Gestão à vista com dashboards: um grande aliado na tomada de decisões - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Gestão à vista com dashboards: um grande aliado na tomada de decisões

Acompanhe a performance da sua empresa em tempo real

gestaoavista

Como já dizia o filósofo chinês Confúcio: “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Apesar da frase parecer apenas uma famosa expressão popular, estudos científicos comprovam que os seres humanos absorvem 83% das informações por meio da visão. 

Sabendo da importância desse sentido no controle de dados e tarefas, muitas empresas passaram a adotar ferramentas visuais para acompanhar indicadores e avaliar a performance da organização de maneira mais assertiva. 

Daqui para frente, você conhecerá a metodologia de gestão à vista através de dashboards e entenderá como as imagens podem facilitar a comunicação e a tomada de decisões dentro do ambiente corporativo.

Como funciona a gestão à vista?

A gestão à vista consiste, basicamente, em apresentar e disponibilizar informações relevantes sobre o desempenho dos negócios de forma visual. Essa prática é realizada com a ajuda de recursos, como gráficos, imagens, placas, planilhas, painéis de controle, parâmetros, dentre outros.

Por meio desses métodos de gerenciamento, o controle e a interpretação dos resultados são simplificados, servindo de norte para todo o time. Eles são utilizados no acompanhamento de cada processo interno, reforçando a autogestão dos colaboradores e deixando-os alinhados em relação à estratégia e resultados da companhia.  

Em síntese, a gestão visual permite que o time enxergue a empresa de forma mais holística e transparente, através de feedbacks momentâneos que apresentam índices de performance, códigos de conduta, indicadores operacionais e táticos, metas e demais informações relevantes para o dia a dia corporativo. 

Confira como é realizada a gestão visual da produção através do Sistema Kanban

Gestão à vista através de dashboards 

O dashboard – mais conhecido como painel de controle – consiste em uma ferramenta de gerenciamento muito adotada pelas organizações nos últimos anos, pois reúne em apenas uma tela as informações e indicadores de desempenho mais significativos.

Esse método compila os dados mais importantes da empresa, gerando gráficos e tabelas de fácil entendimento. Ou seja, ao “bater os olhos” no painel, a equipe consegue interpretar rapidamente os dados e pode tomar decisões com maior clareza e agilidade.

No entanto, para que o dashboard funcione como um verdadeiro instrumento de gestão à vista, é necessária atualização e monitoramento contínuo. Com demandas e processos cada vez mais dinâmicos, o mercado corporativo precisou investir em novas tecnologias para continuar analisando todos os processos de maneira prática.

Agora, os softwares de gestão empresarial integram painéis de controle, fornecendo informações atualizadas automaticamente. Tempo dedicado aos clientes, quantidade de demandas pendentes, valor do ticket médio da empresa, indicadores de qualidade, dentre outros – são apenas alguns dos Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs) disponíveis na ferramenta.

Com dados operacionais, táticos e estratégicos acessíveis em tempo real, a companhia consegue resolver situações no momento exato e, consequentemente, alavancar seus resultados. Além disso, ela pode personalizar seu dashboard de acordo com os seus objetivos, incluindo somente indicadores e metas que realmente a interessam. 

Descubra quais são os indicadores essenciais para a indústria.

4 passos para a implantação da gestão visual por dashboards 

1- Defina quais indicadores serão incluídos na gestão à vista. Importante: não selecione informações em excesso, pois isso pode dificultar o entendimento por parte da equipe; 

2- Capacite os líderes para utilizarem o recurso e disseminá-lo ao restante da organização;

3- Estabeleça um time responsável pela coleta de dados e atualização continua dos painéis de controle;

4- Escolha qual o tipo de dashboard será utilizado (analógico ou digital) e em quais ambientes será afixado. 

Veja por que investir na capacitação da equipe é aumentar a competitividade na empresa.

Como a gestão à vista pode melhorar o comprometimento do time?

Uma equipe alinhada e motivada com o desempenho da organização pode ser o grande diferencial para o sucesso dos negócios. Contudo, a falta de comunicação e administração presente em muitas empresas acabam por interferir na produtividade dos profissionais.

Para que o comprometimento do time não seja afetado, uma das alternativas é a utilização da gestão à vista para mantê-los engajados e motivados com a performance da empresa.

Ao utilizar essa ferramenta na sua companhia, lembre-se que os painéis devem estar disponíveis em locais de fácil acesso – de preferência, espalhados por todos os departamentos. Informações claras certamente ajudarão os colaboradores a compreender como a produtividade tem impactado (positiva ou negativamente) os resultados da empresa.

Confira abaixo os principais benefícios do controle visual para a equipe:

Cada colaborador tem consciência de seus próprios objetivos e metas

Promove uma competição sadia entre os diferentes setores

Facilita o acesso a métricas de desempenho

Informações à disposição de todos

Maior integração entre departamentos

Possibilita maior autonomia

Fortalece a comunicação e a torna mais transparente

Os resultados não ficam somente nas mãos dos gestores

Amplia o conhecimento dos talentos e o domínio dos processos

Saiba também o que a visão sistêmica pode fazer pelo seu negócio.

Transparência: a chave para o sucesso

A crescente competitividade do mercado tem exigido das empresas um ritmo de trabalho cada vez mais acelerado, provocando impactos significativos no gerenciamento dos negócios. Uma das principais lacunas causadas por essa mudança é a falta de transparência em relação aos indicadores que, muitas vezes, ficam apenas sob administração dos líderes. 

Para reverter essa situação, diversas organizações passaram a adotar ferramentas de dashboards com o propósito de facilitar a comunicação interna entre todos os seus profissionais, fornecendo uma visão mais detalhada e transparente de seus resultados.

Agora, a gestão visual por dashboards tem se tornado parte da cultura organizacional, sendo uma grande aliada no compartilhamento de informações e na tomada de decisões.

Por isso, lembre-se: o engajamento da equipe é essencial para traçar metas, alcançar objetivos e trazer excelentes resultados para a companhia. 

Chat
Email
Telefone