Entenda como a qualificação dos colaboradores interfere nos resultados da organização
Por muito tempo, o diferencial competitivo das marcas estava baseado em equipamentos modernos. Hoje, está no poder quem domina a informação e quem detém o poder sobre a moeda mais valiosa chamada conhecimento é o colaborador.
Entenda porque investir na educação da sua equipe significa aumentar a competitividade da sua empresa. Você ainda poderá conferir algumas dicas para começar a motivar o seu pessoal.
O potencial de produtividade no trabalho de qualquer país e seu desenvolvimento econômico é determinado pelo capital humano. Segundo o relatório “Competências e Empregos: uma Agenda para a Juventude” divulgado em março deste ano pelo Banco Mundial, o capital humano tem sido chamado por muitos economistas de Nova Riqueza das Nações.
Os efeitos da educação na economia são pauta de profundas reflexões há muito tempo. A relevância do tema é indiscutível e rendeu até um Nobel de Economia para Theodore Schultz, em 1979. Em seu estudo pioneiro, o economista usou como exemplo a capacidade agrícola para mostrar a relação entre a educação e toda a economia de um país.
Na sua empresa não é diferente. Uma companhia só consegue atingir seus objetivos e ganhar destaque no mercado com uma equipe de alto desempenho comprometida com os objetivos da corporação.
Outro dado importante comprova a importância do investimento em educação e capacitação profissional. Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que, entre 2006 e 2016, o Brasil cresceu apenas 5,5% na produtividade do trabalho. O que isso tem a ver com educação?
Os países que apresentaram maior índice de produtividade são referências em qualidade de ensino de seus cidadãos. A Coréia do Sul é um desses casos. O país asiático viu o seu PIB disparar nas últimas décadas desde que priorizou a educação básica para os sul-coreanos. Como resultado, atingiu um crescimento de 44% em sua produtividade, como mostra a pesquisa.
Esse exemplo também se aplica à sua companhia. Quanto mais preparada e qualificada for a sua equipe, maior é a produtividade do seu negócio. A produtividade funciona como um termômetro de eficiência técnica sobre a transformação de insumos em produção de bens e serviços. Para isso, as duas formas de medida aplicadas são Produtividade do Trabalho (PT) e a Produtividade Total dos Fatores (PTF).
A produtividade está diretamente relacionada com a competitividade de uma empresa. Quanto mais produtivo, mais competitivo é o negócio.
Outro fator determinante para o aumento da produtividade das companhias é a adoção da Transformação Digital. A digitalização chegou e exige atenção daqueles que querem continuar ativos no mercado. Engana-se quem pensa que o maior obstáculo para a modernização é a tecnologia. Muito pelo contrário, o grande desafio está em preparar os colaboradores para atender à realidade digital das empresas.
Exatamente, as transformações tecnológicas são um dos fatores responsáveis pala urgência no aperfeiçoamento de profissionais de todas as áreas de atuação.
A capacitação profissional é um dos grandes problemas das empresas brasileiras. Os gestores sentem na pele como essa dificuldade é real todas as vezes que precisam contratar novos funcionários. Além do desconhecimento sobre novas tecnologias, ainda há as deficiências na formação acadêmica.
Diante desse contexto, fica claro o quanto é importante preparar a equipe para os desafios que esperam pela sua empresa, em um mercado altamente tecnológico e competitivo.
Profissionais capacitados, altamente qualificados, com habilidades pessoais e profissionais bem desenvolvidas alcançam melhores resultados, gerando eficiência e aumento do retorno financeiro para a empresa. Para isso, a solução é investir em treinamento.
Saiba por que na Era da Transformação Digital, o pulo do gato não é a tecnologia.
O treinamento ajuda o colaborador a melhorar a eficiência do seu trabalho. Por isso, o primeiro passo é reconhecer quais são áreas ou habilidades que precisam ser desenvolvidas na equipe.
Para isso, realize um diagnóstico de competências relacionadas ao conhecimento, habilidades e atitudes dos profissionais. Em seguida, pense onde a sua empresa quer estar nos próximos anos. Faça uma relação das qualificações necessárias para alcançar esses objetivos. Estabeleça estratégias para desenvolver os colaboradores para realizarem os projetos almejados.
• Desenvolve as habilidades técnicas e pessoais do colaborador
• Ajusta a pessoa às mudanças na empresa
• Aprimora comportamento e atitudes
• Alinha o profissional com a cultura da empresa
• Prepara o colaborador para objetivos da empresa
• Aperfeiçoa as competências de cada colaborador
Esses benefícios refletem em melhores resultados para a companhia de diversas formas: aumenta a eficiência do trabalho, estimula a criatividade e inovação na realização do produto ou serviço, eleva a qualidade e, consequentemente, aproxima o relacionamento com o cliente.
Treinar e desenvolver as competências do colaborador não se resume a realizar um curso esporadicamente. Implica em promover e instigar o potencial de aprendizagem da pessoa como parte da rotina corporativa. É um processo de melhoria contínua, com o incentivo a adoção de novas habilidades, conhecimentos e atitudes.
Por isso, a empresa precisa criar um ambiente aberto a inovação e a novas experiências, que favoreçam o crescimento dos colaboradores. O segredo está em criar uma cultura organizacional que desafie o funcionário a sair da zona de conforto. Só assim, ele poderá entrar em um mundo de novas descobertas e possibilidades.
Antes de implantar novos treinamentos em sua companhia, fique atento a essas dicas:
1 – Saiba quais são as demandas da empresa: comece com um planejamento estratégico para identificar as principais necessidades do negócio e demandas de acordo com os seus próximos projetos.
2 – Incentive a realização de cursos: proporcione treinamentos para os colaboradores. Estimule a realização de cursos. Deixe claro que a preparação é um requisito para o crescimento profissional do funcionário e da companhia.
3 – Aproveite a tecnologia a favor do conhecimento: utilize plataformas de ensino a distância (EAD) para oferecer cursos e treinamentos aos funcionários. Entre as vantagens da ferramenta está a facilidade de acesso aos materiais e a flexibilidade de realização, já que o conteúdo pode ser verificado a qualquer hora.
4 – Valorize a dedicação dos colaboradores: crie maneiras de reconhecer o empenho dos colaboradores em aperfeiçoar o seu trabalho.
5 – Desenvolva um programa de incentivo: use a remuneração como uma forma inteligente de motivar os seus colaboradores a atingirem as metas.
6 – Esclareça para o setor financeiro como é importante investir em capacitação: o investimento em treinamentos e capacitação é menor que a contratação de novos funcionários. Além disso, os colaboradores trazem novas soluções para o negócio.
Descubra se você é um profissional 4.0.
Há uma metodologia chamada Total Productive Maintenance (TPM), que pertence a uma das ferramentas do Sistema Toyota de Produção. A metodologia compõe várias técnicas de redução de custos, desperdícios e falhas, para aumentar a produtividade da fábrica. Por que estamos mostrando um conceito utilizado na indústria para falar de educação?
Bom, um dos pilares do TPM é denominado “Educação e Treinamento” e utiliza uma forma interessante para acompanhar e estimular o desenvolvimento dos colaboradores a partir da Matriz de Habilidades. Trata-se de um gráfico que mostra as competências de cada funcionário de acordo com sua função. Imagine o famoso gráfico de pizza dividido em:
Treinamentos – conhecimentos da pessoa em determinada área.
Pratica e opera – atividades que conhece e coloca em prática.
Opera e ensina – funções em que atua e ensina para outros colaboradores.
Ensina/faz melhorias – além de treinar, propõe melhorias.
Essa ferramenta visual permite acompanhar quais áreas carecem de aprimoramento e identifica os gaps de formação dos profissionais.
Conheça a ferramenta do Sistema Toyota de Produção que otimiza a gestão da produção.
Vantagem competitiva é mais do que entregar um produto ou serviço com valor agregado. O que leva a sua empresa para a liderança na corrida da competitividade é utilizar uma estratégia única, de forma que nenhum dos seus concorrentes consiga replicar as mesmas práticas ou atingir os mesmos resultados do seu negócio.
Ou seja, é conseguir um diferencial quase impossível de ser imitado. Como conseguir isso? As pessoas que trabalham com você carregam consigo o bem mais precioso da empresa: o conhecimento. Elas são as responsáveis pela companhia ser o que é. Por isso, invista no desenvolvimento profissional e pessoal da sua equipe. Rodeie-se de profissionais extraordinários, estimulando o aperfeiçoamento dos seus colaboradores.
Quando você investe em pessoas – com treinamentos, cursos e desafios –, está dando uma oportunidade a elas. Essa oportunidade, sem dúvidas, irá repercutir em melhores resultados para a sua companhia e em profissionais mais felizes e satisfeitos com o trabalho.