
Conheça 5 lições de gestão que ajudaram Welch a transformar a General Electric (GE)
Infelizmente, no dia 1 de março, o lendário Jack Welch nos deixou aos 84 anos de idade. Ele foi, sem dúvidas, um dos maiores gestores da história, título que conseguiu com a sua carreira de sucesso na General Electric (GE) e pela revista Fortune em 1999.
Sob o comando de Welch durante 20 anos, a GE se tornou uma das maiores companhias de capital aberto dos Estados Unidos, com um lucro de mais de 15 bilhões e com ações valorizadas em torno de 4.000% nos anos 80.
Em seu livro “Paixão por Vencer” e em palestras ao redor do mundo, o executivo descreveu as suas principais convicções para se ter sucesso nos negócios, desde a contratação de funcionários até cargos da alta gerência.
Confira neste artigo as 5 lições de liderança de Jack Welch para você se inspirar e colocar em prática na sua carreira ou empreendimento.
Ao longo de sua carreira como CEO, Welch deixou bem claro que não sabia de tudo e que estava em constante aprendizado, observando o mercado e se inspirando em marcas como IBM, Johnson&Johnson, Canon e Chrysler para a criação de novos produtos.
Sem medo de copiar, Jack Welch levou essa mentalidade para a GE e conseguiu criar uma identidade para as estratégias da companhia– como o merchandising, por exemplo -, e manteve o crescimento da empresa sempre constante aplicando essas práticas.
O conceito “Boundaryless” - Sem fronteiras, em português - era o preferido de Jack Welch, sendo um grande crítico da burocracia dentro das grandes empresas.
Durante sua gestão na GE, ele fez com que a companhia operasse da forma menos burocrática, sejam elas internas (setores) ou externas (fornecedores e consumidor final).
Para ele, as empresas devem permitir o fluxo livre de ideias e aprendizado constante de todos, ouvindo atentamente seus funcionários e consumidores.
Resumindo, Welch definia organizações “sem fronteiras” aquelas que, além dos pontos acima, poderiam derrubar as fronteiras Verticais (Fronteiras Hierárquicas), Horizontais (entre funções e setores), Externas (entre fornecedores e clientes) e as Geográficas (cidades, estados ou países).
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Para Welch, é essencial que qualquer empreendedor ou líder entenda que cabe a ele – somente ele - controlar o seu destino e tomar decisões ágeis, antes que a concorrência ou o tempo tome por conta própria.
Ele acredita que estar preparado e agir o mais rápido possível garante os resultados desejados. Portanto, é necessário assumir a responsabilidade e controle independente do mundo externo, encarando a realidade como ela é.
Sabendo que não poderia se acomodar e que era melhor criar a inovação antes que outra empresa fizesse, Jack Welch implementou na GE uma mentalidade de constante melhoria através da coleta de exemplos de boas práticas do mercado, inovação constante e simplificação de processos.
Acima de tudo, ele dizia que “É melhor agir rápido demais do que esperar tempo demais”. Para ele velocidade de ação é mais importante do que prudência, mesmo que isso não signifique uma certeza do rumo que se está tomando.
Os anos 80 não impediram de Jack Welch inovar a GE. Com a chegada da internet, o CEO viu novas oportunidades de negócio e a possibilidade de estar a frente de seus concorrentes, criando uma equipe chamada DYB (Destroy your Business, ou destrua o seu negócio).
O grupo era composto por empreendedores que criavam modelos de negócio baseados na internet que tinham o potencial de roubar negócios da General Electric. A partir daí, a GE começou a digitalizar e otimizar seus processos internos através da internet.
Para você, qual das lições é a mais importante? Você tem colocado em prática a inovação na sua empresa? Compartilhe nas redes sociais!
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