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TQC: como aplicar o controle da qualidade total na produção?

Garanta qualidade de toda a cadeia produtiva através desse método de gestão eficaz

TQC: como aplicar o controle da qualidade total na produção?

Se você é um profissional da área produtiva ou operacional, com certeza já ouviu falar dos “gurus da qualidade”. Sendo muito importantes para o aprimoramento da gestão da qualidade, Joseph Juran e Shigeru Mizuno foram alguns dos precursores dessa técnica, com frases célebres como:

“Qualidade é adequação ao uso.” (Juran)

“Um produto não precisa necessariamente ter a melhor qualidade possível: o único requisito é que o produto satisfaça as exigências do cliente para o seu uso.” (Mizuno)

Mas o que elas significam? Para um produto ou serviço de qualidade no mercado, é crucial que ele atenda às necessidades do consumidor/usuário.

Porém, para isso acontecer de forma eficiente e controlada, a manufatura deve aplicar o TQC (Controle da Qualidade Total), que garante maior confiabilidade de toda a cadeia produtiva e vistoria correta dos processos.

Neste artigo, vamos entender o que é TQC, seus benefícios e como aplicá-lo corretamente na produção da sua indústria.

O que é TQC?

TQC é a sigla de Total Quality Control, ou Controle da Qualidade Total em português. Ele é um sistema de gestão da qualidade com o objetivo de garantir a satisfação total dos fabricantes e clientes com um produto ou serviço, superando expectativas de ambas as partes.

Esse método permite transcender o conceito de qualidade, não só pela ausência de defeitos, mas também para as condições em que o produto é fabricado.

O uso do TQC pode se dar em qualquer empresa que adota o Lean Manufacturing ou deseja otimizar as atividades, a partir de relacionamento, aperfeiçoamento, controle e padronização, visando maior lucratividade.

Ele foi concebido no contexto pós-guerra na década de 1940, no qual visava recuperar de maneira acelerada a economia dos países que se encontravam devastados.

Está totalmente ligado ao Fordismo e ao Toyotismo. A partir do Controle da Qualidade Total, os colaboradores possuem maiores atribuições, cada um sendo diretamente responsável pela consecução dos objetivos da organização.

De qualidade técnica para qualidade total

Antigamente, o significado de qualidade produtiva referia-se ao enquadramento dos produtos/serviços dentro de suas especificações técnicas. Isto é, qualidade era a ausência de defeitos no produto final, verificado nas inspeções realizadas.

Mais tarde, o conceito passou por transformações e permitiu sua extensão de qualidade à processo, referindo-se às condições em que o produto é produzido.

Porém, ele ainda passaria por mais algumas mudanças incorporando, por fim, a satisfação ou superação das expectativas de todos os interessados (stakeholders), inclusive dos clientes.

Qual a importância do PCP na indústria? Leia nosso artigo e descubra!

Quais os benefícios do TQC nos processos industriais?

Os principais benefícios do Controle da Qualidade Total (TQC) são:

• Aumento do faturamento;

Aumento da produtividade;

Maior colaboração das pessoas relacionadas com a empresa;

Desenvolvimento dos colaboradores;

• Melhor ambiente de trabalho;

• Maior satisfação dos clientes;

Com processos padronizados e controlados corretamente, o TQC permite criar testes e pesquisas para garantir que o valor entregue esteja de acordo com as demandas dos clientes.

Além disso, o método garante manutenções preventivas constantes e evita falhas que possam paralisar a produção, que geram prejuízos para a organização. Ele pode ser aplicado através do Ciclo PDCA, com metas e objetivos que geram melhorias contínuas no processo produtivo.

Como aplicar o TQC na manufatura?

Para realizar a adoção do TQC, é necessário que a empresa possua processos estruturados e que haja a participação dos diretores e líderes responsáveis pela linha de produção. Deve-se iniciar a implementação pela educação e treinamento em etapas.

Confira como aplicar o Controle da Qualidade Total em alguns departamentos de produção:

Área de Suprimentos de Materiais

O TQC auxiliará essa área a cumprir a sua missão: suprir materiais necessários no momento certo, na quantidade exata (Just-in-time) e com baixo custo.

Promove a padronização de materiais junto aos outros departamentos, com o objetivo de estocar apenas os componentes padronizados. Dessa forma, será possível obter o controle visual do estoque.

Emitir corretamente o pedido de compras e estipular prazos de entrega também são essenciais para adotar o TQC com sucesso.

Área de Manutenção

As equipes de manutenção devem criar mecanismos para testar os produtos e inspecionar saídas para atender todas as diretrizes. Os equipamentos devem ser classificados quanto ao grau de influência sobre a produção.

Por fim, a aplicação correta do TQC garante o atendimento das demandas, redução de desperdícios e custos e maior produtividade, mantendo a segurança e o bem-estar dos funcionários. 

Veja no esquema a seguir quais são as atividades da manufatura que o TQC pode auxiliar:

Princípios da Gestão de Qualidade Total na produção

O TQC é um processo totalmente focado no cliente e se concentra na melhoria constante do gerenciamento das operações de negócios. Esse é um esforço para garantir que todo o time de produção trabalhe seguindo o objetivo de melhorar a qualidade do produto/serviço, assim como melhorar os procedimentos de produção. 

Alguns princípios que orientam e definem o TQC são:

Foco no Cliente

Os clientes definem um produto/serviço de boa qualidade ou não. O feedback do cliente deve ser valorizado, pois permite que uma empresa entenda as necessidades e requisitos esperados durante o processo de fabricação. 

Comprometimento dos Funcionários

Para um TQM ser bem-sucedido, os colaboradores da empresa precisam aderir aos processos. Isso inclui comunicar com clareza metas, expectativas, necessidades, possíveis restrições e treinar o pessoal para que tenham as ferramentas necessárias para concluírem suas tarefas com qualidade e eficiência.

Melhoria contínua

Na medida que a empresa aprende mais sobre seus clientes, processos e mercado, deve trabalhar para evoluir gradualmente e adaptar seus processos e plano de negócio para se manter competitivo e inovador.

Utilização de dados

O uso de dados contribuem para tomadas de decisões mais críticas e ações mais eficientes baseadas em números.

Diferenças entre ISO 9000 e TQC

Apesar de serem muito semelhantes, o TQC e a ISO 9000 tem algumas diferenças que valem a pena. Uma das principais diferenças é que o Total Quality Control é voltado para o cliente, enquanto a ISO 9000 preocupa-se na organização da empresa fornecedora, a fim de atender o consumidor final.

Simplificando, uma tem visão do ponto de vista do fornecedor, e a outra totalmente abrangente, envolvendo toda a empresa. O TQC também dá grande importância à participação dos empregados em todo o processo.

Satisfação do cliente em primeiro lugar

Não dá pra falar sobre TQC e não mencionar a palavra “cliente”. Esse método está totalmente ligado aos consumidores e aos colaboradores da produção. 

É possível aumentar a escala de produção e atender a demanda através de práticas que não agridam o meio ambiente, e ainda melhorar o desempenho, confiabilidade e segurança nas empresas.

Com o Controle da Qualidade Total, você garante o sucesso da sua empresa e um crescimento focado na satisfação de todas as partes envolvidas, com resultados duradouros.

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Veja também: Tudo sobre Six Sigma: metodologia de gerenciamento empresarial.

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