Como a Manufatura Inteligente tem revolucionado o mundo dos ERPs - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Como a Manufatura Inteligente tem revolucionado o mundo dos ERPs

Essa tendência da Indústria 4.0 tem o poder de integrar três fatores fundamentais: automação, análise de informações e acompanhamento de processos

erpmanufatura

Há um século, o mundo passava por inúmeras transformações desencadeadas pela indústria 2.0 – mais conhecida como segunda revolução industrial. Essa época foi caracterizada pela produção em série implementada por Henry Ford que, alguns anos depois, acabou servindo como inspiração para o famoso filme “Tempos Modernos”, interpretado por Charlie Chaplin.

Chega a ser intrigante pensar que em um curto período de tempo (analisando-se historicamente) o cenário da indústria sofreu tantas modificações até chegar ao mundo digitalizado no qual estamos inseridos. Apenas cem anos separam as linhas de montagem que revolucionaram a indústria automobilística e o conjunto de tecnologias que são a “ponte “entre os mundos real e virtual.

Em meio ao turbilhão de mudanças geradas pela Transformação Digital, há uma que chegou para romper com todas as barreiras da indústria tradicional: a Manufatura Inteligente, também denominada como Manufatura Avançada.

Descubra em instantes como essa inovação também tem provocado mudanças surpreendentes em seu sistema de gestão (ERP)

Por que devo modernizar a minha indústria?

O ritmo acelerado das inovações tecnológicas tem impactado o mundo dos negócios de várias maneiras. A cada dia, mais empresas entram em uma verdadeira corrida contra o tempo e contra a concorrência para implementar novas práticas, a fim de aumentar a produtividade e a rentabilidade de seus processos.

Mas, para estar à frente do mercado é importante pensar em uma estratégia de modernização disruptiva, com a capacidade de informatizar operações sem perder a eficiência. E sabe o que é melhor? A solução já existe e tem sido adotada por organizações do mundo inteiro. 

A Manufatura Inteligente é a grande novidade da Indústria 4.0, que promete integrar três fatores básicos de produtividade: automação, análises avançadas e informatização de processos.  Ou seja, agora é possível vislumbrar uma “fábrica sem papel”, onde todas as interações entre máquinas e seres humanos ocorrem com o auxílio de novas tecnologias provenientes da manufatura avançada, como: Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), Big Data, Manufatura Aditiva, dentre outras. 

Atenção! Modernizar não significa excluir ou substituir pessoas e processos, mas prepará-los para enfrentar as mudanças da Era Digital. Quer saber mais a fundo sobre essa tendência? Então conheça as inovações tecnológicas que estão transformando as fábricas do Brasil e do mundo.

O que a Manufatura Inteligente pode fazer pelo seu ERP? 

Segundo um estudo realizado pela ASQ - The Global Voice of Quality, 82% das companhias do planeta que utilizam Manufatura Avançada tiveram um aumento na eficiência de seus processos e 45% delas registraram um crescimento na satisfação dos consumidores. 

Apesar dos dados demonstrarem um cenário bastante positivo, para que essa tendência realmente otimize a rotina produtiva das fábricas é necessário conectá-las e integrá-las a outras ferramentas, como os ERPs (Enterprise Resource Planning). 

Descubra agora 10 formas que a Manufatura Inteligente tem revolucionado os softwares de gestão:

1. Inteligência Artifical (IA): graças à influência da inteligência artificial, muitas companhias já conseguem programar avisos em seu software, permitindo que o próprio sistema emita alertas automáticos quando há novidades na fábrica. Essa tecnologia tem provocado uma verdadeira revolução na forma de produção e no gerenciamento das operações dentro das indústrias.  

2. Segurança Cibernética: as empresas estão apostando na Manufatura Avançada, para detectar e resolver incidentes antes mesmo que eles ocorram. Por meio de sensores que conectam os equipamentos ao ERP, é possível tomar decisões de maneira preventiva, reduzindo riscos e aumentando a segurança do chão de fábrica.

Veja também 6 dicas práticas para proteger seu negócio

3. Cloud Computing:  os sistemas de gestão na nuvem representam uma das inovações mais viáveis da Indústria 4.0. Além da facilidade de implementação, o baixo custo e a excelência operacional são um dos maiores atrativos dessa tecnologia. 

Quer saber mais? Então, descubra as vantagens da computação em nuvem para o crescimento dos negócios

4. Realidade aumentada: essa tecnologia possibilita que os profissionais atuem dentro de sistemas ciber-físicos e realizem operações “handsfree”. Quando integrada ao ERP, a realidade aumentada permite uma visão mais ampla e parametrizada dos processos, contribuindo para o aumento da produtividade e a redução de desperdícios. 

5. Virtualização: o monitoramento remoto dos processos tem sido uma das principais revoluções causadas pela manufatura inteligente. A partir de agora, os processos podem ser acompanhados por meio de simulação computacional, utilizando dados concretos que são enviados diretamente ao sistema de gestão, em tempo real. 

6. Manufatura aditiva: o desenvolvimento de produtos em um curto período de tempo e com baixo custo de fabricação é um dos conceitos da impressão 3D ou manufatura adititva. Nesse processo, o ERP auxilia no gerenciamento da matéria-prima, identificando quantidade, qualidade e desperdícios da produção. 

7. Big Data e Analytics: atualmente, diversas companhias já integram esses sistemas inteligentes ao seu software de gestão, com o intuito de analisar estrategicamente grandes volumes de dados. Essas tecnologias possibilitam identificar falhas nos processos, melhorar a qualidade da produção em tempo real e aprimorar a tomada de decisões. 

8. IoT: a tecnologia de Internet das Coisas tem sido muito utilizada na manufatura, pois possibilita a conexão entre dispositivos e máquinas de maneira remota e automatizada. Em razão disso, já existem ERPs com um recurso que permite integrar os dados IoT da indústria ao software, possibilitando um maior controle das operações. 

Conheça a funcionalidade de IoT da TECNICON

9. Consciência ambiental: a Manufatura Avançada tem proporcionado maior racionalização no uso de recursos quando conectada aos sistemas de gestão. A partir deles, é possível controlar o uso de matéria-prima e o consumo energético das máquinas, aumentando a eficiência geral dos ativos e o desenvolvimento da indústria.  

10. Maior aceleração: dispositivos inteligentes têm a capacidade de sustentar a produção orientada à demanda, provocando maior aceleração no mercado. Quando integradas a um software de gestão, as altas tecnologias são capazes de realizar a autoanálise dos processos, monitorando-os em tempo real e prevendo possíveis alterações que possam comprometer o funcionamento da fábrica.

A manufatura do futuro

Tudo é uma questão de tempo. O mundo real está cada vez mais próximo do virtual, revolucionando todos os processos industriais e modificando toda a cadeia de valor por meio das novas tecnologias. 

A Manufatura Inteligente é a grande responsável por essa completa transformação no cenário das fábricas, tornando-as mais ágeis, produtivas, responsivas, enxutas e o melhor: globalmente competitivas. 

Portanto, adapte sua empresa e seja bem-vindo à nova era da produção industrial. Saiba agora como introduzir o seu negócio na economia digital e alcançar o crescimento exponencial

Chat
Email
Telefone