Saiba como essa ferramenta controla todos os processos organizacionais de forma eficaz
Com a rápida troca de informações e agilidade dos dias de hoje, você acha possível garantir a qualidade em todos os processos de uma empresa? Se a sua resposta foi não, é porque você ainda não conhece a Gestão da Qualidade, ferramenta reconhecida mundialmente que gera crescimento e competitividade para as organizações.
Ela é fundamental para permanecer relevante no mercado, já que garante a satisfação dos seus clientes e impacta colaboradores, fornecedores e possíveis investidores.
O investimento em melhorias na entrega e desenvolvimento das atividades proporciona excelentes resultados, visíveis na produção, logística e áreas administrativas, gerando um crescimento sustentável para o negócio.
Saiba mais sobre este conceito, como funciona e como implementar os principais pilares na sua empresa.
Para entender o que é Gestão da Qualidade, precisamos conhecer o seu conceito e origem. Esse sistema surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, quando havia necessidade de identificar e corrigir erros na produção de produtos bélicos, chamado antes de "controle de processos".
Com a falta de informações e conceitos sobre qualidade, o físico e engenheiro Walter Shewhart criou o Controle Estatístico de Processo (CEP) que fornece informações para um diagnóstico eficaz na prevenção e detecção de falhas nos processos de produção, hoje também usado para outras atividades.
A sua origem também gerou o ciclo PDCA, método que visa a melhoria contínua. Estas informações resumem o conceito de Gestão da qualidade: ferramenta que visa a supervisão de atividades, tarefas e processos organizacionais (entradas) utilizados na criação de produtos (saídas), mantendo o alto padrão e consistência.
Ela possui quatro componentes principais, conhecidas como Gerenciamento Total da Qualidade (SGQ):
• Planejamento da qualidade;
• Garantia da qualidade;
• Controle da qualidade;
• Melhoria da qualidade.
A gestão da qualidade empenha-se integralmente nas tarefas, direcionando projetos com menos falhas e erros. O seu objetivo principal é garantir que todos os processos sigam padrões de alta qualidade, e é crucial garantir que esteja alinhada a uma cultura interna de melhoria contínua.
A implementação isolada dessa ferramenta não assegura a inspeção completa dos produtos, se os gestores não se atentam a criar e garantir a mentalidade de qualidade global de ponta a ponta.
A adoção da gestão da qualidade funciona com o uso de tecnologias, estratégias assertivas e participação dos funcionários, principalmente partindo dos gestores que devem entender o tema e garantir a execução dos processos.
Uma vez aplicada, ela irá procurar verificar os processos relacionados e correlacionados à produção, utilizando ferramentas e workframes que padronizam as execuções.
Com a tecnologia, é possível que os responsáveis pela qualidade rastreiem em tempo real o desempenho das atividades, equilibrando a operacionalização da gestão e o controle de dados.
Para que a aplicação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) traga bons resultados, é necessário seguir e integrar os principais pilares que englobam este conceito:
O seu cliente será o mais beneficiado no resultado final dos seus produtos. Ao mesmo tempo, sua empresa pode identificar as necessidades dos clientes, os requisitos a serem atendidos e cumpridos e repassá-los com a ajuda de Fichas Técnicas criadas e estabelecidas em negociações. Assim, as inspeções se tornam mais seguras e assertivas.
Uma boa liderança conduz a equipe a realizar as tarefas com alta qualidade e nos padrões esperados. Junto a gestão da qualidade, o engajamento e o comprometimento dos funcionários será maior e assegura que todos estejam alinhados com os propósitos da empresa.
A participação dos colaboradores contribui para que os princípios da Gestão da Qualidade sejam aplicados com sucesso. Através de capacitação contínua, todos compreendem a importância da adoção desta cultura, e estarão mais habilitados para alcançar metas e tornar a mentalidade de qualidade parte da rotina.
Conhecer bem seus processos e a forma como sua empresa os gerencia auxilia a implantar uma boa gestão da qualidade e alcançar bons resultados. Esse princípio é essencial para o bom desenvolvimento e aprimoramento de um produto ou serviço.
A melhoria contínua deve estar atrelado a cultura e nos processos de desenvolvimento de produtos ou serviço da organização, aperfeiçoando a satisfação de clientes e stakeholders, melhorando a qualidade e agregando valor ao consumidor final.
Criar bons relacionamentos com fornecedores e parceiros ajuda a evitar riscos que impactem seus processos e a estratégia do negócio, criando um senso de responsabilidade de ambas as partes e favorecendo o crescimento da empresa.
Apenas analisar visualmente um processo não o torna controlável. É necessário se guiar e tomar decisões baseadas em informações seguras, adotando tecnologias para auxiliar nessa jornada. Indicadores de desempenho devem ser monitorados para verificar a eficácia da qualidade e dar atenção a melhorias.
A gestão da qualidade utiliza como padrão a Norma ISO 9001 que garante um processo de melhoria contínua de produtos independente do porte ou segmento de atuação. Ela disponibiliza um modelo considerado referência internacional.
A ferramenta otimiza o desempenho e a qualidade das organizações, entre outros benefícios. Confira os principais:
• Melhor desempenho do negócio: Proporciona às organizações a alcançar os objetivos estabelecidos e manter alto padrão de qualidade nos produtos;
• Satisfação do cliente: Ao implantar os princípios e o SGQ na empresa, a satisfação dos clientes é percebida, estabelecendo um relacionamento duradouro e aumentando a credibilidade;
• Qualidade dos produtos: Garante um alcance de alto padrão de excelência, utilizando com coerência os recursos e o tempo para redução de custos e aumento dos lucros;
• Adoção da melhoria contínua: A cultura de melhoria contínua é cultivada pelos colaboradores, seguindo os padrões internacionalmente reconhecidos e adotando as principais práticas do mercado;
• Produtividade: A produtividade aumenta e são desenvolvidos produtos e serviços com menos custos e no menor tempo possível.
A tecnologia é, sem dúvidas, o principal aliado de qualquer negócio que deseja manter os padrões de qualidade e tomar decisões mais assertivas. No seu processo de gestão da qualidade, é necessário investir em ferramentas ou sistemas de gestão que permitam uma visão sistêmica dos processos e políticas da empresa.
Eles auxiliam a planejar e executar as principais atividades da cadeia produtiva, garantindo que seus produtos sejam consistentes e suas atividades alinhadas aos padrões de excelência.
A Área de Negócio Gestão da Qualidade do TECNICON Business Suite contribui em qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização, possibilitando a melhoria de seus produtos e serviços.
Esta área permite total controle da eficiência dos processos realizados, resultando em maior qualidade nos produtos e serviços prestados, maior satisfação e fidelização de seus clientes, mais lucratividade, redução de custos e otimização de tempo.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Veja também: Design para Manufatura (DFM): Entenda sua importância na criação de produtos.