Controle de produção com a solução TECNICON: automatize seu chão de fábrica - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Controle de produção com a solução TECNICON: automatize seu chão de fábrica

Aumente a produtividade dos seus processos produtivos com o ERP mais completo do mercado

banner

Para atender a demanda e manter a competitividade no mercado, as indústrias devem criar um planejamento e controle de produção alinhado às metas Lean e automatizar os processos, tornando-os mais eficientes e produtivos.

Aumentar a produtividade do chão de fábrica engloba diversos fatores para o funcionamento com sucesso, evitando paradas inesperadas de máquinas e equipamentos, controlando a manutenção e reduzindo o lead time das entregas. 

Junto a um software de gestão ERP, é possível integrar todas as atividades da planta industrial em um único local, podendo analisar e atualizar informações em tempo real, deixando seu negócio muito mais eficiente. 

O TECNICON Business Suite, há mais de 30 anos, é referência em gestão empresarial e atua com indústrias de todo o país, estimulando o crescimento e atendendo às necessidades atuais e futuras. 

Confira as funcionalidades da nossa solução para o controle de produção e de toda cadeia produtiva da sua empresa:

Área de Negócio Manufatura

A Área de Negócio Manufatura possibilita fazer a gestão e acompanhamento de toda a fabricação dos produtos de uma empresa, organizando por datas de produção e processos, mantendo de forma ordenada toda sua linha produtiva.

Ela permite analisar a engenharia do produto, planejar o takt time, calcular os custos, mantendo controle total através da necessidade de matéria-prima nas ordens de produção.

Outro diferencial de Manufatura é a rastreabilidade de produtos, desde a entrada das matérias-primas até sua transformação em produtos produzidos e acabados. Desta forma, possibilita atingir as metas e prazos de entrega, baseando-se nas projeções de vendas e pedidos. Caso ocorram imprevistos, permite controlar os gargalos de produção e não conformidades existentes para atingir suas metas.

Esta área de negócio não é apenas operacional. Ela possui uma função gerencial de acompanhamento do processo de produção através de gráficos e relatórios, apresentando as informações necessárias para o controle de custos.

Área de Negócio MES

A Área de Negócio MES, do inglês Manufacturing Execution Systems, significa Sistemas de Execução de Produção, onde as empresas podem controlar os tempos de início e fim de setup, início e fim de processos, finalizar processos por códigos de barras, trabalhar com apontamentos de quantidades produzidas, etc.

As organizações que trabalham com esta área de negócio poderão gerir seus estoques de maneira eficiente, podendo trabalhar com produtos que possuem rastreabilidade, impressão de etiquetas para identificação de produtos rastreáveis e controlar os produtos não conformes durante a produção indicando o destino correto para os mesmos.

O sistema MES possibilita uma análise de toda a produção através dos relatórios e gráficos, aumentando a visibilidade da produtividade do chão de fábrica.

Área de Negócio APS

A Área de Negócio APS do TECNICON Business Suite considera a capacidade finita dos recursos da produção, auxiliando sua empresa no controle da capacidade e do planejamento em tempo real do programa de produção no curto prazo. 

Com o APS (sigla em inglês Advanced Planning Systems, que significa Sistema Avançado de Planejamento de Produção), a empresa tem:

• Melhor planejamento da demanda;

• Melhor planejamento da produção;

• Melhor planejamento das necessidades de materiais;

• Maior controle do chão de fábrica.

Os sistemas APS são uma parte importante para as empresas, ajudando no gerenciamento de processos envolvidos na otimização de matérias-primas e capacidade de recursos em uma cadeia produtiva. 

Quando as operações de manufatura são altamente complexas, pode ser extremamente desafiador criar um cronograma que otimize o uso de cada recurso sem essa ferramenta.

Saiba como utilizar o sistema APS integrado a um software de gestão.

Área de Negócio PCM

A Área de Negócio PCM (Planejamento e Controle de Manutenção) é responsável por realizar o planejamento e controle das atividades de manutenção sobre equipamentos, controlando por ordens de serviço desde a abertura até o seu fechamento, em busca da eficiência da manutenção e redução de custos associados.

Pode-se acompanhar com facilidade o histórico das atividades e reparos através dos relatórios individuais e grupos de equipamentos, tarefas de manutenção, entre outras opções.

O PCM atua como apoio tático para as atividades, como custos, tempo de manutenção, indicador OEE, condições das máquinas, etc. Os responsáveis devem definir as melhores estratégias, designando os recursos necessários para aumentar a credibilidade e controle dos processos junto ao ERP.

Processo de Negócio PCP

Dentro da Área de Negócio Manufatura, encontra-se o Processo de Negócio PCP (Planejamento e Controle de Produção), onde é feito a gestão e o planejamento do controle de produção dos produtos. 

O PCP possibilita verificar se é possível produzir por determinado processo ou data, por exemplo, cadastrar uma ordem de produção e analisar as necessidades de produção, importar as necessidades de pedidos entre outras funcionalidades. 

É nele também que são realizadas as parametrizações necessárias para trabalhar com toda a fabricação dos produtos dentro da solução TECNICON.

Conheça a importância do PCP nos processos industriais e porque adotá-lo.

Área de Negócio Gestão da Qualidade

A Área de Negócio Gestão da Qualidade é ampla no que se refere às suas funcionalidades e pode ser definida como sendo qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização e possibilitar a melhoria dos produtos e serviços.

Ela é responsável por garantir que o cliente receberá o que solicitou, com a qualidade desejada, e quando utilizadas as diversas ferramentas que ela proporciona, pode-se superar as expectativas dos clientes.

Além do foco no cliente, deve-se ter atenção em todo o processo, como por exemplo a escolha dos fornecedores, dos materiais a serem utilizados para a produção, a qualidade da produção, bem como ter um cuidado especial com todas as inspeções, melhorias e auditorias a serem realizadas.

Dessa forma, a Gestão da Qualidade permite total controle da qualidade de todos os processos realizados, resultando em maior qualidade nos produtos e serviços prestados, maior satisfação e fidelização de seus clientes, mais lucratividade, redução de custos e otimização de tempo.

Imagine automatizar sua rotina industrial com todas essas funcionalidades e em um único local? Suas informações são armazenadas na solução TECNICON que é 100% web e podem ser acessadas pelos usuários em qualquer hora e lugar.

Solicite uma demonstração com um de nossos consultores e comprove os benefícios do nosso sistema, que há mais de 30 anos ajuda diversas empresas a impulsionar seus negócios.

Veja também: Funcionalidades da solução TECNICON para gerenciar sua empresa.

Chat
Email
Telefone