Sistema APS: saiba como utilizá-lo integrado a um software de gestão - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Sistema APS: saiba como utilizá-lo integrado a um software de gestão

Esse sistema monitora e automatiza toda a cadeia de suprimentos associado a um ERP

banner

APS é uma sigla em inglês para Advanced Planning System (Sistema Avançado de Planejamento de Produção), e o termo abrange uma ampla variedade de ferramentas e técnicas de software, com muitas aplicações em manufatura e logística.

Os sistemas APS são uma parte importante para as empresas, ajudando no gerenciamento de processos envolvidos na otimização de matérias-primas e capacidade de recursos em uma cadeia produtiva. 

Quando as operações de manufatura são altamente complexas, pode ser extremamente desafiador criar um cronograma que otimize o uso de cada recurso sem essa ferramenta.

Entenda mais sobre o APS e como ele pode ajudar sua indústria a planejar, gerenciar e monitorar toda a cadeia de suprimentos no artigo a seguir. 

O que é o APS?

O sistema APS é implementado como solução de software na empresa e tem como objetivo mapear toda a cadeia de suprimentos. Isso permite que melhorias sejam efetuadas e erros sejam identificados rapidamente no processamento. Geralmente eles são muito flexíveis e podem ser usados ​​de maneira modular.

O APS supervisiona vários aspectos de um ambiente de produção, incluindo:

• Criação do plano mestre de produção;

• Planejamento de lista de materiais (BOM);

• Visualização de programação interativa;

• Planejamento de produção;

• Modelagem e programação de restrições;

• Manuseio avançado de materiais;

• Visualização do processo de montagem.

As organizações devem planejar as ordens de produção com todos os processos, recursos e prazos associados em uma base permanente e adaptá-los às mudanças internas e externas. 

Neste cenário, os sistemas APS são a solução ideal para auxiliar os colaboradores com uma solução inteligente que seja capaz de registrar, planejar e otimizar continuamente a cadeia de suprimentos.

Vantagens de usar um sistema APS

O principal objetivo de um APS não é substituir a mão de obra ou softwares existentes na empresa. Pelo contrário, ele deve ajudar os funcionários e as soluções que já estão em uso, para otimizar e obter o melhor de todos os sistemas. 

Confira suas principais vantagens:

Aumento da produtividade

O sistema APS alivia e torna o trabalho mais otimizado e simplificado, baseando-se na experiência dos colaboradores para aperfeiçoar seu uso.

Por sua vez, os funcionários recebem todas as informações que precisam, conhecendo melhor os processos produtivos e como usá-los de forma potencializada, resultando em um desenvolvimento avançado da mão de obra. 

Além disso, o sistema também melhora o desempenho das máquinas através das programações do tempo de Setup e ciclos produtivos.  

Cloud Computing

O APS é baseado em soluções em nuvem, pois são flexíveis e acessíveis de qualquer lugar, como em dispositivos móveis e PCs de produção em locais remotos. É importante que todos os componentes da cadeia de abastecimento estejam interligados em rede para que o sistema APS possa desenvolver todo o seu potencial.

Planejamento eficaz

É possível realizar um planejamento eficaz dos processos de produção e abranger, planejar e, acima de tudo, ajudar os gestores a tomarem ações com rapidez e precisão, sem causar problemas na produção. 

Um APS aumenta a transparência, melhora o fluxo de informações e ajuda a manter o controle da produção em todos os momentos.

Controle e redução do lead time

Otimização do trabalho, planejamento eficaz e regras automatizadas dos ciclos produtivos são a fórmula perfeita para a redução do lead time, garantindo o controle total da produção com entregas no tempo certo, e ainda de bônus, resultando em clientes satisfeitos.

Como funciona o sistema APS

O sistema APS deve ser capaz de modelar a supply chain de uma empresa, com todos os componentes associados. Como parte da modelagem, o estoque, a logística e todos os processos afins também devem ser mapeados, incluindo os externos. Com base nisso, existem oportunidades de melhoria; por exemplo, no planejamento de custos.

Além disso, deve ser possível planejar a quantidade e as necessidades da cadeia de abastecimento, sendo registrado o quão alta está a demanda e as vendas. A produção e a distribuição também podem ser analisadas, permitindo uma antecipação exata de quais produtos da cadeia estarão ativos, quando e como serão transportados. 

O planejamento detalhado pode ser feito por um sistema APS. Isso inclui basicamente o planejamento de vendas de curto prazo, a fim de manter a cadeia de suprimentos constantemente atualizada. 

O sistema pode calcular alternativas para processos na cadeia de abastecimento e, assim, obter melhorias. Essas otimizações devem ser verificáveis ​​e comparáveis ​​em termos de custos, viabilidade e eficiência.

O planejamento do sistema APS leva em consideração todos os fatores da empresa, desde os turnos de trabalho até a programação das máquinas, viabilizando uma solução abrangente, flexível e eficaz.

Sistema APS integrado ao Software de Gestão

Na maioria dos casos, os sistemas APS podem ser facilmente integrados ou já estão inclusos em sistemas ERP, e a cooperação com a solução MES é a chave para potencializar todos os fatores necessários para criar uma cadeia de suprimentos ideal. 

Esses sistemas geralmente representam a base, onde estão disponíveis as informações que a APS precisa para otimizar o planejamento. O sistema APS utiliza os dados fornecidos, assume o planejamento e deixa as ações operacionais para o sistema ERP. O sistema MES, por sua vez, pode ser usado ​​para análises.

A implementação de um Software APS levará sua indústria ao próximo nível de eficiência de produção, aproveitando os dados operacionais que você já possui em seu sistema ERP. O APS é um passo na direção certa de eficiência e aprimoramento da manufatura. 

Conte com a TECNICON para potencializar sua cadeia de suprimentos através da Área de Negócio APS na nossa solução, que considera a capacidade finita dos recursos e auxilia no controle da capacidade e do planejamento em tempo real do programa de produção a curto prazo.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais.

Veja também: [eBook] Tudo sobre sistema MES: otimize a produção da sua indústria

 

Chat
Email
Telefone