Redução de custos aumenta a competitividade na indústria

Simples atitudes podem fortalecer a saúde financeira do seu negócio

Imagem meramente ilustrativa para o título: Redução de custos aumenta a competitividade na indústria

Está difícil manter as finanças da sua indústria em dia? Então saiba que pequenas despesas, quando somadas, podem dissipar o seu lucro em um piscar de olhos! 

Desperdício de matéria-prima, produção ineficiente, custos elevados com tributos, manutenções frequentes e mais uma série de gastos desenfreados, sem uma gestão eficiente, podem deixar sua empresa totalmente no vermelho. 

No entanto, fique tranquilo, pois tudo tem uma solução! Com o auxílio da tecnologia, hoje já existem diversas maneiras de reverter esse quadro e ainda contribuir para um controle orçamentário mais assertivo. 

Trace um plano de ação

Cuidar do financeiro de toda uma organização não é tarefa fácil, visto que cada departamento possui necessidades diferentes e carecem de recursos específicos para manter suas atividades em dia. O problema começa quando o orçamento é extrapolado com custos que, inicialmente, podem parecer irrelevantes e somente são levados em consideração quando a conta não fecha no final do mês.

Para que o controle financeiro não seja um obstáculo ou impeça o crescimento da indústria, o ideal é criar um plano de ação que identifique quais recursos não agregam valor ou não geram retorno para a empresa. 

Por onde começar?

O primeiro passo para ter um controle assertivo de gastos é a realização de um diagnóstico completo das despesas referentes a cada setor, pois dessa forma se torna mais fácil visualizar quais processos mais afetam o orçamento da empresa e, assim, pensar em maneiras de intervenção.  

Essa estratégia é capaz de auxiliar os gestores e principais responsáveis por cada departamento a traçar indicadores que mensurem a proporção desses gastos, ajudando-os a criar metas e programas de recuperação financeira. 

Nesta etapa, também se torna muito importante realizar um trabalho de conscientização com os colaboradores, para que eles consigam compreender a real importância de utilizar o orçamento com mais cautela e responsabilidade, evitando desperdícios e contribuindo para o crescimento sustentável da organização.

Gerencie suas movimentações financeiras 

A fim de controlar todas as entradas e saídas de dinheiro, grande parte das organizações utilizam o chamado fluxo de caixa, que registra por períodos toda a movimentação financeira existente dentro da empresa. Esses valores estão relacionados aos recebimentos (lucro), além de todas as despesas geradas com pagamentos de salários, tributos, fornecedores, dentre outros recursos. 

Por essa razão, o fluxo de caixa é um processo de suma importância dentro das indústrias. Através do lançamento de todas as finanças, é possível estimar receitas e prejuízos e analisar os resultados do negócio. 

Contudo, para que essa ferramenta se torne eficiente é essencial que todos os valores sejam devidamente registrados, por menores que sejam.  Para realizar esses lançamentos, é recomendável que as organizações invistam em um sistema de gestão integrado, com a capacidade de organizar o fluxo de caixa de todos os departamentos e fornecer uma visão global de toda a movimentação financeira. 

Com o processo de digitalização dentro das indústrias, tem sido cada vez mais simples ter o controle dos dados financeiros com relatórios contínuos que auxiliam na tomada de decisões. Portanto, ter um software que faça a gestão dos custos é crucial para o sucesso do seu negócio. 

Descubra agora Software de gestão é custo ou investimento?

O que mais acarreta em prejuízos?

Sabe aquela impressão desenfreada de papéis? Os copinhos descartáveis do cafezinho todas as tardes? O excesso de materiais que sobra todos os dias no chão de fábrica? Você já parou para pensar no quanto esses pequenos desperdícios podem fazer uma grande diferença no orçamento da sua empresa? 

Muitas companhias não param para analisar quais são os gastos mais frequentes envolvendo todos os departamentos e processos – e, quando percebem, já estão à beira do abismo. Um dos problemas mais comuns enfrentados pela maioria das organizações é referente aos gastos desnecessários com insumos, principalmente com o desperdício na rotina de trabalho. 

Recursos como água, energia elétrica e telefone também são considerados grandes vilões dentro das empresas. Por serem serviços básicos e essenciais, muitas vezes são utilizados de maneira indiscriminada, sem nenhuma cautela por parte dos colaboradores.

Tenha um controle de estoque eficaz

A superprodução de matéria-prima é o principal obstáculo vivenciado no dia a dia de grande parte das indústrias. Muitas companhias produzem muito mais do que comercializam, o que acaba implicando em um estoque excessivo de materiais e no desperdício de tempo, recursos e, consequentemente, dinheiro.

Para que essa situação não seja recorrente, é essencial realizar de modo contínuo o planejamento de toda a produção, observando a demanda real dos insumos. Possuir dentro da empresa uma gestão de estoque eficiente, pode ser uma maneira de controlar a rotatividade dos materiais em produção, de modo a recuperar a saúde financeira da organização. 

Saiba também Por que utilizar software de gestão no controle de estoque? 

Como melhorar a saúde financeira da sua indústria?

Na teoria, pode até parecer fácil cortar os principais gastos, mas na prática a realidade é totalmente diferente. Para que haja uma mudança significativa, é necessário que todos os setores da organização unam esforços para que essa transformação seja realmente efetiva.

Programas de incentivo podem ser grandes aliados das organizações. Através de pequenas premiações, os colaboradores são estimulados a utilizar de maneira consciente os recursos da empresa. Além disso, a realização de eventos esporádicos sobre sustentabilidade e cuidados ao meio-ambiente podem fazer a diferença para a redução dos desperdícios.

Confira algumas dicas para melhorar o controle financeiro da sua indústria:

• Troque itens descartáveis por outros reutilizáveis 

• Faça o uso consciente de insumos – como materiais de escritório e sobras de itens do chão de fábrica

• Tenha o auxílio de um software de gestão, a fim de gerenciar os custos

• Utilize somente rascunhos e papéis recicláveis para a impressão de documentos não oficiais

• Desligue o ar condicionado e abra as janelas

• Otimize as jornadas de trabalho dos colaboradores (reduza horas-extras)

• Invista em tecnologia para aumentar a produtividade

• Evite desperdícios de recursos - como água, luz e telefone

Por meio destas simples orientações, a sua indústria poderá controlar de maneira mais assertiva todos os custos, mantendo o fluxo de caixa em dia e tendo a possibilidade de avaliar continuamente quais departamentos e recursos estão sendo mais onerosos para a empresa. 

Como resultado, a organização reduz os desperdícios, reaproveita matérias-primas e diminui o orçamento.

Chat
Email
Telefone