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Tudo sobre Six Sigma: metodologia de gerenciamento empresarial

Definir, medir, analisar, melhorar e controlar: é assim que o Six Sigma garante a qualidade de produtos e serviços.

Tudo sobre Six Sigma

Six Sigma é um método de gerenciamento empresarial extremamente qualificado que fornece ferramentas eficientes para melhorar processos. Ele tem o objetivo de corrigir erros e defeitos, além de otimizar investimentos, reduzindo custos desnecessários, aumentando, assim, o lucro, a qualidade de produtos, serviços e o bem-estar dos funcionários.

Também chamada de 6 Sigma, essa técnica é composta por dados e análises estatísticas capazes de mensurar o índice de qualidade operacional de uma empresa. Ela é responsável por gerar soluções que otimizam a qualidade de produção até que apenas os produtos que correspondem às expectativas dos clientes sejam entregues.

Para saber mais detalhes sobre Six Sigma, continue lendo este artigo!

Nome e origem do Six Sigma

Com mais 35 anos, o Six Sigma nasceu em Chicago, precisamente dentro da Motorola em 1986. A empresa registrou o método que, naquele momento, visava aumentar a satisfação dos clientes por meio de melhorias na qualidade dos produtos – algo que só era possível se houvesse mudança na produção. Depois, o 6 Sigma passou a ser aplicado também em outras áreas, como:

• Processos lógicos;

• Administração;

• Comercial.

Na matemática, a letra grega sigma corresponde à raiz quadrada da variância, o que é chamado de desvio padrão. Sendo assim, o nome Six Sigma significa seis vezes o desvio padrão. Essa metodologia visa garantir que todos os produtos de determinado processo estejam em uma faixa de até 6 sigma em relação à média geral do lote produzido. Em resumo, representa a diminuição da variabilidade dos produtos, reduzindo o risco de rejeição.

DMAIC – As 5 etapas mais utilizadas para a execução do Six Sigma

Cada etapa dessa metodologia tem ferramentas diferentes que devem ser dominadas para colocar o Six Sigma em prática:

Definir

• Voice of Customer (VOC); 

• Fornecedor Input Process Output Customer (SIPOC);

• Contrato de melhoria;

• Matriz de análise de stakeholders;

• Matriz de comunicação.

Mensurar

Para processos: mapeamento de processos, criação de fluxogramas e elaboração de um Value Stream Mapping (VSM) ou mapeamento do fluxo de valor;

Para dados: gráficos de tendência, controle e frequência, análises de capacidade e Measure System Analysis (MAS).

Analisar

• Análise do valor;

• Análises de desconexões;

• Análise de Regressão Linear;

• Diagrama de Ishikawa;

• Utilização de Poka-Yokes;

• Técnicas de criatividade;

• Estudo de correlação.

Melhorar

• Utiliza-se o planejamento de experimentos fatoriais por meio do b (Planejar, Fazer, Verificar e Agir).

Controlar

• Utiliza-se o Diagrama de Campos de Força na fase de implementação e mudanças.

Six Sigma VOC

Citado na primeira etapa do DMAIC, o método VOC ajuda a coletar informações do cliente que serão utilizadas para transformar ideias de melhorias em indicadores precisos. Para que ele seja efetivo, as opiniões reais devem ser obtidas diretamente com o público. Isso pode ser feito por meio de pesquisas online, por exemplo.

Com as necessidades claras e determinadas, o Six Sigma poderá interferir nos processos para chegar ao produto ou serviço que o mercado espera receber.

Six Sigma X Lean

Lean Manufacturing é uma filosofia operacional que analisa os desperdícios da linha de produção. Ele tem o mesmo propósito geral do Six Sigma: oferecer ao cliente a mais alta qualidade. No entanto, as duas metodologias lidam com seus objetivos de maneiras diferentes:

Apesar das diferenças, Lean e Six Sigma compartilham algo em comum: o forte suporte da gestão para padronizar a forma de fazer negócios.

Six Sigma e Qualidade Total

A implementação da metodologia Six Sigma corresponde a uma sequência de objetivos. Nesta etapa, encontramos alguns princípios de Gestão de Qualidade Total (TQM) – uma abordagem que envolve todos os setores de uma empresa para alcançar a maior porcentagem de elementos satisfatórios, reduzindo desperdícios e melhorando elementos de saída.

Sabendo disto, este método tem o objetivo melhorar todos os processos que levam ao produto final. Ele pode ser implementado em qualquer tipo de operação mensurável e não apenas na produção.

Certificações Six Sigma

O 6 Sigma envolve pessoas para o seu aproveitamento máximo. Para isto, equipes podem fazer os treinamentos da metodologia que é classificado por faixas

White Belts

Indicado para os profissionais da operação, que serão treinados para ter melhor desempenho nas funções do dia a dia de modo a contribuir com o trabalho dos Yellow, Green e Black Belts.

Yellow Belts

Este nível envolve os profissionais do nível tático. Eles serão treinados para dar suporte aos Black e Green Belts na implantação de projetos, além de auxiliar na utilização de ferramentas Six Sigma no dia a dia.

Green Belts

Aqui, estão os engenheiros e administradores a nível de supervisão na empresa. Eles serão treinados para realizar atividades de melhoria contínua nos processos.

Black Belts

Os Black Belts são gestores em uma empresa, aqueles que respondem apenas ao Master Black Belt. Serão treinados para trabalhar na execução e monitoramento dos projetos com dedicação de 100% do tempo ao programa Six Sigma.

Master Black Belt

O último nível de certificação está relacionado ao cargo mais alto da empresa. Além de um treinamento completo sobre todas as outras fases do programa Six Sigma, eles também fazem treinamento de liderança, comunicação, condução de projetos, resultados, gestão e negócios.

Enfim, o Six Sigma é um método que reestrutura o negócio, modelando a mentalidade do funcionário da linha de produção ao CEO. Afinal, para gerar grandes mudanças nos processos, todo o time deve estar empenhado em garantir a satisfação do cliente. Se você concorda, este pode ser um grande aliado na correção e otimização do produto final que a sua empresa entrega. 

 

Veja também: Tudo sobre WCM e como aplicá-lo a indústria 4.0

 

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