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Análise de causa e efeito: o que é diagrama de Ishikawa e como fazer

Utilize essa ferramenta de visualização que categoriza as potenciais causas de um problema

Análise de causa e efeito: o que é diagrama de Ishikawa e como fazer

O diagrama de Ishikawa - também conhecido como diagrama de causa e efeito, diagrama de Fishikawa ou diagrama espinha de peixe - é uma análise para identificar prováveis causas de um determinado problema através dos 6M’s da Manufatura.

Considerado uma das sete ferramentas básicas de qualidade, o diagrama pode ser usado para estruturar uma sessão de brainstorming que permite identificar possíveis causas para um problema, classificando as ideias em categorias úteis.

Saiba mais sobre essa técnica e como ela pode ajudar sua empresa a padronizar e potencializar a gestão da qualidade a seguir.

Surgimento do Diagrama de Ishikawa

A análise de Causa e Efeito foi desenvolvida pelo professor Kaoru Ishikawa - sobrenome que originou o nome do diagrama -, pioneiro na gestão da qualidade na década de 1960. O diagrama foi publicado em seu livro "Introdução ao Controle de Qualidade", de 1990.

Quando você tem um problema, é importante explorar todas as possíveis causas antes de pensar em uma solução, por isso a análise de causa e efeito é necessária. Esta ferramenta, representada por um diagrama, combina brainstorming com mapa mental e permite que os gestores considerem as possíveis causas que podem gerar um problema, não somente as mais óbvias. 

Sendo assim, é possível resolver o problema por completo, evitando que volte.

Quando usar um diagrama de Ishikawa?

Embora tenha sido desenvolvida como uma ferramenta de controle de qualidade, a técnica pode ser implementada em situações diferentes, como:

• Identificar possíveis causas de um problema;

• Desenvolvimento de um produto;

• Revelar gargalos ou áreas de fraqueza em um processo de negócios;

• Evitar problemas recorrentes ou esgotamento de funcionários;

• Garantir que todas as ações corretivas implementadas resolvam definitivamente o problema.

O diagrama também é usado para auxiliar nas transformações enxutas e Seis Sigma, pois permite que os fabricantes reduzam a desordem, identificando as causas básicas dos problemas e áreas de melhoria.

Confira abaixo uma explicação rápida e prática sobre esse conceito:

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Como funciona um diagrama de Ishikawa?

Visualmente, o diagrama de Ishikawa lembra o esqueleto de um peixe. A espinha representa as causas de um evento e a cabeça indica o problema central. É por causa dessa estrutura que o diagrama é chamado de diagrama espinha de peixe.

Por exemplo, no diagrama abaixo, a forma do esqueleto de um peixe é formada por possíveis causas, agrupadas por categorias. Aqui, as causas são categorizadas pelos 6 M's da manufatura: Máquinas, Métodos, Materiais, Mão de Obra, Meio Ambiente e Medição

Eles são usados como comandos para gerar hipóteses e a causa raiz de um problema, e você escreve as causas potenciais sob cada um deles nas “costelas” do peixe.

 

Ao classificar visualmente as relações de causa e efeito e determinar quais estão tendo o maior impacto, o Diagrama de Ishikawa permite tratar o problema em vez de seus sintomas. 

Como fazer um diagrama de Ishikawa?

O diagrama deve ser criado assim que a declaração do problema for escrita e os dados coletados. Ele deve ser visto como uma representação gráfica de hipóteses que poderiam explicar a falha sob investigação, servindo para comunicar rapidamente aos membros da equipe, clientes e gerenciamento. Existem quatro etapas para usar a ferramenta:

Etapa 1: Identifique o problema

Primeiro, escreva o problema exato que você enfrenta. Identifique quem está envolvido, qual é o problema, quando e onde ele ocorre. Em seguida, escreva em uma caixa no lado esquerdo de uma grande folha de papel e desenhe uma linha horizontalmente a partir da caixa. Esse arranjo, parecido com a cabeça e a espinha de um peixe, dá espaço para desenvolver ideias.

Etapa 2: Elabore os principais fatores envolvidos

Em seguida, identifique os fatores que podem ser parte do problema. Pelo menos quatro causas abrangentes devem ser identificadas e podem contribuir para o problema. Algumas categorias genéricas para começar podem incluir métodos, habilidades, equipamentos, pessoas, materiais, ambiente ou medições. Essas causas são desenhadas para ramificar-se da espinha com setas, formando os primeiros ossos do peixe.

Etapa 3: Identificar possíveis causas

Para cada causa abrangente, os membros da equipe devem refletir sobre qualquer informação de apoio que possa contribuir. Isso normalmente envolve algum tipo de método de questionamento, como os 5 Porquês, para manter a conversa focada. Esses fatores contribuintes são anotados para ramificar sua causa correspondente.

Etapa 4: Analise seu diagrama

Nesse estágio, você deve ter um diagrama mostrando todas as possíveis causas do problema que possam existir. Esse processo de decomposição continua até que a raiz do problema seja identificada. A equipe então analisa o diagrama até que um resultado e as próximas etapas sejam acordadas.

Tipos de diagrama de Ishikawa

Os diferentes tipos de diagramas de Ishikawa:

Diagrama de Ishikawa 6Ms

Como já citado acima, o diagrama 6M é geralmente usado na indústria de manufatura e envolve seis causas: Máquinas, Métodos, Materiais, Mão de Obra, Meio Ambiente e Medição. Ele pode ser usado para identificar os gargalos que atrapalham o processo de produção de uma indústria.

Diagrama de Ishikawa 8Ps

O diagrama de Ishikawa 8Ps é geralmente usado na indústria de serviços para melhorar o relacionamento com o cliente, a imagem da empresa, qualidade dos serviços e até mesmo o foco dos colaboradores. Os 8Ps são: Produto, Preço, Praça, Promoção, Pessoas, Processos, Produtividade e qualidade e por último, Perfil (evidências físicas - local e forma como o serviço é fornecido).

Diagrama de Ishikawa 4S

Também usado na indústria de serviços, o diagrama de Ishikawa 4S aborda as causas relacionadas à suppliers, systems, surrounding e skills, ou fornecedores, sistemas, ambiente e habilidades.

Controle a qualidade com o diagrama de Ishikawa

Independentemente de como você escolher usá-lo, o diagrama Ishikawa é uma ferramenta de qualidade extremamente poderosa. 

Usado de forma consistente e frequente, ele pode ajudar a identificar as causas raízes dos problemas e desenvolver ações corretivas e preventivas para eliminá-los. 

O próprio professor Kaoru Ishikawa fazia uma analogia dizendo que “padronização e controle de qualidade são duas rodas do mesmo carro”. Isso se aplica à busca pela qualidade - se você não tiver padrões rigorosos de como aplicar as técnicas, inclusive durante as investigações de melhorias, estará perdendo o controle.

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