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Papel do líder no “novo normal”: como agir, motivar e adaptar equipes?

Esperam-se líderes mais ativos, altruístas e atentos às novas tendências de mercado

Papel do líder no “novo normal”: como agir, motivar e adaptar equipes?

A pandemia trouxe diversas questões de reflexão para as empresas, principalmente sobre qual será o novo papel dos líderes num mundo pós-coronavírus.

Mesmo que você tenha sido um bom líder antes do covid-19, houve grandes mudanças nos últimos meses que fizerem as organizações se readaptarem. E você, líder, também deve adaptar seu estilo de liderança.

O “novo normal” desafia os modelos de negócio já existentes, a cultura organizacional e o formato de trabalho dos colaboradores, trazendo a tecnologia cada vez mais presente em nossas vidas.

A transformação digital já é uma realidade, e se sua empresa não correu atrás disso, os líderes precisam estar atentos às novas tendências tecnológicas para aperfeiçoarem suas equipes.

Não só um diferencial competitivo, mas manter a capacitação constante dos colaboradores também demonstra a qualidade de um bom líder, preocupado em inovar e facilitar o dia a dia.

Você, líder, já pensou nos soft skills que precisa desenvolver? Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como agir e liderar sua equipe no futuro pós-covid.

1. Aprenda a coordenar remotamente

Com a adoção do home office no dia a dia das empresas, é muito importante que os líderes estejam preparados para liderar de forma remota, realizando reuniões online em equipe frequentes, acompanhando agendas e projetos.

Busque por ferramentas de gestão online que possibilitem esse monitoramento remoto, automatizando as atividades, reuniões, controle de horas, Scrum, entre outros.

Otimizar os processos do seu setor aumentam a produtividade, agilidade, praticidade e a motivação por parte dos liderados.

Saiba quais são as principais habilidades e competências do profissional do futuro.

2.Não fuja de notícias ruins

Receber notícias ou eventos inesperados não é bom para ninguém. Mas que tal buscar maneiras de encará-los da melhor forma possível?

A capacidade de um líder de responder a eventualidades é um grande indicador de vantagem competitiva. Para Bill Gates, “a mudança de atitude corporativa, encorajando e ouvindo notícias ruins, tem de vir do topo”.

Desafie você e a sua equipe a procurar notícias ruins e busquem maneiras de respondê-las. Procure empoderar seus liderados a responderem e incentivá-los a compartilharem suas sugestões, proporcionando-lhes mais segurança.

O ideal é aplicar essa prática em estruturas horizontais, ou seja, onde os funcionários têm autonomia para tomar decisões. Reduzir hierarquias aumentam a confiança de compartilhar problemas e agir sobre eles.

3.Empodere os membros da sua equipe

Não adianta querer um ambiente inovador se você não dá voz aos membros da sua equipe. Bons líderes empoderam seus profissionais, influenciando pessoas e tocando a vida de cada um.

Como capitão da equipe, você deve dar autonomia para que eles sugiram ideias, tomem iniciativas e façam um bom trabalho. Essa será a nova definição de líder que irá perdurar no futuro.

4.Trabalhe a Inteligência Emocional

Incentive a sua equipe a desenvolver a Inteligência Emocional (IE) neste período de mudanças, buscando a capacitação constante para enfrentar desafios e lidar com eles.

Profissionais emocionalmente inteligentes melhoram a relação com seus colegas, na autonomia, empatia e autogestão, tanto no escritório como no home office.

5.Amplie os feedbacks

A redução de interação entre líder e liderado podem desmotivar sua equipe. Com o formato de trabalho cada vez mais virtual, os gestores precisam dedicar um tempo para passar feedbacks, conversando sobre seus pontos fortes e de melhorias.  

Essas reuniões geram maior proximidade e conexão com os funcionários, tornando-os mais motivados e produtivos, principalmente no ambiente online.

6.Escute sua equipe

Os bons líderes do “novo normal” são aqueles que sabem escutar seus funcionários e estão sempre prontos para ajudar o próximo.

Faça pausas para prestar suporte aos colaboradores e equipes, identificando as ações que a empresa pode fazer neste momento para ajudá-lo a ser mais produtivo, tornando sua relação ainda mais humanizada.

7.Esteja atento às tendências

No mundo em constantes transformações, as inovações chegam rápido e é necessário estar atento para não deixar nada passar. Um bom líder precisa estar atualizado aos novos modelos de negócio, concorrência e as tendências do mercado.

A tecnologia é um dos primeiros recursos para tornar a empresa mais competitiva. Na prática, ela pode otimizar a forma como as áreas atuam, redesenhar os processos, reduzir burocracias, capacitar pessoas, reorganizar os times, entre outros.

Estas são algumas das habilidades que você deve começar a desenvolvê-las a partir de agora. E você, está preparado(a) para o “novo normal”?

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