Descubra as vantagens da computação em nuvem para o crescimento dos negócios - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Descubra as vantagens da computação em nuvem para o crescimento dos negócios

Nos últimos anos, os serviços na nuvem tiverem um crescimento de 30,2%

cloud-computing

A transformação digital já é uma realidade presente em diversas organizações e tem se tornado um importante processo de transição e adequação às novas realidades tecnológicas. 

Em conjunto com as inúmeras mudanças desencadeadas pela digitalização de processos, surgiu nos últimos anos uma nova tendência no mercado da Tecnologia da Informação (TI), que está sendo adotada por inúmeras empresas ao redor do mundo e, aos poucos, introduzida no Brasil.

Conheça agora os diferenciais do cloud computing (computação em nuvem) e entenda como esse modelo está revolucionando o mundo corporativo. 

Como tudo começou

A tecnologia de computação em nuvem se popularizou há poucos anos. No entanto, seu conceito existe antes mesmo da criação da World Wide Web (WWW) – ainda na década de 1960, quando os primeiros dispositivos começaram a ser conectados em rede. 

Com a popularização da internet, no início dos anos 1990, a demanda por coleta de dados e a busca por eficiência na gestão de recursos tecnológicos começou a aumentar exponencialmente. Esse cenário permitiu que provedoras e profissionais de Tecnologia da Informação (TI) enxergassem nessa tendência uma nova oportunidade de mercado. 

Contudo, o termo cloud computing foi utilizado pela primeira vez somente em 1997, quando o professor Ramnath Chellappa o descreveu como uma estrutura de servidores conectados à internet, com a capacidade de armazenar dados e oferecer computação à distância aos seus usuários. 

Cloud computing: entenda esse conceito

A computação em nuvem consiste em uma tecnologia que possibilita o acesso remoto a diversos serviços, utilizando a internet como ferramenta de acesso. Com ela, todos os processos são realizados sem a necessidade de implantação de softwares nos dispositivos, permitindo um armazenamento de dados muito maior.

Dessa forma, as informações ficam salvas na rede, oferecendo proteção contra problemas ocasionados por malwares ou até mesmo por falhas técnicas nos equipamentos (computador, smartphone, tablet, dentre outros). 

Atualmente, existem três modelos disponíveis no mercado: 

Nuvem pública: acessada exclusivamente por meio da internet, hoje a pública é a mais utilizada pelas empresas. Ela se adequada à utilização de softwares como serviços (SaaS) e é considerada a mais barata do mercado – custos com hardware e largura de banda ficam sob responsabilidade do provedor.  

Nuvem privada: hospedada em uma intranet ou rede fechada, esse modelo foi desenvolvido para atender às necessidades de uma única organização. Ou seja, possui um data center exclusivo, apresentando praticamente as mesmas vantagens de uma pública.

Nuvem híbrida: enquanto a pública oferece maior escalabilidade às companhias, a privada tende a ser uma opção mais segura para a armazenagem de dados. Portanto, a hibrida mescla as competências dos dois modelos em uma única solução. 

No momento da escolha, cabe ao cliente analisar a mais adequada às necessidades de sua empresa. 

Acompanhe o cenário 

O cloud computing já é uma realidade presente há algum tempo em grandes companhias como a Google, que já utiliza esse conceito em várias de suas plataformas, tais como: Google Docs, Google Drive e Google Photos. Nelas, o usuário salva seus dados com mais economia e segurança, sem a necessidade de realizar um alto investimento em infraestrutura e licenciamento de software, além de utilizar remotamente todos os recursos disponíveis. 

Cada vez mais presente no dia a dia de pessoas e organizações, estudos ainda apontam que o conceito tem crescido bastante nos últimos anos. Segundo a pesquisa anual “Mercado Brasileiro de Software: Panorama e Tendências” realizada em junho de 2018 pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), o mercado de cloud teve um crescimento de 30,2% nos anos de 2016 e 2017 – especificamente nos serviços de Software as a Service (SaaS) e Platform as a Service (PaaS). 

Os dados demonstrados pelo anuário da ABES reforçam a tendência de que cada vez mais empresas estão aderindo à nuvem, principalmente, por conta do seu excelente custo-benefício se comparado aos modelos de licenciamento tradicionais.

Saiba como o modelo SaaS está conquistando o mercado. 

Quais são as reais vantagens do cloud? 

O baixo investimento é um dos principais atrativos dessa tecnologia, visto que todos os serviços ficam hospedados na rede e não há a necessidade de se construir uma estrutura física e própria de data center. 

Confira mais alguns benefícios:

• Flexibilidade – Por meio do cloud computing, o cliente tem a autonomia de contratar somente os serviços que necessitar, tendo a possibilidade de personalizá-los conforme a sua demanda e pagar somente pelas ferramentas utilizadas. Além disso, os usuários têm fácil acesso, necessitando apenas de um dispositivo conectado à internet para usufruir dos serviços disponibilizados, a qualquer hora e lugar. 

• Centralização – Departamentos e informações desintegradas? Com a computação em nuvem essa realidade ficou no passado. Agora, é possível integrar todas as áreas, permitindo maior relacionamento entre os setores, melhora no desempenho dos serviços prestados e na gestão como um todo.  

• Atualização contínua - Outro aspecto importante a ser considerado é o fato de os serviços nunca estarem desatualizados, diferentemente dos softwares tradicionais, que necessitam de uma atualização constante (geralmente realizada máquina por máquina). Com o novo modelo de armazenamento de dados esse problema é sanado, pois as atualizações são realizadas automaticamente.

• Segurança - Realizar cópias de segurança em locais físicos nem sempre é uma garantia de que as informações estarão protegidas. Já imaginou se acontece algum incidente (incêndio, curto circuito, dentre outros problemas) em sua organização e todos os arquivos são perdidos? Por meio do cloud isso não ocorre, pois, os dados ficam seguros na rede e backups são realizados a todo instante. 

Veja também 6 dicas práticas para proteger seu negócio. 

Vai ficar de fora dessa?

Como mencionado ao longo do texto, esse modelo chegou para quebrar diversos paradigmas, oferecendo aos usuários um serviço inteiramente digital, econômico e mais seguro.

Adotar essa tecnologia é pensar no futuro. Quem migrar para o cloud computing estará à frente do mercado, tendo em mãos uma excelente oportunidade de negócio para aumentar a eficiência dos processos, gerando mais crescimento e vantagem competitiva.

Ficou interessado? Então, descubra agora o que o seu negócio precisa para crescer de forma escalável. 

 

 

Chat
Email
Telefone