ERP 100% mobile: os benefícios de unir gestão e mobilidade - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

ERP 100% mobile: os benefícios de unir gestão e mobilidade

Veja como um ERP mobile facilita e agiliza o processo produtivo

indústria-dispositivo-mobile

Em abril, havia 220 milhões de smartphones ativos no Brasil. Não se atenha aos números – com certeza esse dado já foi superado –, a questão é que existem mais celulares inteligentes do que os 208,5 milhões de brasileiros. 

A procura pelo aparelho no último ano surpreendeu até os mais otimistas e a maior parte dessa compra foi destinada ao uso corporativo. A IDC Brasil já havia anunciado que, em 2018, as empresas investiriam em smartphones e tablets visando uma aproximação com a transformação digital.

Isso mostra o quanto a mobilidade impacta no desempenho e na produtividade de um negócio. Sobre isso, entenda quais são os benefícios de unir gestão e flexibilidade no dia a dia da sua indústria.

ERP e mobilidade combina?

Enterprise Resource Planning (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) ou simplesmente ERP, é um software com tudo o que você precisa para gerenciar o seu negócio, desde o departamento financeiro, recursos humanos, produção, distribuição, comercial, marketing às etapas do chão de fábrica. 

O sistema armazena todas as informações importantes da companhia, organiza e disponibiliza os dados ajudando na tomada de decisões estratégicas. Para isso, o ERP é dividido em funcionalidades, processos, cadastros e outros dados importantes para a empresa. 

Um aliado tão importante para a indústria precisa estar à disposição do colaborador em qualquer situação. Nesse momento entra a facilidade da mobilidade, permitindo que o software seja alimentado e atualizado a partir de qualquer dispositivo conectado à rede.

Benefícios de um ERP móvel

Conheça algumas vantagens de usar um ERP 100% mobile:

Melhora a comunicação – Colaboradores podem trocar informações diretamente com outros colegas e gestores, mesmo estando longe do escritório ou em outro ponto da fábrica, além de poder armazenar novos dados em tempo real e compartilhar o documento com o restante da equipe.

Qualidade de atendimento – Quando a comunicação é mais ágil e está aliada ao controle das informações sobre os processos internos, o resultado reflete no fortalecimento do relacionamento com clientes, fornecedores, parceiros e stakeholders. 

Flexibilidade – O colaborador não precisa ficar limitado ao computador da fábrica para acompanhar o desempenho da sua produção. 

Agilidade para a gestão do negócio – O acesso aos dados, relatórios e funcionamento da cadeia produtiva em tempo real garante o controle da fábrica e agiliza a tomada de decisões estratégicas.

Economia de recursos – Somente com informações precisas sobre a fábrica é possível otimizar o aproveitamento de materiais e recursos. 

Competitividade – Quando a manufatura implanta novas tecnologias para melhorar a performance da cadeia de suprimentos, aumenta a produtividade e, consequentemente, a competitividade no mercado. 

Retenção de talentos – Investir em novas soluções para facilitar, melhorar e descomplicar o trabalho do seu time, com certeza, é um ponto a favor da sua empresa para atrair e reter talentos. Assim, os profissionais podem dedicar mais tempo para as habilidades técnicas e estratégicas, ao invés de se preocupar com atividades manuais e repetitivas. 

Mundo cloud – Além de contar com os benefícios de entrar para o universo cloud, você prepara a sua empresa no caminho da transformação digital.

Descubra as vantagens da computação em nuvem para o crescimento dos negócios.

Em resumo, sua indústria tem como benefícios: facilidade, eficiência, aumento da produtividade, redução de custos, automação dos dados, gestão visual de dados e muito mais.

Porque apostar em mobilidade

O termo não é novo e foi denominado pela consultoria IDC para classificar a última mudança na área de TI. Estamos falando da Terceira Plataforma, expressão usada para denominar a fase em que a web ganha força e passa a conectar todos os objetos. 

Para entender um pouco sobre o que é isso, vamos relembrar as duas fases anteriores. A primeira, início dos anos 1960 até meados de 1980, era formada pelos mainframes (aqueles computadores enormes que ocupavam uma sala inteira) e pelos PCs (os famosos computadores pessoais). A segunda, de 1986 até o início da década de 2010, foi composta pela LAN/Internet e Cliente/Server, nascimento das redes de computadores, o conceito de cliente-servidor e a internet. 

A diferença da Terceira Plataforma é que ela está dividida em quatro pilares: cloud computing (computação em nuvem), mobile (mobilidade), social business/media (negócios e mídias sociais) e big data (grande volume de dados).  

Essa é a base para as inovações tecnológicas responsáveis por transformar nossas vidas e nosso trabalho, como: Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Automação, Machine Learning, entre outras. Como já mencionamos, a mobilidade é uma parte intrínseca a transformação digital.

Os gestores perceberam a necessidade e não perderam tempo, as soluções mobile conquistaram o quarto lugar no plano estratégico das companhias brasileiras, seja no aspecto das aplicações ou em relação a gestão de dispositivos – segundo uma pesquisa IDC Brasil 2017. 

Mobilidade e Indústria 4.0

Para chegar até a construção de uma mineradora no Pará, os técnicos precisam viajar por horas dentro de um avião e continuar o trajeto de carro por alguns dias até chegar ao local. Mas, os responsáveis por gerenciar o projeto não estão no norte do país. Na verdade, eles estão em São Paulo controlando mais 20 fábricas de regiões diferentes.  

Isso graças à Quarta Revolução Industrial que, com a tecnologia – inclusive a mobilidade –, permitem que os especialistas realizem manutenções, controle de máquinas e todo acompanhamento da fabricação sem sair do escritório na capital paulista. Confira alguns exemplos do uso de dispositivos móveis na manufatura:

Manutenção – Com todas as informações na palma da mão, os operadores conseguem acompanhar as condições técnicas dos equipamentos, recebendo avisos com antecedência sobre qualquer indício de falha ou defeito. Dessa forma, é possível realizar a manutenção preventiva e evitar perdas por paradas ou mau desempenho da máquina.

Informação fácil – A partir da leitura de QR Code pelo seu smartphone, os técnicos conseguem fazer as verificações necessárias nos equipamentos e ter todas as informações sobre o processo produtivo sem depender da liberação de outro profissional.   

Vendas e controle de estoques – A automação dos dados e a mobilidade permitem que setores de vendas e estoque trabalhem de forma integrada. Assim, os pedidos são realizados em tempo real otimizando o controle do estoque. Esse alinhamento é fundamental em setores como da indústria alimentícia, que trabalha com produtos perecíveis e que precisam atender elevados níveis de padrão de qualidade. 

Muito mais do que distribuir smartphones, tablets, notebooks, smartwatch, óculos de realidade aumentada e virtual, aplicar soluções de mobilidade corporativa, começando com um ERP mobile, significa: dar mais liberdade para que os colaboradores tenham na palma da mão acesso às informações e recursos necessários para realizar seu trabalho, em diferentes pontos da fábrica ou até mesmo longe da indústria.

 

Chat
Email
Telefone