Inteligência Artificial (IA): como aplicá-la na linha de produção?

Descubra como a Inteligência Artificial pode facilitar o dia a dia da sua produção

Inteligência Artificial (IA): como aplicá-la na linha de produção?

Se você é fã de Star Wars, com certeza conhece os dois personagens mais famosos da saga: o C-3PO e R2-D2.

Os dois androides eram prestativos em suas funções, com o C-3PO auxiliando a tripulação com suas habilidades linguísticas, enquanto R2-D2 era perito em manutenção das espaçonaves.

Apesar de máquinas, eles tinham o poder de tomar decisões e executar suas atividades independentes, com o objetivo de facilitar o dia a dia de seus companheiros.

Esses robôs hollywoodianos são exemplos do que a Inteligência Artificial (IA) é capaz de fazer no chão de fábrica: tornar braços robóticos e equipamentos mais eficientes e inteligentes.

Essa tecnologia permite que robôs industriais aprendam com as atividades realizadas e, assim, aprimorem suas habilidades. A IA pode ser usada a favor da sua produção e de seus profissionais, tornando operações mais autônomas e produtivas.

Quer entender como usá-la a favor do seu negócio? Explicamos tudo para você neste artigo!

Inteligência Artificial na otimização da indústria

A tecnologia está cada vez mais presentes em nossas vidas, e nas indústrias isso não seria diferente. Com o crescimento da demanda, as empresas hoje estão preocupadas em se tornarem mais competitivas com produções mais rápidas.

É aí que a Inteligência Artificial entra em campo. Através da combinação de várias tecnologias, os equipamentos ligados à IA são programados para realizar atividades da linha produtiva, aprendendo por conta própria e melhorando suas habilidades.

Por meio dela, a produção industrial se tornou mais rápida, eficaz e segura, auxiliando os profissionais das fábricas com atividades difíceis ou até mesmo perigosas (por exemplo, manusear matérias-primas tóxicos, entre outros).

Além disso, o uso dessa tecnologia vem revolucionando a Indústria 4.0 à medida que ela evolui, reduzindo erros, custos elevados e tempo de fabricação.

Conheça 4 exemplos práticos da adoção da Indústria 4.0 nas fábricas.

Quais são os benefícios da Inteligência Artificial?

Já citamos alguns deles acima, mas vale destacar a variedade de benefícios que a sua indústria pode ter com a Inteligência Artificial. São eles:

Redução de erros

Após os robôs industriais serem treinados, algoritmos inteligentes conseguem executar muito bem suas atividades, diminuindo erros em processos operacionais e aumentando a produtividade.  

Agilidade

A Inteligência Artificial permite construir uma conexão mais coerente entre as áreas da empresa, mantendo a agilidade em compartilhar informações, seja entre máquinas ou para pessoas. Com maquinário automatizado, os profissionais terão menos esforços manuais, acelerando outros processos.

Eficiência

Graças à IA, as atividades massivas e desgastantes enfrentadas pelos colaboradores nas fábricas acabaram. Hoje, a automação de máquinas pode realizar trabalhos manuais e processar dados de forma precisa e segura.

A Inteligência Artificial diminui o risco de paradas inesperadas e evita problemas de manutenção, economizando o esforço e tempo das equipes de trabalho.

Segurança

Softwares de gestão que realizam reconhecimento facial, por exemplo, já são usadas em diversos setores para aumentar a segurança no armazenamento de informações.

Na produção, o desempenho de cada máquina pode ser mensurado e controlado em tempo real através de sistemas integrados, preservando dados de segurança pela Inteligência Artificial.

Redução de custos operacionais

Hoje, várias empresas já utilizam robôs para o atendimento com o cliente com o atendente humano sendo chamado apenas para problemas mais complexos.

Com a Inteligência Artificial, as indústrias conseguem alocar seus funcionários de forma estratégica para aumentar o lucro e focar nos OKRs do negócio.

Automação de processos

A IA contribui para o aumento da automação de atividades em todas as áreas da empresa, principalmente na linha de produção. Tarefas como classificação de itens, controle de estoque, e entrega de produtos poderão ser realizados com maior precisão.

Ela também auxilia profissionais a tomarem decisões sustentados por algoritmos inteligentes e Big Data, fornecendo insights com excelência.

Aperfeiçoamento dos profissionais

Estão enganados aqueles que acreditam que as novas tecnologias irão substituir a mão de obra humana na indústria. Pelo contrário, a Inteligência Artificial permite juntar o conhecimento humano às máquinas e otimizar processos.

Através da coleta de dados, é possível que os colaboradores lidem com análises lógicas e estratégicas. Dessa forma, é importante a capacitação constante dos profissionais para lidar com essas inovações.

Saiba quais são as principais habilidades e competências do profissional do futuro.

Dicas da aplicação da IA na produção industrial

A aplicação da Inteligência Artificial está se expandindo para todos os setores de negócio. Nas linhas de produção, as tecnologias inteligentes estão mais visíveis, aperfeiçoando e automatizando operações.

Na agricultura, por exemplo, máquinas autônomas conseguem executar todo o processo de colheita sem intervenção humana e softwares permitem o diagnóstico de pragas em determinados tipos de plantações.

No transporte, o uso da IA permite localizar o tempo de trânsito do trajeto ou sugestões de rotas alternativas, otimizando toda a cadeia de valor da empresa, desde a produção até a entrega.

A Inteligência Artificial também pode ser utilizada na automação de braços robóticos, na utilização de sensores, integração com Internet das Coisas (IoT), Cloud Computing e outras tecnologias presentes na Indústria 4.0.

Integrar sua manufatura com um software de gestão completo e integrado realiza um papel fundamental na automatização de processos com IA. Invista na melhor solução ERP que atendam todas as áreas do seu negócio.

Sua manufatura mais inteligente!

Uma pesquisa da TrendForce projetou um crescimento em torno de US$320 bilhões da Manufatura Inteligente nos próximos 3 a 5 anos.

No entanto, essas mudanças e benefícios acontecerão gradativamente, sendo um processo contínuo e aprimorando com o tempo.

Por isso, digitalizar a sua indústria é crucial para a saúde do seu negócio, reduzindo qualquer impacto externo ou crise.

O que achou desse conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

Veja também: Internet das Coisas (IoT): o que Bill Gates pode te ensinar sobre isso?

Chat
Email
Telefone