Confira nossas dicas para ter um indicador positivo e aumentar os resultados do seu negócio
A rotatividade de funcionários afeta indiretamente ou diretamente todas as áreas da empresa. Esse ciclo de pessoas dentro da companhia é um indicador valioso para qualificar a saúde empresarial. Mesmo sendo tão representativo, esse dado normalmente passa despercebido e não é avaliado com a devida importância.
Você acompanha e analisa as taxas de turnover da sua indústria? Descubra agora como esse fator pode interferir na produtividade e nos resultados do seu negócio.
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Turnover significa a diferença entre o número de colaboradores admitidos e demitidos em determinado período. O movimento de funcionários não representa necessariamente algo ruim, uma vez que depende do contexto do mercado. Por isso, esse índice precisa ser avaliado com cuidado. Um bom gestor consegue interpretar quando a mudança no quadro de funcionários é normal e em quais situações apontam problemas administrativos.
Por exemplo, há casos em que o trabalhador já apresentava baixos índices de desempenho ou desmotivação, não correspondendo às expectativas da empresa. Nessas circunstâncias, a demissão é uma oportunidade para a empresa encontrar outro profissional que se identifique com a cultura da organização. Em outro caso, o empregado aceita outra oferta de trabalho que promete um plano de carreira melhor. De qualquer forma, a troca de colaboradores é um processo difícil tanto para quem fica quanto para quem sai.
Entre os principais motivos de rotatividade nas empresas brasileiras, podemos citar: remuneração baixa e falta de reconhecimento (33%), desmotivação do funcionário (30%), preocupação com o futuro da empresa (20%) e baixo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (26%) – segundo o portal A Voz da Indústria.
De forma geral, podemos classificar as causas de turnover em três categorias: controláveis, semi-incontroláveis e incontroláveis.
1. Controláveis – são fatores em que a empresa é a única com poder de ação, como: remuneração, condições de trabalho, plano de carreira, valorização profissional, clima organizacional, gestão, entre outros.
2. Semi-incontroláveis – se refere a atitude do colaborador e características do seu perfil profissional como: relacionamento interpessoal, disciplina, motivação, comprometimento, resultados.
3. Incontroláveis – são situações inesperadas que não competem a empresa ou ao funcionário, por exemplo, doenças e falecimentos.
Ainda é preciso considerar causas externas, que podem ser classificadas como acontecimentos provenientes do cenário econômico, político ou novas oportunidades no mercado de trabalho.
Trocar o quadro de funcionários traz várias consequências para as empresas. A primeira tange o quesito emocional. A convivência diária cria laços entre a equipe que precisará se acostumar com a saída de uma pessoa que era parte do grupo.
Outro ponto que afeta diretamente o time é o acúmulo de tarefas. O desfalque de profissionais sobrecarrega os demais com outras funções até a nova contratação. Isso, inevitavelmente, pode interferir nos resultados de produtividade da sua indústria.
Os prejuízos também representam grande desembolso financeiro. Todo o processo de busca – entrevista, avaliação e contratação de novos empregados – acarreta muitos custos e tempo. O valor pode alcançar patamares mais elevados quando se trata de demissão por iniciativa da empresa, porque implica em inúmeros encargos e taxas trabalhistas.
Para resumir, as consequências da alta rotatividade vão desde o aumento de gastos, a perda de know-how, o excesso de atividades para a equipe reduzida, a queda na produtividade, o tempo e investimento para treinar novos colaboradores.
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Agora que ficou claro porque é fundamental cuidar da sua equipe e estar atento às taxas de turnover da indústria, como saber se os índices estão dentro de um padrão normal ou não?
Para isso, utiliza-se uma fórmula simples de cálculo que pode variar dependendo da realidade de cada negócio. Por exemplo, há empresas que possuem períodos de contratação de acordo com a sazonalidade. Isso acontece com indústrias alimentícias que contratam mais em épocas comemorativas como a páscoa.
Basicamente, o cálculo é feito da seguinte forma: some a quantidade de funcionários admitidos e demitidos e divida o total por 2. Em seguida, divida o resultado pelo número de funcionários da empresa. Por fim, multiplique o número por 100.
Atenção: a média final deve ter um percentual de até 5% para ser considerado um turnover ideal.
Tudo. A relevância de observar o rodízio de pessoal da companhia ultrapassa as preocupações com custos ou desestruturação da equipe. Esses números revelam algo mais profundo sobre a sua empresa e podem indicar o verdadeiro motivo porque as pessoas não querem continuar trabalhando com você.
Já parou para imaginar isso? O constante fluxo de pessoas que chegam e logo saem indica que algo precisa ser melhorado no seu processo de recrutamento ou na cultura interna. Por que você deveria se preocupar com isso?
Para responder essa pergunta, lá vai um conselho do Ed Catmull, CEO da Pixar (referência em inovação que dispensa apresentações): “A sua empresa está precisando é de pessoas. Pessoas são mais importantes que ideias. Ideias vêm depois”. O ativo mais importante do seu negócio são os colaboradores, eles fazem a sua empresa funcionar todos os dias. Por isso, é essencial cuidar do seu time.
Você deve estar pensando: essa é a função do setor de RH. É verdade, o departamento de Recursos Humanos tem grande participação nesse assunto, principalmente, durante o processo de recrutamento para encontrar as pessoas certas. No entanto, é um engano achar que sozinhos eles conseguirão solucionar todos os problemas.
Sim, tudo começa pela seleção correta de novos talentos que deve ser muito bem estruturada e organizada. Mas, não basta trazer excelentes profissionais se a empresa possui uma cultura organizacional fraca, com péssimo ambiente de trabalho e incapaz de engajar o seu pessoal. Em pouco tempo, os bons talentos atualizarão o seu Linkedin em busca de novas propostas.
Antes de prometer qualquer coisa, a empresa precisa tirar os seus valores do papel e colocá-los em prática. A melhor forma de influenciar os funcionários a incorporarem o DNA da marca parte da liderança para dar o primeiro exemplo e conseguir engajar os outros na missão da companhia.
Engajamento é o segredo: 43% dos trabalhadores desmotivados pretendem mudar de emprego o mais rápido possível. Em outra pesquisa, realizada pela Towers Watson, aponta que em 12 meses as empresas com maior índice de engajamento ampliaram o seu lucro operacional em 19% e o lucro por ação em 28% e em 36 meses ampliaram sua margem operacional em 3,7%.
Com base em experiências de especialistas em endomarketing, alguns tópicos são fundamentais para construir uma cultura organizacional forte, que diminui as taxas de turnover e, consequentemente, melhora a produtividade e resultados do negócio.
1. Mantenha o seu time motivado e engajado. Invista na comunicação interna e no relacionamento entre os setores.
2. Certifique-se de que todos estão alinhados com o planejamento estratégico da empresa. Assim, os colaboradores podem tomar decisões com base nas mesmas metas.
3. Realize ações que conectam o funcionário com as estratégias da corporação.
4. Integre todos os grupos e setores com a visão sistêmica da empresa para que juntos busquem resultados coletivos – não apenas individuais.
5. Gestores, vocês trabalham para a sua equipe! Cuide do seu time, o desempenho da sua liderança pode evitar crises.
6. Use o endomarketing como fator estratégico. Esse setor tem o papel de ouvir e ajudar desenvolvimento do empregado.
7. Utilize canais de comunicação interna para transmitir informações importantes sobre o negócio, contribuindo para a tomada de decisão dos setores.
8. Compartilhe conteúdo relevante frequentemente com seus colaboradores na linguagem adequada ao público por meio de um canal acessível.
Como a sua equipe pode adotar o método Kaizen para evoluir constantemente.
Então, turnover é mais do que a troca de funcionários. Essa alternância de colaboradores afeta a empresa de diversas formas e pode ser o sintoma de um problema de gestão. Olhe para os números dos seus relatórios trabalhistas, tente entender qual é a realidade do ambiente de trabalho. O time é o princípio de tudo na sua indústria, qualquer dificuldade interfere diretamente na sua produtividade e qualidade dos produtos.
Para que um problema interno não resulte na insatisfação dos seus clientes, invista na cultura da sua companhia. Compartilhe um sonho, divida um proposito com as outras pessoas e elas irão ajudá-lo a alcançar os objetivos mais altos da sua empresa.