
Mesmo com as lojas fechadas, é possível continuar vendendo através da internet
A pandemia do novo coronavírus COVID-19 provocou impactos agressivos na economia e em diversos segmentos, principalmente o varejo e a indústria.
Com as recomendações dadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o comércio de pequenas e grandes empresas teve que ser paralisado sem data para voltar à normalidade.
Mas quais são as alternativas para manter as vendas de produtos e serviços durante essa crise? Confira 7 sugestões que separamos para você continuar vendendo.
Devido ao isolamento, as empresas estão adotando o home office para os colaboradores. Nesse novo formato, atualize-os sobre como será o funcionamento do seu negócio, horários, questões de segurança e a nova estratégia de atendimento e vendas.
Com a ajuda do RH, a sua empresa pode criar comunicados internos através de e-mails, grupos de Whatsapp, Facebook, chats, Blog Interno e em reuniões semanais por vídeochamadas.
Transforme a sua cultura organizacional com essas 8 tendências do novo RH para 2020.
É muito importante que os seus clientes também saibam das novas mudanças da empresa. Informe-os os horários de atendimento, o novo formato de trabalho, a nova estratégia, as medidas adotadas e como irão ajudá-los durante este período.
Crie e-mails informativos, envie mensagens ou postagens nas redes sociais claros e objetivos, a fim de tirar todas as dúvidas dos clientes.
Perder clientes agora pode ser ainda mais prejudicial para a sua empresa. Reveja o seu modelo de negócio e produto/serviço para continuar agregando valor aos seus parceiros.
Se a sua empresa só tem uma loja física, inove. Crie uma loja online e ofereça serviços especiais, como o delivery de produtos aos clientes.
Mantenha um relacionamento próximo do seu cliente, entenda as suas necessidades, o cenário em que ele se encontra e como podem ajudá-lo nesse momento delicado. Negociar pode ser uma opção nesses casos.
Conheça o que é Churn Rate, como calcular e reduzir para reter clientes.
Hoje as redes sociais são muito importantes para aumentar a visibilidade, presença digital e as vendas das empresas. Elas permitem que os usuários possam comprar seu produto ou serviço online, sem contato físico, de maneira fácil e rápida.
Aproveite para divulgar e vender na sua página ou marketplace do Facebook. Se você possui um e-commerce que integre com essa rede social, você consegue controlar o estoque e as formas de pagamento de uma só vez.
No Instagram, a sua empresa pode utilizar do Stories para anunciar produtos por meio do storytelling (contar histórias que atraiam o público), criar enquetes e direcioná-los para o seu site.
A plataforma também permite etiquetar seus produtos no Instagram Shopping. Com ele você pode informar o preço e detalhes na foto do seu produto e direcionar para o seu e-commerce.
A Internet virou um grande canal de vendas. Se você ainda não tem um e-commerce, essa é hora certa para migrar o seu negócio para o digital.
O e-commerce é uma plataforma de comércio eletrônico que realiza vendas pela internet. No modelo B2C, são vendidos produtos ou serviços que são pagos na plataforma e entregues em domicílio ou retirados nas lojas físicas.
Com muitas pessoas em casa, reforçar a divulgação do seu produto em seus canais online pode ser vantajoso e lucrativo. Em sua estratégia de vendas, faça ofertas especiais em sua loja virtual com serviço de delivery incluso.
Para tornar os clientes mais competitivos, o TECNICON Business Suite possui a área de negócio de e-commerce para negócios B2C e B2B. Integrado a solução ERP, as vendas podem ser realizadas em redes privadas ou internet, em tempo real, sem esperas de atendimento.
O que a sua empresa pode fazer para facilitar a vida de seus clientes em tempos de reclusão? A entrega em domicílio e serviço delivery são uma das alternativas!
Você poderá utilizar serviços de motoboy para entrega dos seus produtos ou até mesmo mobilizar a sua equipe local para fazê-la, definindo o seu raio de atuação.
Para evitar o contato físico, alinhe com os entregadores para permanecerem de 1,5 m a 2 m de distância do cliente na hora da entrega. De preferência, sugira em seu site ou aplicativo que o usuário faça o pagamento pela internet.
A sua empresa precisa estar atenta às novas necessidades e hábitos de consumo neste período de crise. Elas criam oportunidades de inovação, podendo adaptar o seu portfólio ou criar produtos/serviços em torno de ocasiões emergentes.
Observe as mudanças de comportamento que persistirão além da crise. Muitos setores ressurgirão para novas realidades de mercado, com o aumento de consumo online de produtos e serviços.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Veja também: Conheça os principais impactos do coronavírus nos negócios.