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Como Utilizar a Cadeia de Valor na Gestão de Processos

Este modelo cria valor para os seus clientes e auxilia no controle das atividades da empresa

Como utilizar a Cadeia de Valor na Gestão de Processos

O que uma empresa precisa para ter um diferencial competitivo? Além da tecnologia, ela deve ter o controle de todos os processos da indústria, desde a extração da matéria-prima até a chegada dos produtos para o consumidor final.

Para Michael Porter (1989), este controle deve ser feito através da criação da Cadeia de Valor da empresa, modelo que visa estabelecer “uma posição lucrativa e sustentável contra as forças que determinam a concorrência na indústria”.

Fortalecer a Cadeia de valor de uma empresa é um dos primeiros passos para o planejamento estratégico do negócio, traçando os objetivos e metas para aperfeiçoar cada área.

Descubra neste artigo o que é Cadeia de Valor e qual a sua importância na gestão de processos da indústria.

O que é Cadeia de Valor?

A Cadeia de Valor é um modelo que visa estruturar as atividades desenvolvidas por uma organização, com o objetivo de criar valor para seus clientes.

O conceito foi desenvolvido pelo professor do Harvard Business School Michael Porter em 1985, que consiste na criação de um fluxograma para o controle dos conjuntos de atividades de valor para que as empresas possam analisar o funcionamento das relações entre elas.

Este processo permite uma visão sistêmica e compreensão dos processos da empresa, podendo estabelecer novas estratégias, de forma otimizada, para as relações existentes entre cada atividade que compõe a Cadeia de Valor. Os custos também são repensados, observando as etapas da cadeia que afetam nos lucros da organização. 

O modelo de Porter descreve as atividades de recebimentos de matérias-primas, relacionamento com fornecedores (Poder de Barganha), produção, distribuição dos produtos até a comercialização do produto final.

Segundo Porter (1989), a cadeia de valor de uma empresa vai além do controle das atividades de valor, “pois uma cadeia completa está agregada de outras cadeias de valores, como as dos fornecedores e do próprio comprador, formando um sistema de valores”, como ilustra a imagem a seguir:

Saiba como criar um Planejamento de Vendas e Operações eficiente para a sua empresa.

A importância da Cadeia de Valor na indústria

Aplicar a Cadeia de Valor no seu negócio proporciona uma grande vantagem competitiva sustentável no mercado, visando maximizar resultados de cada setor.

Além disso, ela auxilia na criação de valor para produtos ou serviços destinados ao cliente final, a partir da definição das atividades essenciais. 

Agregar valor aos clientes de uma empresa é crucial no desenvolvimento de uma estratégia competitiva e, com a criação da cadeia de valor, a gestão das atividades essenciais se torna eficiente para elaborar um bom plano de negócio

Desde o recebimento de matérias-primas à comercialização dos produtos, o controle das atividades da cadeia permite determinar fluxos e buscar melhores estratégias para os setores de produção à logística que, no fim, agregam na qualidade dos produtos e na visibilidade da empresa.

De acordo com o artigo “Create Shared Value”, escrito por Porter e Kramer em 2011, os autores dão o exemplo da empresa Nestlé que remodelou seus processos de compra de café, trabalhando com pequenos agricultores em áreas de degradação ambiental para criar valor ao negócio e aumentar a lucratividade.

Elementos que compõem a Cadeia de Valor

A Cadeia de Valor de Porter é organizada em sistemas de entradas e saídas (margens) que se relacionam até a aquisição do produto pelos consumidores.

Com base nisso foi definido uma cadeia de atividades genérica e compatível com qualquer tipo de organização, divididas em Atividades Primárias e Atividades de Apoio. Observe:

São Cinco Atividades Primárias:

Logística Interna ou de Entrada: entra em ação o Poder de Barganha com os fornecedores, sendo decisivo para a criação de valor;

Operações: processos da linha de produção, como maquinário, montagem, manutenção de equipamentos (PCM), embalagens e demais atividades que agregam valor ao produto; 

Logística Externa ou de Saída: atividades relacionadas com a entrega dos produtos como distribuição, Supply Chain, gestão de estoque, entre outros; 

Marketing e Vendas: processos de branding, divulgação da marca/produto e prospecção de clientes;

Serviços: atividades associadas ao pós-venda, como atendimento ao cliente, Customer Success, SAC, entre outros;

Já as Atividades de Apoio dão suporte para as atividades primárias, divididas em quatro categorias: 

Infraestrutura: operações logísticas e administrativas da empresa, incluindo gestão geral, administrativa, financeira, contábil, entre outros;

Recursos Humanos: atividades associadas ao recrutamento, desenvolvimento de colaboradores, treinamentos internos, retenção de talentos e estreitar relações entre gestores e funcionários. Fonte de valor importante para qualquer tipo de empresa, podendo ser criado estratégias de boas práticas;

Desenvolvimento Tecnológico: o setor de produção da indústria entra nesta atividade com a automação de processos ou robotização;

Aquisição/Compra: atividades que requerem recursos necessários para a produção, operações ou ambiente interno, como a compra de matérias-primas ou negociação com fornecedores;

Como utilizar a Cadeia de Valor

Para criar e compreender a Cadeia de Atividades da sua empresa, é necessário que você siga as seguintes etapas:

Etapa 1: Identificar as subcategorias das atividades primárias e de apoio

Analise as atividades primárias do seu negócio e entenda como elas criam valor para os seus produtos. Após identificá-las, observe como as atividades de apoio contribuem para as primárias.

Nesta etapa, podemos listar 3 subcategorias:

Atividades Diretas: entregam valor sozinha, ou seja, sem precisar de qualquer outra atividade da cadeia;

Atividades Indiretas: auxiliam na entrega de valor para as diretas;

Atividades de Qualidade: garantem a qualidade e padronização das diretas e indiretas;

Etapa 2: Analise as conexões

Para potencializar seu valor competitivo, acompanhe as relações entre os processos para estruturar sua cadeia. Os elos são importantes nessa etapa, como por exemplo a implantação da tecnologia para a automação da produção.

Etapa 3: Busque constante aperfeiçoamento

Após obter a sua cadeia de valor estruturada, reveja todas as etapas e pense em novas estratégias ou melhorias que podem ser sugeridas para as atividades, maximizando a qualidade dos produtos e do gerenciamento empresarial

A empresa deve ter controle de todos os processos que garantem o desempenho e qualidade de seus produtos e funcionários.

A gestão de pessoas também é muito importante dentro do ambiente corporativo, já que reter colaboradores é o maior ativo para o funcionamento dos procedimentos. 

Veja também: Controle de chão de fábrica com ERP torna a indústria mais competitiva.

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