A execução é a chave para desenvolver este conceito inovador na sua equipe e agilizar projetos
Não adianta ter um grande projeto se você não pode entregá-lo. A execução é a chave para o sucesso.
Muitas vezes desperdiçamos muito tempo em busca somente da melhor estratégia para o negócio, e acabamos nos esquecendo do principal: não adianta ter um projeto incrível, se as pessoas do seu time ainda não possuem as habilidades necessárias para executá-lo.
De acordo com uma pesquisa realizada pela McKinsey, 70% dos projetos nas empresas fracassam, justamente por falta de “know-how”. Cientes das necessidades que as empresas têm de investir no desenvolvimento dos soft skills dos colaboradores, a consultoria criou o Ability to Execute (Habilidade para executar).
Aprofundado no pensamento da ciência comportamental, a técnica combina oficinas, simulações e experiências que ajudam a manter o foco nas competências necessárias para conduzir e sustentar mudanças transformacionais em escala.
Cada pessoa tem suas próprias necessidades no desenvolvimento de habilidades, mas há algumas que são coringa para qualquer profissional: liderança e Inteligência Emocional.
A função de um líder é motivar e inspirar confiança para a sua equipe, buscando evolução constante e formas de oferecer alternativas de melhorias.
A liderança não está relacionada a cargos. Existem gestores que não são bons líderes, enquanto colaboradores conseguem ter um papel de líder sobre seus colegas.
Para desenvolver essa habilidade, é importante conhecer bem a organização, ter boas relações interpessoais e aprimorar a inteligência emocional.
Conheça a liderança na visão de Jack Welch, um dos maiores CEOs do mundo.
A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer e saber lidar com as próprias emoções, e também compreender os sentimentos dos outros.
Ter o controle emocional é um benefício para todos os aspectos da vida: saber neutralizar as emoções negativas que resultam em comportamentos destrutivos é crucial para manter a constância na execução das suas tarefas.
Em 1995, o psicólogo e escritor Daniel Goleman popularizou o termo em seu livro “Inteligência Emocional”, o autor afirmou que o Quociente Emocional representa 80% das competências para se tornar uma pessoa bem sucedida.
Goleman cita 4 habilidades para identificar e administrar nossas emoções:
Autoconhecimento - habilidade de compreender a origem dos seus sentimentos, suas características pessoais e seus pontos fortes e fracos.
Gestão das emoções - poder de controlar e gerenciar seus sentimentos e responder de maneira apropriada em qualquer situação.
Empatia - entender as emoções dos outros e se colocar no lugar deles.
Sociabilidade - saber gerir relacionamentos e compreender como cada pessoa funciona, é importante para o trabalho em equipe.
Ability to Execute é uma maneira rápida de ajudar a direcionar esforços corretamente. Afinal, de que adianta um monte de ideias se você não pode realizá-las?
A adoção de Metodologias Ágeis é um ponto essencial neste processo, principalmente na gestão de entregas coerentes em prazos curtos.
Acelerar a produtividade e alinhar equipes autossuficientes capazes de realizar projetos inovadores, incentivando as pequenas vitórias, irão construir essa cultura da execução.
Para utilizar a ferramenta, o truque é se concentrar em resultados significativos e de alto valor, representado pelos Quadrantes Mágicos de Garter que demonstram a visão da Capacidade de Execução e Valor a seguir:
Além de todos os benefícios citados ao decorrer do texto, a abordagem visa desenvolver principalmente os aspectos de execução, desempenho e saúde organizacional:
Execução minuciosa - A atenção aos pequenos passos aumenta a eficácia das reuniões, comunicações, relatórios e planejamento de risco, e tudo isso sustenta a mudança transformacional.
Acelera o desempenho - A mudança no mindset da equipe fomenta a interação e inovação contínua, resultando em melhores entregas.
Saúde organizacional - Essa imersão com princípios de liderança e inteligência emocional ajuda os funcionários a compreenderem os conceitos básicos de saúde organizacional: alinhamento, execução com excelência e renovação, e como conduzir comportamentos de apoio.
Colaboradores engajados, um bom clima organizacional e projetos bem executados são a fórmula para a sua empresa decolar e se tornar mais competitiva. Investir em métodos e abordagens que melhorem o desempenho das equipes melhora o clima organizacional, estimula a criatividade e agiliza processos internos.
A Habilidade de Executar - assim como outros conceitos - oferece aos funcionários novas alternativas de aprendizagem que ajudam a trabalhar melhor o foco na mentalidade correta para enfrentar situações adversas, seja na empresa ou na vida pessoal.
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