Veja como essa estratégia garante maior eficiência da produção
Pensar em logística vai muito além de armazenar e transportar produtos. Na realidade, este ramo de atividade possui diversos campos de atuação dos estratégicos aos mais operacionais, contemplando os pontos de fornecimento de matéria-prima à distribuição do produto acabado ao consumidor.
Gerenciar o fluxo de mercadorias não é uma tarefa fácil, mas as organizações que possuem estratégias muito bem estabelecidas conseguem alavancar seus resultados de maneira efetiva, reduzindo consideravelmente os custos de produção e aumentando a qualidade dos produtos. Assim, tornam-se cada vez mais competitivas no mercado.
Para facilitar a compreensão sobre esse setor indispensável no dia a dia de uma empresa, listamos abaixo três áreas que compõem a Logística Integrada e seus principais diferenciais.
Para que todos os departamentos e processos trabalhem em completa harmonia, é preciso haver comunicação eficaz entre todas as partes envolvidas, além de uma visão macroespacial de tudo o que ocorre dentro da empresa. Sabendo dessa necessidade, houve, nos últimos anos, uma mudança no processo logístico de inúmeras organizações, visando integrar toda a cadeia produtiva a partir de uma única estratégia.
Durante muito tempo, essa área foi considerada estritamente operacional e responsável apenas pela gestão de estoques e transportes. Hoje, o setor possui uma importância bem mais ampla nas atividades estratégicas das organizações, sendo capaz de impactar processos, gerar melhorias e controlar todas as etapas de produção.
Em razão dessa profunda interatividade entre os setores, a logística passou a criar valor para as empresas de quatro formas diferentes: valor de tempo (transporte), valor de espaço (armazenagem), valor financeiro (negociações) e valor de informação (ferramentas de controle – ERPs).
A partir disso, foi criada a definição de Logística Integrada dentro da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain), com o propósito de desenvolver uma visão única e, ao mesmo tempo, holística sobre os processos. Confira abaixo as três principais etapas dessa estratégia:
O termo “inbound” tem o significado de “entrada” que, por si só, já define o conceito do processo logístico. A Logística Inbound é a principal responsável por todo o processo de locomoção, recebimento e descarga de matérias-primas dentro da organização, fazendo a ponte entre a negociação de compra com os fornecedores até o armazenamento dos pedidos dentro no chão de fábrica.
Seu principal objetivo é garantir a aquisição de materiais de boa qualidade pelo menor preço possível, sempre prezando por um excelente relacionamento com os seus parceiros de negócio. Ou seja, é a etapa que assegura que os demais processos produtivos se desenvolvam dentro das características e padrões necessários para a comercialização.
Principais atividades:
• Contato com fornecedores;
• Escolha de matérias-primas;
• Controle entre a expedição do produto e o seu transporte;
• Auditoria na qualidade da produção;
• Recebimento de materiais.
Conheça 4 exemplos práticos da adoção da Indústria 4.0 nas fábricas
Essa área é incumbida de gerenciar toda a circulação de materiais utilizados dentro da linha de produção. A Logística Industrial é de suma importância no chão de fábrica, pois garante o abastecimento de insumos, fiscaliza a movimentação correta das matérias-primas e coordena inúmeros processos até a última etapa de fabricação.
Nesta fase, é bastante utilizado o sistema de administração de produção denominado Just In Time (JIT), visando a eliminação de desperdícios baseado em um mindset de melhoria contínua dentro da fábrica. Ferramentas como Kanban, Total Productive Maintenance (TPM) e Kaizen são imprescindíveis para reduzir custos e otimizar o tempo de produção.
Principais atividades:
• Administração de materiais;
• Armazenamento das mercadorias;
• Monitoramento da qualidade da produção;
• Abastecimento de linha;
• Empacotamento e circulação dos produtos dentro da fábrica;
• Gestão de estoque;
• Expedição.
Assim que a indústria conclui a fabricação de seus insumos, inicia-se o último processo envolvendo a Logística Integrada: o momento da entrega dos produtos ao cliente. Nesse momento, o fluxo logístico fica responsável pelo transporte e a distribuição da mercadoria, garantindo que os itens cheguem com segurança aos centros de distribuição (CDs) ou aos consumidores finais.
Essa fase é determinante para a companhia, pois tem o papel fundamental de medir o nível de satisfação dos clientes. Planejamento de rotas, contratação de operadores logísticos ou transportadoras, monitoramento e das entregas e supervisão de trocas e devoluções são alguns dos procedimentos que estão sob responsabilidade da Logística Outbound.
Principais atividades:
• Separação e entrega aos centros de distribuição ou clientes finais;
• Administração para troca de produtos;
• Planejamento de entregas;
• Supervisão do transporte;
• Gerenciamento da gestão de distribuição;
• Avaliação da satisfação do consumidor.
Ao analisar as três principais etapas que compõem a Logística Integrada dentro das organizações, nota-se que estão interligadas e se complementam de alguma forma. Portanto, para que essa estratégia funcione de maneira eficaz, é fundamental que haja um excelente fluxo de informações entre as áreas que pode ser alcançado por meio de uma boa comunicação interna, presente da pré-produção à entrega aos clientes finais.
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Como todos os processos industriais, a logística também não ficou de fora da Era de Transformação Digital que se é cada vez mais presente dentro das organizações. Por meio dessa nova tendência, as etapas de produção se mantêm conectadas, 24 horas por dia, a dispositivos ágeis e inteligentes.
Com o auxílio de tecnologias como o Big Data, Internet das Coisas (IoT), Machine Learning, Inteligência Artificial e Cloud Computing, o processo logístico se torna mais eficiente, levando menos tempo para a execução das tarefas e diminui consideravelmente o número de falhas.
Confira os 8 principais benefícios da Logística 4.0:
1- Redução do lead time;
2- Visão integrada da Supply Chain;
3- Diminuição do estoque – próximo a zero;
4- Processos 100% digitais;
5- Redução de mão de obra humana;
6- Administração e planejamento completo de armazéns, por meio de sistemas de gestão;
7- Uso de robôs;
8- Otimização de tempo.
As empresas que apostarem nessa tendência terão um grande diferencial competitivo para saírem à frente da concorrência e conquistarem o mercado. Saiba Indústria 5.0: a colaboração entre homem e máquina.
Seja na indústria, no varejo ou, até mesmo, no comércio de rua, a presença de atividades integradas pode ser a grande chave para o sucesso de qualquer negócio. Por meio de um trabalho conjunto, envolvendo as três fases da Logística Integrada, as empresas conseguem desenvolver a visão sistêmica dos processos,
Além disso, as companhias também podem contar com as novas tecnologias provenientes da Logística 4.0, uma realidade que se faz cada vez mais presente no cotidiano industrial. A partir dela, será possível desenvolver processos mais rápidos, conectados e inteligentes, aproveitando ao máximo a capacidade produtiva da fábrica.
Confira as principais vantagens proporcionadas pela integração da Cadeia de Suprimentos:
• Gestão completa de processos desde a pré-produção;
• Bom relacionamento com fornecedores e clientes;
• Melhora na comunicação interna;
• Redução de custos e gargalos na produção;
• Controle sobre o fluxo de informações;
• Aumento na qualidade do produto;
• Melhora na satisfação do consumidor;
• Redução de retrabalhos;
• Eficiência na produtividade;
• Diminuição de desperdícios;
• Excelência no transporte e entrega;
• Tecnologia como uma grande aliada;
• Diminuição de custos operacionais;
• Gerenciamento dos prazos de entrega;
• Otimização de tempo (maior agilidade nos processos).
Com todas as informações e processos interligados de maneira inteligente, é possível ter um controle assertivo do fluxo logístico, sendo possível gerenciá-lo em todas as fases do Supply Chain. Dessa forma, a empresa consegue melhorar consideravelmente a sua produtividade, diminuir o tempo de fabricação e impulsionar os seus resultados.
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