Esperam-se líderes mais ativos, altruístas e atentos às novas tendências de mercado
A pandemia trouxe diversas questões de reflexão para as empresas, principalmente sobre qual será o novo papel dos líderes num mundo pós-coronavírus.
Mesmo que você tenha sido um bom líder antes do covid-19, houve grandes mudanças nos últimos meses que fizerem as organizações se readaptarem. E você, líder, também deve adaptar seu estilo de liderança.
O “novo normal” desafia os modelos de negócio já existentes, a cultura organizacional e o formato de trabalho dos colaboradores, trazendo a tecnologia cada vez mais presente em nossas vidas.
A transformação digital já é uma realidade, e se sua empresa não correu atrás disso, os líderes precisam estar atentos às novas tendências tecnológicas para aperfeiçoarem suas equipes.
Não só um diferencial competitivo, mas manter a capacitação constante dos colaboradores também demonstra a qualidade de um bom líder, preocupado em inovar e facilitar o dia a dia.
Você, líder, já pensou nos soft skills que precisa desenvolver? Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como agir e liderar sua equipe no futuro pós-covid.
Com a adoção do home office no dia a dia das empresas, é muito importante que os líderes estejam preparados para liderar de forma remota, realizando reuniões online em equipe frequentes, acompanhando agendas e projetos.
Busque por ferramentas de gestão online que possibilitem esse monitoramento remoto, automatizando as atividades, reuniões, controle de horas, Scrum, entre outros.
Otimizar os processos do seu setor aumentam a produtividade, agilidade, praticidade e a motivação por parte dos liderados.
Saiba quais são as principais habilidades e competências do profissional do futuro.
Receber notícias ou eventos inesperados não é bom para ninguém. Mas que tal buscar maneiras de encará-los da melhor forma possível?
A capacidade de um líder de responder a eventualidades é um grande indicador de vantagem competitiva. Para Bill Gates, “a mudança de atitude corporativa, encorajando e ouvindo notícias ruins, tem de vir do topo”.
Desafie você e a sua equipe a procurar notícias ruins e busquem maneiras de respondê-las. Procure empoderar seus liderados a responderem e incentivá-los a compartilharem suas sugestões, proporcionando-lhes mais segurança.
O ideal é aplicar essa prática em estruturas horizontais, ou seja, onde os funcionários têm autonomia para tomar decisões. Reduzir hierarquias aumentam a confiança de compartilhar problemas e agir sobre eles.
Não adianta querer um ambiente inovador se você não dá voz aos membros da sua equipe. Bons líderes empoderam seus profissionais, influenciando pessoas e tocando a vida de cada um.
Como capitão da equipe, você deve dar autonomia para que eles sugiram ideias, tomem iniciativas e façam um bom trabalho. Essa será a nova definição de líder que irá perdurar no futuro.
Incentive a sua equipe a desenvolver a Inteligência Emocional (IE) neste período de mudanças, buscando a capacitação constante para enfrentar desafios e lidar com eles.
Profissionais emocionalmente inteligentes melhoram a relação com seus colegas, na autonomia, empatia e autogestão, tanto no escritório como no home office.
A redução de interação entre líder e liderado podem desmotivar sua equipe. Com o formato de trabalho cada vez mais virtual, os gestores precisam dedicar um tempo para passar feedbacks, conversando sobre seus pontos fortes e de melhorias.
Essas reuniões geram maior proximidade e conexão com os funcionários, tornando-os mais motivados e produtivos, principalmente no ambiente online.
Os bons líderes do “novo normal” são aqueles que sabem escutar seus funcionários e estão sempre prontos para ajudar o próximo.
Faça pausas para prestar suporte aos colaboradores e equipes, identificando as ações que a empresa pode fazer neste momento para ajudá-lo a ser mais produtivo, tornando sua relação ainda mais humanizada.
No mundo em constantes transformações, as inovações chegam rápido e é necessário estar atento para não deixar nada passar. Um bom líder precisa estar atualizado aos novos modelos de negócio, concorrência e as tendências do mercado.
A tecnologia é um dos primeiros recursos para tornar a empresa mais competitiva. Na prática, ela pode otimizar a forma como as áreas atuam, redesenhar os processos, reduzir burocracias, capacitar pessoas, reorganizar os times, entre outros.
Estas são algumas das habilidades que você deve começar a desenvolvê-las a partir de agora. E você, está preparado(a) para o “novo normal”?
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