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No cenário da indústria atual, para alcançar e manter uma posição de destaque, as empresas devem adotar abordagens proativas que garantam a qualidade dos produtos e eficiência de seus processos.
A gestão da qualidade total (TQM) se tornou indispensável para as indústrias que querem alcançar esse objetivo, e neste artigo abordaremos os fundamentos da TQM e como eles se aplicam no contexto industrial.
A gestão da qualidade total (TQM, do inglês Total Quality Management) é uma abordagem de gestão focada na qualidade de produtos e serviços, envolvendo o foco do cliente, o envolvimento dos funcionários e a melhoria contínua.
O seu objetivo é atender e exceder as expectativas dos clientes, e geralmente envolve o uso de ferramentas e técnicas específicas.
Existem algumas ferramentas e técnicas que podem ser implementadas na Gestão da Qualidade Total.
Confira quais são as mais utilizadas:
O termo "5S" deriva de cinco palavras japonesas que começam com a letra "S" e representam os cinco pilares da metodologia:
O CEP envolve a coleta regular de dados durante a produção, a criação de gráficos de controle e, posteriormente, a análise para determinar se o processo está sob as recomendações desejadas
Se variações além dos limites predefinidos são detectadas, ações podem ser programadas a tempo para ajustar o processo e manter a qualidade do produto ou serviço.
Esse processo é facilitado com o uso de um sistema de gestão, que integra todas essas informações em um único lugar.
O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta visual utilizada para identificar e organizar as possíveis causas de um problema específico.
A estrutura básica consiste em uma linha horizontal que representa o problema a ser analisado, e a partir dela são desenhadas outras linhas que se assemelham às espinhas de um peixe, representando as principais categorias de causas possíveis para o problema.
As categorias mais comuns são:
O objetivo é explorar todas as potenciais fontes de variação que possam estar influenciando o resultado indesejado.
Leia também: Análise de causa e efeito: o que é diagrama de Ishikawa e como fazer
Implementar a TQM na sua indústria traz uma série de benefícios significativos, tanto em termos de qualidade dos produtos e serviços quanto no desempenho geral da organização. Vamos analisar os mais importantes:
A partir da implementação da gestão de qualidade total na sua indústria e dos benefícios associados a ela, é possível alcançar resultados como:
Portanto, para implementar essa metodologia é essencial estabelecer uma cultura de qualidade e melhoria contínua, investir no desenvolvimento da sua equipe e monitorar regularmente os resultados para garantir o sucesso a longo prazo.
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