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Investir na capacitação da equipe é aumentar a competitividade da empresa

Entenda como a qualificação dos colaboradores interfere nos resultados da organização

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Por muito tempo, o diferencial competitivo das marcas estava baseado em equipamentos modernos. Hoje, está no poder quem domina a informação e quem detém o poder sobre a moeda mais valiosa chamada conhecimento é o colaborador.  

Entenda porque investir na educação da sua equipe significa aumentar a competitividade da sua empresa. Você ainda poderá conferir algumas dicas para começar a motivar o seu pessoal.

Educação e desenvolvimento econômico 

O potencial de produtividade no trabalho de qualquer país e seu desenvolvimento econômico é determinado pelo capital humano. Segundo o relatório “Competências e Empregos: uma Agenda para a Juventude” divulgado em março deste ano pelo Banco Mundial, o capital humano tem sido chamado por muitos economistas de Nova Riqueza das Nações. 

Os efeitos da educação na economia são pauta de profundas reflexões há muito tempo. A relevância do tema é indiscutível e rendeu até um Nobel de Economia para Theodore Schultz, em 1979. Em seu estudo pioneiro, o economista usou como exemplo a capacidade agrícola para mostrar a relação entre a educação e toda a economia de um país.  

Na sua empresa não é diferente. Uma companhia só consegue atingir seus objetivos e ganhar destaque no mercado com uma equipe de alto desempenho comprometida com os objetivos da corporação. 

Educação e produtividade do trabalho

Outro dado importante comprova a importância do investimento em educação e capacitação profissional. Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que, entre 2006 e 2016, o Brasil cresceu apenas 5,5% na produtividade do trabalho. O que isso tem a ver com educação? 

Os países que apresentaram maior índice de produtividade são referências em qualidade de ensino de seus cidadãos. A Coréia do Sul é um desses casos. O país asiático viu o seu PIB disparar nas últimas décadas desde que priorizou a educação básica para os sul-coreanos. Como resultado, atingiu um crescimento de 44% em sua produtividade, como mostra a pesquisa. 

Esse exemplo também se aplica à sua companhia. Quanto mais preparada e qualificada for a sua equipe, maior é a produtividade do seu negócio. A produtividade funciona como um termômetro de eficiência técnica sobre a transformação de insumos em produção de bens e serviços. Para isso, as duas formas de medida aplicadas são Produtividade do Trabalho (PT) e a Produtividade Total dos Fatores (PTF). 

A produtividade está diretamente relacionada com a competitividade de uma empresa. Quanto mais produtivo, mais competitivo é o negócio.

Educação e Transformação Digital 

Outro fator determinante para o aumento da produtividade das companhias é a adoção da Transformação Digital. A digitalização chegou e exige atenção daqueles que querem continuar ativos no mercado. Engana-se quem pensa que o maior obstáculo para a modernização é a tecnologia. Muito pelo contrário, o grande desafio está em preparar os colaboradores para atender à realidade digital das empresas.

Exatamente, as transformações tecnológicas são um dos fatores responsáveis pala urgência no aperfeiçoamento de profissionais de todas as áreas de atuação. 

A capacitação profissional é um dos grandes problemas das empresas brasileiras. Os gestores sentem na pele como essa dificuldade é real todas as vezes que precisam contratar novos funcionários. Além do desconhecimento sobre novas tecnologias, ainda há as deficiências na formação acadêmica.

Diante desse contexto, fica claro o quanto é importante preparar a equipe para os desafios que esperam pela sua empresa, em um mercado altamente tecnológico e competitivo. 

Profissionais capacitados, altamente qualificados, com habilidades pessoais e profissionais bem desenvolvidas alcançam melhores resultados, gerando eficiência e aumento do retorno financeiro para a empresa. Para isso, a solução é investir em treinamento.

Saiba por que na Era da Transformação Digital, o pulo do gato não é a tecnologia.

Qual a importância do Treinamento Corporativo

O treinamento ajuda o colaborador a melhorar a eficiência do seu trabalho. Por isso, o primeiro passo é reconhecer quais são áreas ou habilidades que precisam ser desenvolvidas na equipe. 

Para isso, realize um diagnóstico de competências relacionadas ao conhecimento, habilidades e atitudes dos profissionais. Em seguida, pense onde a sua empresa quer estar nos próximos anos. Faça uma relação das qualificações necessárias para alcançar esses objetivos. Estabeleça estratégias para desenvolver os colaboradores para realizarem os projetos almejados.

Benefícios do treinamento 

• Desenvolve as habilidades técnicas e pessoais do colaborador

• Ajusta a pessoa às mudanças na empresa

• Aprimora comportamento e atitudes

• Alinha o profissional com a cultura da empresa

• Prepara o colaborador para objetivos da empresa

• Aperfeiçoa as competências de cada colaborador

Esses benefícios refletem em melhores resultados para a companhia de diversas formas: aumenta a eficiência do trabalho, estimula a criatividade e inovação na realização do produto ou serviço, eleva a qualidade e, consequentemente, aproxima o relacionamento com o cliente.

Treinar e desenvolver as competências do colaborador não se resume a realizar um curso esporadicamente. Implica em promover e instigar o potencial de aprendizagem da pessoa como parte da rotina corporativa. É um processo de melhoria contínua, com o incentivo a adoção de novas habilidades, conhecimentos e atitudes. 

Por isso, a empresa precisa criar um ambiente aberto a inovação e a novas experiências, que favoreçam o crescimento dos colaboradores. O segredo está em criar uma cultura organizacional que desafie o funcionário a sair da zona de conforto. Só assim, ele poderá entrar em um mundo de novas descobertas e possibilidades.

Como preparar o seu time

Antes de implantar novos treinamentos em sua companhia, fique atento a essas dicas:

1 – Saiba quais são as demandas da empresa: comece com um planejamento estratégico para identificar as principais necessidades do negócio e demandas de acordo com os seus próximos projetos. 

2 – Incentive a realização de cursos: proporcione treinamentos para os colaboradores. Estimule a realização de cursos. Deixe claro que a preparação é um requisito para o crescimento profissional do funcionário e da companhia. 

3 – Aproveite a tecnologia a favor do conhecimento: utilize plataformas de ensino a distância (EAD) para oferecer cursos e treinamentos aos funcionários. Entre as vantagens da ferramenta está a facilidade de acesso aos materiais e a flexibilidade de realização, já que o conteúdo pode ser verificado a qualquer hora. 

4 – Valorize a dedicação dos colaboradores: crie maneiras de reconhecer o empenho dos colaboradores em aperfeiçoar o seu trabalho.

5 – Desenvolva um programa de incentivo: use a remuneração como uma forma inteligente de motivar os seus colaboradores a atingirem as metas.

6 – Esclareça para o setor financeiro como é importante investir em capacitação: o investimento em treinamentos e capacitação é menor que a contratação de novos funcionários. Além disso, os colaboradores trazem novas soluções para o negócio. 

Descubra se você é um profissional 4.0.

Matriz de Habilidades

Há uma metodologia chamada Total Productive Maintenance (TPM), que pertence a uma das ferramentas do Sistema Toyota de Produção. A metodologia compõe várias técnicas de redução de custos, desperdícios e falhas, para aumentar a produtividade da fábrica. Por que estamos mostrando um conceito utilizado na indústria para falar de educação?

Bom, um dos pilares do TPM é denominado “Educação e Treinamento” e utiliza uma forma interessante para acompanhar e estimular o desenvolvimento dos colaboradores a partir da Matriz de Habilidades. Trata-se de um gráfico que mostra as competências de cada funcionário de acordo com sua função. Imagine o famoso gráfico de pizza dividido em:

Treinamentos – conhecimentos da pessoa em determinada área.

Pratica e opera – atividades que conhece e coloca em prática.

Opera e ensina – funções em que atua e ensina para outros colaboradores.

Ensina/faz melhorias – além de treinar, propõe melhorias.

Essa ferramenta visual permite acompanhar quais áreas carecem de aprimoramento e identifica os gaps de formação dos profissionais.

Conheça a ferramenta do Sistema Toyota de Produção que otimiza a gestão da produção.

Vantagem Competitiva

Vantagem competitiva é mais do que entregar um produto ou serviço com valor agregado. O que leva a sua empresa para a liderança na corrida da competitividade é utilizar uma estratégia única, de forma que nenhum dos seus concorrentes consiga replicar as mesmas práticas ou atingir os mesmos resultados do seu negócio.

Ou seja, é conseguir um diferencial quase impossível de ser imitado. Como conseguir isso? As pessoas que trabalham com você carregam consigo o bem mais precioso da empresa: o conhecimento. Elas são as responsáveis pela companhia ser o que é. Por isso, invista no desenvolvimento profissional e pessoal da sua equipe. Rodeie-se de profissionais extraordinários, estimulando o aperfeiçoamento dos seus colaboradores.

Quando você investe em pessoas – com treinamentos, cursos e desafios –, está dando uma oportunidade a elas. Essa oportunidade, sem dúvidas, irá repercutir em melhores resultados para a sua companhia e em profissionais mais felizes e satisfeitos com o trabalho.

 

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