponibilizadas por meio de dashboards para mensurar o desempenho atual e futuro da empresa dentro do seu mercado de atuação.

Além disso, os dashboards monitoram o desempenho dos indicadores e atividades realizadas do seu negócio, com o intuito de alavancar os resultados de todos os processos da sua indústria. Eles permitem que o usuário personalize painéis e filtre informações para a visualização dos resultados, como receita mensal de meses específicos, metas batidas por dia, quantidade de estoque semanal, entre outras opções.

 

Por que utilizar os Dashboards no seu negócio?

Você já deve ter se visto na seguinte situação: para obter o controle mensal dos KPIs da empresa e apresentá-los para a sua equipe, é necessário que você tenha o acompanhamento diário ou semanal dos dados em tempo real e possa fazer mudanças o mais rápido possível. Mas criar planilhas e gráficos toda vez que conseguir novas informações leva muito tempo e pode gerar atrasos em outras demandas. 

Com o Dashboard esse problema pode ser resolvido. As informações atualizadas ficam consolidadas em um único painel, otimizando o tempo e obtendo o resumo do desempenho das áreas e do seu negócio. Eles são excelentes ferramentas visuais que podem ser customizadas às demandas específicas e setores distintos, auxiliando na tomada de decisões

Seu principal objetivo é facilitar a visualização de dados, identificar problemas, analisar situações e acompanhar processos das empresas de forma eficiente, possibilitando uma visão clara dos dados e transparência corporativa na gestão da empresa.

Dashboards e o software de gestão empresarial

A visualização de dados através de dashboards já é uma realidade em softwares de gestão empresarial, integrando painéis de controle e fornecendo informações atualizadas automaticamente. É possível personalizá-los e comparar dados através de filtros, que facilitam análises de indicadores de desempenho (KPIs), como quantidade de demandas pendentes, tempo dedicado aos clientes, valor do ticket médio da empresa, indicadores de qualidade, dentre outros.

Os dashboards presentes no TECNICON Business Suite, por exemplo, entregam a melhor experiência para os usuários através de gráficos, gauges, comparativos de dados, filtros e personalizações. O sistema ERP facilita a criação de novos dashboards que acompanham as mudanças da empresa e diminuem o tempo de busca de informações pelos usuários. 

5 Benefícios do uso de dashboards para as empresas

A aplicação dos dashboards na gestão empresarial traz muitos benefícios para a tomada de decisão e a visão estratégica do seu negócio. Confira os 5 principais benefícios desta ferramenta

1. Auxilia na tomada de decisões

O processo de tomada de decisões fica cada vez mais fácil através dos dashboards, que centralizam informações de fácil visualização e compreensão, possibilitando uma visão ampla do seu negócio (atividades, investimentos, KPIs, prazos, estoque, entre outros).

2. Transparência de informações

Na gestão corporativa, é importante que os líderes permitam suas equipes tenham acesso aos indicadores e resultados da empresa, mantendo a transparência das informações. As ferramentas de dashboard tem o objetivo de facilitar a comunicação interna entre todos os profissionais, fornecendo uma visão mais detalhada.  

3. Otimização de tempo e recursos

A visualização por dashboards otimiza o tempo dos líderes para tomarem decisões e evitarem trabalhos manuais e complexos com a organização de dados, passando a priorizar outras atividades mais relevantes.

4. Alinhamento estratégico

Com as informações consolidadas em um único painel, a gestão se torna mais ágil e efetiva, possibilitando o alinhamento de estratégias e decisões para o crescimento do negócio

5. Maior integração entre departamentos

Este é o fator mais importante. O engajamento entre empresas e colaboradores deve ser feito de forma que os profissionais estejam a par dos resultados e KPIs do negócio, para que construam juntos metas e objetivos. É essencial para o crescimento da organização permitir o acesso destes recursos. 

Percebeu a necessidade de um dashboard na gestão da sua empresa? Agora é hora de adotá-lo e alavancar o crescimento da sua empresa. Para mais informações entre em contato com a TECNICON pelo 0800 052 3502.

 

Veja também: Internet das Coisas Industrial: o que Bill Gates pode te ensinar sobre isso?

Chat
Email
Telefone