Competência em dados: a habilidade do profissional do futuro - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Competência em dados: a habilidade do profissional do futuro

Algoritmos, Inteligência Artificial e Machine Learning estão reservadas para Cientistas de Dados.

Competência em dados

Traçar um plano carreira pode ser um desafio, já que pensar no futuro é também considerar que tudo pode mudar e seu percurso terá de acompanhar as novidades do mercado de trabalho. Ainda assim, é possível projetar um caminho com base em tendências e experiências adquiridas ao longo da sua trajetória.

Sabendo disso, um conhecimento que tem crescido e, sem dúvidas, será essencial no futuro, é a competência em dados. O profissional com essa habilidade pode se dar muito bem por uma série de fatores que explicaremos neste artigo.

O que é competência em dados?

A competência em dados é uma habilidade que envolve conhecimentos em algoritmos, Inteligência Artificial, Machine Learning, sistemas de programação como Python, R e Scala, linguagens de consulta e tecnologias associadas – SQL, MySQL, PostgreSQL, MongoBD, Cassandra, entre outros.

Ela está diretamente relacionada às áreas de Business Intelligence e Big Data, na qual os profissionais podem ser chamados de cientistas de dados. Eles são responsáveis por avaliar as estatísticas para coletar informações úteis que guiarão as tomadas de decisão dos gestores de um negócio.

Além disso, é fundamental que este profissional tenha excelente capacidade comunicativa, tanto oral quanto escrita, para repassar os resultados das análises para o restante da equipe ou até mesmo para toda a empresa.

Cientista de Dados x Analista

Ainda é muito comum confundirem os profissionais de dados com analistas, no entanto, é importante diferenciá-los: o analista não tem contato com os dados diretos. Quem é responsável por essa tarefa é o cientista que extrai os números da fonte e converte em informações para auxiliar a empresa.

Dia a dia de um profissional de dados

A rotina de trabalho dos profissionais de dados pode ser resumida em levantar soluções para diferentes frentes da empresa por meio do tratamento dos dados coletados. O maior objetivo é contribuir com metas específicas, lidar com estatísticas, números e linguagens de programação.

No Brasil, a média salarial de um cientista de dados varia entre R$ 9 e R$ 20 mil.

Áreas de atuação

Empresas de recrutamento já começaram a aumentar a procura por profissionais com competência em dados. A tendência é que, em um futuro muito próximo, eles sejam os mais requisitados no segmento de Tecnologia da Informação para atuar em: 

Cloud Computing

Por conta do avanço dos recursos associados ao Cloud Computing – computação como um serviço disponibilizado na nuvem – e o acesso constante aos dispositivos móveis, é importante para uma empresa ter um profissional responsável pelos dados armazenados na nuvem e capaz de acompanhar o mercado, aplicando em oferta para o consumidor final. 

Machine Learning

Esses profissionais também precisam ter conhecimento em princípios de Machine Learning. A aprendizagem de máquina é uma subárea da Inteligência Artificial, baseada em algoritmos. A utilização dessa tecnologia permite que um equipamento aprenda a desenvolver uma tarefa e, posteriormente, seja capaz de promover melhorias para processos como:

• Agrupamento e associação de dados;

• Regressão linear e regressão básica;

• Árvore de decisão;

• Redes neurais artificiais.

Ainda dentro de Machine Learning, é possível trabalhar diretamente com ferramentas como TensorFlow, Power BI, RapidMiner e Anaconda.

Big Data

Esta também é uma das áreas mais vantajosas para a atuação de cientistas de dados, especialmente para aqueles que já possuem experiência com ferramentas como Hadoop, MapReduce e Hive.

Como se tornar um cientista de dados?

Ainda não existe um curso específico para a profissão no Brasil, embora no exterior a graduação em Ciência de Dados já seja comum. Aqui, quem ocupa este cargo em empresas são profissionais formados em Matemática ou Ciência da Computação.

Para quem já tem formação em cursos que envolvem cálculos e análise de dados, também é possível encontrar cursos de capacitação e pós-graduação em programas stricto sensu e até mesmo lato-sensu. Por exemplo, se a sua formação é em matemática, pode ser interessante investir em um curso de banco de dados. Além disso, a internet também é uma grande aliada para quem busca capacitação e quer desenvolver novas habilidades.

Por que a competência é relevante para todos?

Vale destacar que entender sobre dados é uma exigência que ultrapassa a área de Tecnologia da Informação. De vendedores aos CEOs de empresas, este conhecimento pode lapidar o profissional, ajudando a desenvolver visão estratégica, a identificar pontos de melhoria e, até mesmo, na análise de demonstrativos. Ao investir nessa competência, responsáveis por outros cargos adquirem conhecimento e expandem seu potencial competitivo no mercado, independentemente do seu setor. 

Este conhecimento sobre dados, sem dúvidas, é uma das habilidades almejadas para o profissional do futuro. Mais do que uma tendência passageira, essa função chegou para transformar o cenário de indústrias e empresas de tecnologia, por isso, vale a pena investir na área para se destacar.

 

Veja também: 9 competências essenciais do profissional do futuro

Chat
Email
Telefone