Conheça o passo a passo prático para eliminar erros com o Poka Yoke - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Conheça o passo a passo prático para eliminar erros com o Poka Yoke

Saiba como o método funciona e como implantá-lo na sua empresa

indústria-pokayoke

Essa é uma das ferramentas do sistema Lean Manufacturing. Além da sua história um tanto inusitada, vale a pena conhecer o método que é infalível para eliminar as falhas técnicas e humanas da sua indústria. 

Como eliminar as falhas da sua indústria com o método Total Productive Maintenance (TPM).

O que significa Poka Yoke

Poka Yoke é um termo japonês traduzido como “à prova de erros”, mas esse é apenas o final simpático da história. Acredite, tudo começou de um jeito nada amistoso. Convido você a fazer uma breve volta ao passado, mais especificamente para o Japão no ano de 1961. 

O engenheiro Shigeo Shingo trabalhava na indústria Toyota – ele ainda não sabia, mas seu trabalho se tornaria referência para o mundo. Ainda que gostasse de sua função, um problema aborrecia o senhor Shingo: todos os dias na fábrica automotiva haviam inúmeras falhas e itens defeituosos na produção. 

Incomodado com a situação, Shingo desenvolveu técnicas para evitar falhas durante o processo produtivo. Assim, o engenheiro nomeou o sistema como Baka (idiota) Yoke (à prova de). Exatamente, uma ferramenta “à prova de idiotas”. Claro, como o nome poderia ser considerado indelicado, foi substituído por Poka Yoke (à prova de erros). 

Chega de história! Vamos voltar ao presente e entender como funciona a criação de Shingo.

O método Poka Yoke

A ferramenta tem o objetivo de auxiliar o operador a evitar erros como a escolha de peças erradas, montagem incorreta ou esquecimento de componentes. O sistema garante que as falhas e defeitos não tenham continuidade na produção. Assim que é detectada alguma inconformidade, a máquina interrompe o processo, impossibilitando que a peça com defeito seja percebida apenas no final da linha produtiva. A meta é alcançar 100% de qualidade. 

O método deu origem a dispositivos à prova de falhas a partir de peças com encaixes perfeitos que impedem conexões erradas. É como os cabos do seu computador, no qual cada entrada possui um encaixe específico. Por exemplo, o cabo do monitor não funciona no acesso para o fone de ouvido. 

Essa invenção à prova de falhas ultrapassa as barreiras da indústria e está mais próxima do seu dia a dia do que você imagina, como o sensor no automóvel que detecta a falta do cinto de segurança. Ou o aparelho que impede a porta do trem de abrir durante o deslocamento. Esses são exemplos de recursos que evitam falhas, garantindo a segurança das pessoas.

Outra aplicação desses mecanismos é dentro dos softwares de ERP. A tecnologia impede que documentos, como os adotados na cobrança de fretes, sejam computados de maneira errada em relação ao custo, metragem, peso e quantidade dos produtos carregados para o cliente. Assim, o sistema não registra dados incorretos.

Exemplos de dispositivos à prova de falhas 

Os instrumentos da técnica Poka Yoke possuem melhorias com a instalação de funcionalidades para a prevenção de defeitos. Dessa forma, reúnem as seguintes características:

1. Em caso de erro na fabricação, o material será interrompido no instrumento.

2. A máquina não funciona com irregularidades no material. 

3. A máquina não inicia o processo enquanto houver erro de trabalho. 

4. Quando há erros de trabalho ou alguma etapa é ignorada, as correções são feitas automaticamente.

5. Quando o produto apresenta alguma irregularidade, não passa para a próxima fase da produção.

6. Quando algum passo é esquecido, o processo seguinte não será iniciado.

Benefícios da ferramenta

Conheça algumas vantagens dessa técnica japonesa.

• Reduz custos provenientes de falhas técnicas e humanas;

• Elimina produtos defeituosos;

• Evita novas falhas e defeitos;

• Melhora a qualidade da produção;

• Aumenta a segurança na linha produtiva.

6 passos para adotar o Poka Yoke

Para implantar o sistema, é preciso seguir um passo a passo prático. Fique atento às seguintes etapas:

1. Saiba tudo sobre a falha – Antes de qualquer ação, é preciso conhecer exatamente qual é o defeito do produto e o registro correto do problema ajuda nessa etapa. Por isso, documente a falha que deve ser corrigida com fotos, vídeos e descrições detalhadas.

2. Compreenda as causas – Esclareça a causa e a origem do problema. Dentre as principais falhas humanas que geram esses defeitos podemos relacionar: 

• Falta de concentração ou esquecimento;

• Inércia mental, decisão “sem pensar”, excesso de familiaridade;

• Análise superficial ou rápida; identificação errônea;

• Falta de experiência, amadorismo;

• Imprudência ou teimosia; 

• Distração momentânea;

• Lentidão na ação, demora na decisão;

• Ausência de padrão, falta de procedimento;

• Situação inesperada, surpresa;

• Má fé ou erro intencional.

3. Pense na solução – Como prevenir a falha? Como identificar o defeito com antecedência? 

4. Prova real da solução – Teste a solução e tenha em mente que o recurso adequado deve eliminar a falha ou defeito com baixo custo. Para que o resultado tenha validade, a correção deve ser aplicada no mesmo local da falha, impedindo que o problema se espalhe.

5. Implementação – Depois de aprovado, o projeto pode ser implantado em toda a empresa.

6. Documentação – Registro das informações com os dados iniciais e o resultado. Com os números do antes e depois, é possível comparar e desenvolver outras soluções para o Poka Yoke.

Diferença entre Poka Yoke e Jidoka

Jidoka quer dizer automação com inteligência humana. Ou seja, refere-se à automação da máquina para detectar e interromper o processo assim que encontrar um erro. A ferramenta garante controle de qualidade ao processo e, consequentemente, maior qualidade dos produtos, além da redução de desperdícios. 

Com essa tecnologia o operador deixou de ser apenas um vigia do equipamento, já que a máquina ganhou habilidade de detectar inconformidades automaticamente. Portanto, o Jidoka basicamente está relacionado a tecnologia em si, enquanto o Poka Yoke é uma série de práticas e processos que identificam falhas e defeitos por meio de dispositivos pensados para prevenir qualquer dificuldade. solução 

O segredo é prevenção

Uma das grandes lições da metodologia Poka Yoke é se antecipar a qualquer erro. Seja proativo. A ferramenta do sistema Lean reúne técnicas ou equipamentos que identificam falhas antes que elas se transformem em defeitos percebidos pelo cliente. Uma ação proativa e preventiva pode evitar que erros se perpetuem e afetem o produto acabado, comprometendo a qualidade do material que será entregue ao parceiro.

 

 

Chat
Email
Telefone