Como a Indústria 4.0 determina a competitividade da manufatura - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Como a Indústria 4.0 determina a competitividade da manufatura

Adotar as novas tecnologias é uma questão de sobrevivência para a fábrica

Indústria 4.0-competitividade-manufatura

Certa vez, Elon Musk contou que: “quando Henry Ford criou carros baratos e bons, as pessoas disseram: ‘Ah…o que há de errado com cavalos?’. Essa foi uma aposta enorme que ele fez e funcionou”.

Isso acontece com toda tecnologia disruptiva. No começo, há resistência e quem não consegue acompanhar a tendência tenta barrá-la de alguma forma.

Assim como na época de Ford, assistimos surpresos a consolidação de uma série de mudanças tecnológicas que antes eram apenas ficção científica. Engana-se quem acha que elas são apenas temporárias, muito pelo contrário: as transformações digitais são parâmetros para o desenvolvimento e a sobrevivência de qualquer negócio.

E aí, você vai participar da transformação ou vai ficar parado esperando-a passar como um rolo compressor sobre o seu negócio?

Saiba como a Indústria Automotiva 4.0 vai mudar o mercado.

Robô na minha fábrica?

A tecnologia na manufatura é essencial e significa muito mais do que um status relacionado à modernidade. A Internet 4.0 – responsável pela Quarta Revolução Industrial – leva para as indústrias um conjunto de inovações tecnológicas que garantem ao seu negócio produtividade e competitividade. 

Veja como a tecnologia pode impactar na competividade da fábrica:

Indústria customizável – O ciclo de vida mais curto e a complexidade dos produtos exigem uma produção flexível e rápida o suficiente para atender às demandas do mercado. A digitalização da fábrica permite que a cadeia produtiva se adapte às novas configurações de produtos sem prejudicar o ritmo da produção.

Produção inteligente – Os consumidores gostam de exclusividade e buscam produtos cada vez mais personalizados. Esse sempre foi um obstáculo para a manufatura, conseguir customizar na linha de produção. Com a Era 4.0, as indústrias conseguem reprogramar as máquinas para mudar a ordem de produção.

Novos modelos de negócios – Além de otimizar os processos produtivos, a tecnologia da Fábrica Inteligente ajuda no desenvolvimento de novos produtos e serviços, impulsionando modelos de negócio ainda não explorados pelo mercado.

Mão de obra capacitada – Enquanto as atividades manuais e repetitivas ficam sob responsabilidade das máquinas, os profissionais têm a oportunidade de se aperfeiçoarem em funções de controle, manutenção e coordenação de projetos e equipamentos. 

Indústria sustentável – Ser sustentável é fundamental para uma empresa crescer e ser lucrativa. A Manufatura Avançada contribui com esse processo reduzindo o consumo de energia, utilizando a planta fabril de forma mais eficiente, otimizando os processos e promovendo uma produção inteligente e inovadora.

Conheça outros benefícios da automação de processos na indústria.

Como está a competitividade brasileira?

O potencial do Brasil é indiscutível, porém, há uma série de fatores que comprometem o crescimento do país, como a falta de abertura da economia nacional, mercado laboral pouco flexível e falta de qualidade na educação. 

Apesar do otimismo do mercado em relação a perspectiva de melhora desse cenário em 2019, esses obstáculos têm influenciado o desempenho da nação em relatórios internacionais. Como o ranking global de competitividade do World Economic Forum, que, em 2018, apresentou o Brasil na 72ª posição do relatório – sendo que no ano anterior ocupamos a 62ª classificação.

Dados como esse são profundamente relevantes porque a perda da competitividade nacional afeta diretamente o crescimento econômico e a geração de empregos. Ou seja, é um ciclo: para voltar a prosperar é preciso estar no mesmo nível da concorrência e isso requer mais produtividade.

De acordo com o Mapa Estratégico da Indústria 2018/2022, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a produtividade da indústria brasileira teve rendimento abaixo do percentual dos seus maiores parceiros comerciais – o que prejudica tanto o mercado doméstico quanto o internacional. Em função disso, a meta é superar esse cenário aumentando a produtividade da indústria brasileira em 20% (de 108,8% para 130,6%).

Você sabia que 42% das indústrias desconhecem a importância das novas tecnologias?

Na corrida pela Transformação Digital 

Há 11 anos, quando o mundo enfrentou a maior crise do capitalismo, uma das soluções encontradas pelos países foi a inovação. Investiu-se em desenvolvimento tecnológico, transformando o conhecimento em novos negócios. As regiões que adotaram essa ideia obtiveram sucesso e esse é o caminho que devemos trilhar. 

Diante desse contexto, surge outra expectativa para o Brasil: ter 15% de suas indústrias revolucionadas pela Indústria 4.0 em até 10 anos. Países como Alemanha, Coreia do Sul, EUA e Israel já atingiram esse patamar. Por aqui, ainda temos muito o que conquistar, pois, no momento, somente 2% das nossas fábricas são inteligentes – segundo dados da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Como deu para perceber, a manufatura tem um grande desafio pela frente. Para a surpresa de muitos, a dificuldade não está na falta de tecnologia. Os recursos, por mais complexos e modernos que sejam, são acessíveis inclusive em terras tropicais. Na verdade, o maior empecilho está na cultura corporativa. Tudo começa com uma boa gestão que entende a necessidade de melhorar os processos e modernizar a fábrica para atingir resultados expressivos.

Agora, já esclarecemos porque a tecnologia é tão importante para a competitividade da indústria. Então, vamos descobrir qual é o próximo passo.

Por onde começar?

Você, como um profissional atento e comprometido com o sucesso do seu negócio deve estar se perguntando: como posso modernizar a minha indústria? Antes de se preocupar com a tecnologia de última geração, preste atenção a alguns passos iniciais.

1. A modernização da fábrica é um processo realizado em fases, portanto, avalie a situação atual da sua indústria e estabeleça como será cada etapa do processo. É importante definir os impactos e benefícios que a mudança acarretará na companhia.

2. O planejamento deve ser realizado de forma vertical, começando pelo parque fabril. Lembre-se: não precisa mudar tudo de uma vez. Faça as primeiras implantações nas áreas que terão mais impacto na produtividade da cadeia produtiva.

3. Estude o modelo atual da sua fábrica e visualize como ele deve ser daqui a 5 anos. Analise quais são as maiores dificuldades da indústria, o que compromete o seu desempenho e precisa ser mudado. A partir de um projeto de futuro ideal, elabore um plano com uma solução adequada e flexível para alcançar as metas.

Veja outras dicas para encontrar a solução que vai impulsionar o seu negócio.

Importante: a velocidade da evolução depende do estágio de tecnologia em que a sua indústria se encontra. 

Benefícios 

Após a fase de transição da indústria tradicional para o modelo 4.0, os efeitos da mudança no seu negócio serão percebidos em todas as áreas da organização. Na produção, os avanços aparecem na alta qualidade aos produtos, redução de defeitos, uso inteligente dos insumos, otimização do tempo de desenvolvimento das peças e produção customizada na linha produtiva. Tudo isso reverte em produtividade.

As vantagens também se estendem para outros setores, integrando as equipes de design, desenvolvimento de produto (P&D), materiais, produção, marketing, venda, distribuição e pós-venda. 

Veja alguns exemplos de como as empresas têm utilizado a tecnologia e desfrutado de ótimos resultados.

• A mineradora Vale instalou sensores que identificam problemas em seus caminhões. Com o recurso, a companhia conseguiu prolongar em 30% a vida útil dos pneus dos veículos que transportam o minério, economizando US$ 5 milhões.

• A Amazon tem roubado a cena com sua expansão e exploração de novos mercados. Para conseguir organizar os seus estoques e manter o ritmo de crescimento, a empresa conta com a ajuda de robôs para movimentar os produtos e prateleiras no estoque da produção. Dessa forma, garante o controle e agilidade das entregas. 

Faz parte do processo

Além da inovação e adoção de novas ferramentas, para a indústria se tornar 4.0 é imprescindível estar atento a outros fatores que ultrapassam o quesito tecnologia. A ideia da transformação deve começar pela gestão e ser introduzida na rotina dos colaboradores. Esse é um processo que requer participação de toda a equipe. Por isso, é preciso deixar claro para todos os funcionários a importância da mudança e introduzir uma cultura de inovação na organização.

Outro fator fundamental é preparar os colaboradores. Desenvolva a sua equipe, pois são eles que vão operar os novos equipamentos e processos. Capacite os seus funcionários para que eles também possam criar soluções e métodos que venham contribuir com o crescimento da indústria e incentive os profissionais a encontrar um jeito melhor de fazer suas tarefas. 

Para finalizar

Vale ressaltar que a Indústria 4.0 não depende apenas de máquinas ultramodernas, uma vez que a transformação começa com uma nova mentalidade ligada a inovação. A ideia deve ser divulgada e cultivada na cultura da empresa para iniciar o plano de sucesso e muita tecnologia. 

Observar a realidade das indústrias brasileiras deve ser um incentivo como um mar de oportunidades para se destacar como pioneiro tecnológico do seu segmento. Essa é a nossa chance de passar direto para o nível 4.0.

 

 

Chat
Email
Telefone