Lições de gestão com mulheres empreendedoras que vão te inspirar - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Lições de gestão com mulheres empreendedoras que vão te inspirar

Hoje elas são CEOs de sucesso que nos ensinam como gerenciar grandes negócios

Lições de gestão com mulheres empreendedoras que vão te inspirar

O debate sobre o papel da mulher no mercado de trabalho tem sido protagonista nesses últimos anos. E mais que isso, ele vem se tornando necessário devido aos números que demonstram que a mulher ainda sofre pela questão de equidade de salários e ocupam poucos cargos de liderança no Brasil.

De acordo com o IBGE, as mulheres ganham, em média, 20,5% menos que os homens e respondem por 38% dos cargos gerenciais no país. É a desigualdade no trabalho, mais uma vez, limitando os passos de mulheres incríveis.

Mas isso não as impedem de lutarem e seguirem seus sonhos profissionais, transformando-se em grandes líderes e CEOs que geram oportunidades no mercado de TI, cosmética, investimentos anjos e varejo.

Para homenagear a representatividade feminina nos negócios, selecionamos 5 mulheres empreendedoras do Brasil que criaram grandes impérios e te inspirarão na gestão da sua empresa.

1.Camila Farani, sócia-fundadora da G2 Capital

Uma das maiores investidoras-anjo do Brasil, Camila Farani é empresária, palestrante e sócia-fundadora da G2 Capital, uma butique de investimentos em empresas e startups de tecnologia. 

Ela é um dos principais nomes na indústria venture capital do país, investindo em mais de 40 startups de base tecnológica com aportes de R$35 milhões. Farani também é uma das juradas no reality show Shark Tank Brasil.

É a única bicampeã premiada como Melhor Investidora-Anjo no Startup Awards 2016 e 2018. Em 2014, ela co-fundou o Grupo de Mulheres Investidoras Anjo para incentivar mulheres empreendedoras.

Para a empresária, algumas de suas lições para gerir uma empresa são que a “sorte é quando o preparo e oportunidades se encontram” e “o caminho mais curto entre dois pontos se chama execução”, a partir de tomada de decisões com maior precisão, ideias inovadoras e conhecer bem o mercado.

Em suas palestras por todo o Brasil, ela dá diversas dicas sobre empreendedorismo feminino, inovação, técnicas de negociação e desenvolvimento de startups

2.Cristiana Arcangeli, CEO da Beauty'in

Cristiana Arcangeli é empresária, apresentadora, palestrante e CEO da Beauty’in. Atua no mercado de beleza, bem estar e de alimentos funcionais. Criadora de outras quatro empresas: Phytoervas, Phyta, PH – Arcangeli e sócia do Fundo de Investimento Phenix.

Também é uma das juradas no reality show Shark Tank Brasil, e está à frente de várias empresas como investidora. A empresária tem inovação na veia e acredita que dominar essa característica é o caminho para o sucesso.

Em uma entrevista para o portal Metrópole, Arcangeli deu dicas para criar e aumentar o crescimento de qualquer empresa: “Primeiramente, tenha uma boa ideia. Dedique-se 100% e faça um plano de negócio muito bem estruturado”.

Além disso, a empresária ressalta e sente que, para as mulheres, o mercado se torna mais difícil devido a toda responsabilidade que se dão a elas. “É difícil porque as pessoas têm um pouco menos de respeito quando é uma empresa de uma mulher, no primeiro momento”, afirma.

3.Luiza Helena Trajano, CEO da Magazine Luiza

Dona de uma das maiores rede de varejo do Brasil, Luiza Helena Trajano é empresária e CEO da Magazine Luiza, com mais de 700 lojas e um dos maiores e-commerce do país. Ela também é presidente do Grupo de Mulheres do Brasil, estimulando milhares de mulheres a empreender.

Começando como um negócio de família, Luiza Trajano conseguiu transformar a pequena loja em Franca, SP, em uma rede de varejo com foco em inovação digital. Durante o evento Day 1, a empresária afirma que um bom empreendedor é aquele que não tem medo de errar e aprende com eles.

Além disso, ela dá dicas de como cuidar o fluxo de caixa para a sobrevivência da empresa, a inovação contínua e a valorização de pessoas: “O que vai diferenciar sua empresa é atendimento e inovação. Eu sou focada nessas duas coisas”.

4.Cristina Junqueira, co-fundadora da Nubank

Cristina Junqueira é co-fundadora de uma das maiores fintechs do Brasil, o Nubank. Ela tem graduação e mestrado em engenharia da produção pela USP e MBA na Northwestern University/Kellog School of Management.

Fundado em 2013, o Nubank recebeu cerca de US$ 180 milhões em investimentos pela Sequoia Capital e de dois dos sócios de Cristina, o colombiano David Vélez e o americano Edward Wible.

“As pessoas diziam que revolucionamos o mercado, mas agora é que começa a revolução de verdade”, diz a empresária para a Forbes sobre o NuConta, conta corrente lançada recentemente pela empresa.

O cartão ganhou destaque por ser totalmente inovador e trazer a experiência digital no mercado financeiro, sem burocracia e exigência de renda mínima. Alguns livros que ajudaram a construir a startup foram divulgados pelo Blog da Nubank que podem servir de inspiração para a sua empresa:

• “Os 5 desafios das equipes: Uma história sobre liderança”, de Patrick Leoncini;

•  “Execução: A disciplina para atingir resultados”, de Larry Bossidy;

• “Grandes Decisões Sobre Pessoas”, de Claudio Fernández-Aráoz;

5.Chieko Aoki, CEO da Blue Tree Hotels

A empresária Chieko Aoki, de 71 anos, é fundadora e CEO da Blue Tree Hotels. Criada em 1992, ainda hoje a empresa segue sendo a maior rede de hotéis do Brasil. Formada em Direito, ela começou sua carreira na rede hoteleira na década de 80 e nos anos 90 resolveu empreender e fundar o grupo que, mais tarde, ganharia o nome da companhia.

A rede conta com 24 hotéis nas cinco regiões do país e emprega milhares de pessoas. “Quando você pensa diferente e busca a perfeição, cria um legado”, diz Chieko Aoki em uma entrevista a Fundação Estudar.

Já foi considerada várias vezes uma das mulheres mais poderosas do Brasil pela Forbes. Chieko fez pós-graduação em Administração na Universidade de Sofia, no Japão, e fala um pouco dessa experiência durante a entrevista: “Com os japoneses, pude desenvolver habilidades comportamentais, como paciência e visão de longo prazo”.

E você, se identificou com alguma dessas mulheres? Quais delas serão a sua inspiração a partir de agora? Compartilhe nas redes sociais! 

Veja também: Conheça 4 pioneiras do mundo da tecnologia.

Chat
Email
Telefone