As 10 principais invenções tecnológicas que revolucionaram o mundo - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

As 10 principais invenções tecnológicas que revolucionaram o mundo

Relembre grandes avanços tecnológicos que mudaram a vida de milhares de pessoas.

As 10 principais invenções tecnológicas que revolucionaram o mundo

Steve Jobs estava certo ao dizer que "A tecnologia move o mundo". Passamos por um grande salto tecnológico nos últimos 25 anos. As inovações trouxeram benefícios para o dia a dia das pessoas, como a possibilidade de ter fácil acesso à informação, entretenimento, conhecer novas pessoas e ser mais produtivo.

Com os dispositivos cada vez mais interconectados, é possível perceber que carros, aviões, dispositivos médicos, transações financeiras e outras atividades dependem apenas de um software e de uma boa internet para funcionar.

A indústria de tecnologia cresceu exponencialmente nas últimas décadas e movimenta valores exorbitantes ano após ano. Com mais empregos sendo criados, é importante entender como essas inovações estão transformando a humanidade.

Por isso, separamos para você as 10 maiores inovações tecnológicas de todos os tempos e as que ainda prometem nos surpreender no futuro. Continue lendo e confira! 

1. ENIAC: o primeiro computador do mundo

O ENIAC, sigla para Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer, foi o primeiro computador eletrônico de grande escala, desenvolvido pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly em 1946, durante a Segunda Guerra Mundial, e foram gastos 500 mil doláres para sua construção.

Criado a pedido do exército dos EUA, foi com o seu lançamento que ocorreu a revolução no mundo da computação. Ele tinha capacidade de processamento de 5 mil operações por segundo e possuía mais de 17 mil válvulas termiônicas com 160W de potência.

O computador era tão grande que era necessário uma sala inteira para a sua instalação, uma vez que pesava 30 toneladas e ocupava 180 m². Seu sistema operacional funcionava através de uma equipe de funcionários do exército, com o objetivo de realizar cálculos precisos para trajetórias táticas que seriam percorridas.

2. Os primeiros computadores pessoais

Na década de 70, Steve Jobs foi o precursor dos primeiros computadores pessoais do mundo. 

Com o intuito de facilitar as funcionalidades dos computadores tradicionais da época, ele fundou a Apple e lançou, em 1976, o Apple I, montado à mão com um pequeno monitor gráfico e um teclado. Anos depois, em 1979, seguindo a mesma ideia, surgiu o Apple II. 

Os computadores Lisa (1983) e Macintosh (1984) foram os primeiros a implementar o mouse, a ter uma interface gráfica com mais qualidade e incluir pastas, menus e área de trabalho. Eles foram vendidos ao redor do mundo com um enorme sucesso.

3. Microsoft: o pioneiro dos sistemas operacionais 

No final dos anos 70, Bill Gates fundou a Microsoft, que também seguiu no desenvolvimento de computadores pessoais. No início, Gates aplicou ideias de outras máquinas para construir as suas próprias, mas também desenvolveu um dos primeiros, e mais bem sucedidos, sistemas operacionais, o MS-DOS, com características parecidas com os sistemas desenvolvidos por Steve Jobs. 

Por isso, Bill Gates criou uma parceria com Jobs, copiando toda a tecnologia gráfica da Macintosh para um novo sistema operacional: o Windows. Assim, em meados dos anos 80, a empresa se tornou líder do mercado de computadores pessoais.

4. A Internet

A primeira rede mundial de computadores foi a World Wide Web, criada em 1992 pelo cientista Tim Berners-Lee. As suas siglas WWW foram utilizadas anos depois para a identificação do navegador da internet.

Ele também foi criador do HTML, uma linguagem de programação usada na criação de sites, e do HTTP, protocolo que estabelece as conexões da internet para o mundo inteiro. 

Após a sua criação, a difusão da rede foi gigantesca. 

Em 1993, foi anunciado que a internet seria pública e isenta de taxas para usar e criar qualquer tipo de projeto online, disponibilizando o acesso para os usuários em geral com a criação de comunidades e interação entre as pessoas.

Hoje, a internet tem mais de 5,3 bilhões de usuários no mundo inteiro, enquanto 2,7 bilhões nunca tiveram acesso à rede.

5. As redes sociais

A chegada das redes sociais revolucionaram o modo como as pessoas se relacionam e se comunicam. O ano de 2004 é o marco da popularidade das redes sociais como Orkut, Google, Facebook, Youtube e Myspace. A criação de Mark Zuckerberg, o Facebook, assumiu a liderança em nível global e hoje conta com mais de 2,94 bilhões de usuários. 

O Youtube, em 2005, trouxe uma plataforma com uma solução definitiva para produzir, editar, compartilhar e disponibilizar vídeos. Com mais de 1 bilhão de usuários, a rede social abriu as portas para novas profissões e uma nova forma de consumir conteúdos.

O Twitter, criado em 2006, padronizou um estilo de microblogs para o compartilhamento de conteúdo de forma rápida e um alto alcance, com limite de caracteres por postagem. A rede conta com mais de 326 milhões de usuários ativos.

Em 2019, o TikTok se consagrou como a rede social com maior número de downloads (750 milhões) e usuário (718 milhões). Em 2022, a rede social continua sendo um fenômeno e já bateu o número de 2 bilhões de usuários. 

Outras plataformas célebres que merecem ser citadas são o Instagram, Whatsapp, Pinterest, Skype, LinkedIn, entre outros.  

6. Os smartphones

O pioneiro dos smartphones (celulares com tecnologias avançadas) é o BlackBerry 5810 nos anos 2000. O aparelho oferecia funcionalidades de um telefone e organizador pessoal em um só lugar, podendo enviar mensagens, receber ligações, fazer anotações e ouvir músicas. 

Durante anos, BlackBerry e Nokia dominaram o mercado até o lançamento do iPhone pela Apple em 2007. O iPhone combinava novas funcionalidades aos celulares, além de receber ligações.

Com ele, foi possível utilizá-lo com função multitoque, downloads de aplicativos, assistentes de voz (Siri) e um novo sistema operacional IOS. 

7. A Inteligência Artificial 

O termo "inteligência artificial" foi criado em 1956, mas foi popularizado apenas nos dias de hoje, graças ao crescente volume de dados disponíveis, algoritmos e armazenamentos computacionais. 

O sucesso inicial surgiu com o General Problem Solver (Solucionador de Problemas Gerais) - ou GPS - desenvolvido por Newell e Simon. O GPS é considerado o primeiro programa a implantar a ideologia de “pensar de forma humana”.

Com ajuda da Internet das Coisas, Big Data, Machine Learning, Business Intelligence e outras inovações, o IA tornou informações acessíveis e automatizou processos que hoje são usados em diversos campos, como na ciência e tecnologia.

Um exemplo são os carros autônomos e drones que transportam pessoas, que já estão sendo criados pela Tesla e Google, sem precisar da interferência humana.

Nos dias atuais, a IA evoluiu para fornecer muitos benefícios às indústrias. Graças à influência da inteligência artificial, as empresas já conseguem programar avisos em seus softwares, cadastrar produtos, gerar relatórios e receber alertas automáticos quando novas informações forem registradas. 

8. Automação industrial

A partir da implantação do Lean Manufacturing, a automação industrial se tornou presente em diversos processos nos chãos de fábrica, principalmente nas linhas de produção com máquinas autônomas. 

O conceito surgiu a partir do Sistema Toyota de Produção, criado pela automotiva Toyota, no Japão, nos anos 50. Nesta época, a indústria japonesa sofria com uma produtividade muito baixa e falta de recursos, sendo um problema que Toyoda Sakichi se dedicou em solucionar ao aumentar a eficiência da produção e reduzir seus desperdícios. 

Hoje, o Sistema Toyota de Produção é reconhecido em todo o mundo graças ao best seller "A máquina que mudou o mundo", que descreve, em suas páginas, os aspectos que levaram a produção da Toyota ao sucesso. Nos anos 80, ele foi implantado em toda a América Latina, após a construção das fábricas da Toyota e General Motors.

9. Carros elétricos

Os carros elétricos já estão conquistando consumidores pelo mundo, principalmente no Brasil, onde as montadoras estão aproveitando o momento favorável do mercado para lançar modelos do segmento no país.

Apesar de ser considerada uma novidade, o conceito de veículos elétricos surgiu em 1828 e o primeiro veículo foi construído por Thomas Davenport, em 1835.

Grandes marcas automotivas já apostam no uso de veículos movidos a bateria como o meio de locomoção do futuro:

10. A Robótica

No início do século XX, surgiu a necessidade de aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos. Por isso, a implantação de robôs industriais nasceu com o intuito de facilitar o trabalho humano e acelerar processos

O pai da robótica industrial foi George Devol, responsável pela criação do primeiro robô de materiais empregado no trabalho de produção, chamado de Unimate. As primeiras patentes de máquinas transportadoras pertenceram ao inventor, robôs primitivos que removiam objetos de um local para outro.

Novas apostas da TECNICON para a Indústria 4.0

A TECNICON acredita que a tecnologia abre portas para a indústria 4.0 se tornar cada vez mais eficiente e competitiva no mercado. Por isso, investimos sempre para  melhorar, cada vez mais, o nosso software de gestão através das novas tecnologias e, principalmente, em criar novos meios de automação.

Confira as novas tecnologias que a nossa empresa está investindo:  

Drone autônomo: o nosso mais novo drone está sendo criado pela TECNICON pelos melhores profissionais de engenharia agrônoma e ciência da computação, escolhidos especialmente para este projeto. Ele está sendo desenvolvido para ter duas horas de autonomia de voo com câmaras multiespectrais e percorrer por cima de lavouras, detectando pragas e melhorando a produtividade de pequenos e médios produtores. 

Impressora 3D: a impressora 3D já está em funcionamento na empresa, sendo utilizada para a criação de peças do nosso drone autônomo e outros projetos. Desenvolvida por engenheiros de automação, a ferramenta ficou pronta em 2019 e vem sendo usada para automatizar a indústria e tornar nossos clientes ainda mais competitivos no mercado.

TecMiner: ferramenta de automação industrial desenvolvida pela TECNICON que permite que todos os processos do chão de fábrica sejam automatizados, ao conectar software e hardware às máquinas e atualizar todos os dados gerados em tempo real.

 
Chat
Email
Telefone