Como criar um plano de ação com 5W2H, GUT e Matriz Eisenhower - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Como criar um plano de ação com 5W2H, GUT e Matriz Eisenhower

Essas 3 ferramentas ágeis auxiliarão a atingir os objetivos organizacionais

Como criar um plano de ação com 5W2H, GUT e Matriz Eisenhower

Traçar metas e objetivos é muito importante para as empresas que desejam alcançar o sucesso. O plano de ação permite que você chegue nos resultados esperados através da realização e priorização das atividades, com processos mais rápidos e alinhados.

Através de ferramentas ágeis como 5W2H, Matriz GUT e Eisenhower, por exemplo, a gestão e o controle se tornam visuais, delegando responsáveis e grau de urgência das tarefas, potencializando o seu planejamento.

Quer saber como criar um planejamento de ação na prática? Continue acompanhando este artigo.

Afinal, o que é um plano de ação?

O plano de ação é uma ferramenta de administração simples que traça uma metodologia para a conquista de objetivos. Geralmente, é aplicado para a gestão estratégica de empresas.

É através deste planejamento que se definem ações necessárias para atingir objetivos, prazos e cronogramas, responsáveis por cada atividade, budget, pessoal e monitoramento dos resultados.

Em resumo, ele mapeia o trajeto que deve ser percorrido para que o seu negócio chegue ao lugar desejado.

Para que serve?

“Uma meta sem um plano é apenas um desejo.” A frase de Antoine de Saint-Exupéry - autor de “O Pequeno Príncipe” – reflete sobre criar meios para alcançar metas concretas, sendo uma das finalidades do plano de ação.

Em uma organização, o plano de ação é uma ferramenta obrigatória quando se trata de conquistar objetivos. Afinal, ele orienta as ações da equipe de acordo com metas bem definidas, podendo ser aplicado em diversas funcionalidades, como:

• Gestão de riscos;

• Gestão de projetos;

• Gestão de orçamento;

• Planejamento estratégico;

• Desenvolvimento e crescimento empresarial;

• Execução do plano de negócios.

Como montar um plano de ação em 5 etapas

A criação de um plano de ação é baseada em cinco etapas essenciais, que vão desde a iniciação do planejamento até a avaliação dos resultados.

Ela irá guiar toda a execução de tarefas até atingir seus objetivos, sendo elas:

1. Iniciação

Nesta primeira etapa, você irá definir – de forma clara - os objetivos que a sua empresa deseja alcançar, tornando-se o ponto de partida para a criação de todo o plano de ação.

Comece com uma lista, elencando e numerando-os para saber a ordem de “urgência” que eles precisam ser cumpridos.

2. Planejamento

Após definir os objetivos, é hora de começar o planejamento. Estabeleça as ações e recursos necessários para chegar ao estado desejado. Ao especificar as ações, crie metas que irão alcançar os objetivos organizacionais de curto, médio ou a longo prazo.

Dessa forma, cada ação no plano contribui para o alcance de uma meta, sendo elas realistas, concretas e mensuráveis.

Nesta etapa, defina também um cronograma com início e prazo final para cada tarefa traçada no plano, aglomerando todas as tarefas a serem desenvolvidas, o escopo, responsáveis, recursos financeiros e humanos necessários.

3. Execução

Chegou o momento da execução do plano de ação, onde deverá ser seguido à risca o cronograma traçado e as tarefas delegadas a cada colaborador.

Todos devem ter clareza do seu papel no processo, uma vez que o planejamento serve de engrenagem com a interligação dos envolvidos.

Se o plano for mais detalhado e rico de informações, será fácil seguir as atividades propostas.

4. Monitoramento

Será que as ações estão sendo bem executadas? É nesta penúltima etapa que será respondida essa pergunta, sendo necessário monitorar atividades e resultados constantemente, acompanhando a evolução do plano de ação.

Identifique os erros, imprevistos e problemas que venham a surgir, sendo possível validar o planejamento nesse momento.

Utilize também os indicadores-chave de desempenho (KPIs) para avaliar os progressos da empresa, tornando as tomadas de decisão mais fáceis no decorrer do plano de ação.

5. Encerramento

Por fim, após as ações serem executadas e monitoradas, o responsável deve avaliar os resultados focando nos objetivos traçados na fase de iniciação.

Não esqueça que todas as informações de análise devem estar documentadas, incluindo aprendizados adquiridos durante o processo do plano de ação, podendo servir de base no futuro.

Utilizando o 5W2H, Matriz GUT e Eisenhower no plano de ação

Você já ouviu falar em ferramentas ágeis que podem facilitar a gestão visual deste tipo de planejamento? Vamos te apresentar 3 delas que mudarão a sua vida na hora de criar um plano de ação eficaz.

Elas podem ser executadas com um papel e caneta ou também aperfeiçoadas através de sistemas ou soluções online, como Trello ou softwares de gestão ERP.

5W2H

O 5W2H é uma ferramenta em formato de checklist utilizada para estruturar processos como atividades, prazos e responsabilidades que devem ser desenvolvidas com eficiência e clareza, definindo o que será feito, porque, onde, quem, quando, como e quanto irá custar.

A sigla é formada pelas iniciais em inglês, sendo elas:

Os 5W

What: o que fazer

Why: por que fazer

Where: onde fazer

When: quando fazer

Who: por quem será feito

Os 2H

How: como será feito

How much: quanto vai custar.

Matriz GUT

A Matriz GUT, ou Matriz de Prioridades, é uma ferramenta que auxilia na priorização de resolução de problemas, muito utilizada para orientar uma tomada de decisão complexa que exige a análise de vários problemas.

No sistema GUT, podemos classificar cada problema de acordo com a sua Gravidade, Urgência e Tendência (significado da sigla GUT).

Gravidade (G): refere-se ao impacto que o problema gerará nos envolvidos, como colaboradores, processos, tarefas ou resultados;

Urgência (U): refere-se ao prazo, ou o tempo disponível para a resolução do problema;

Tendência (T): refere-se à probabilidade (ou do potencial) que o problema tem de crescer com o passar do tempo. Se não for resolvido hoje, o problema vai piorar aos poucos ou bruscamente?

A imagem a seguir é uma junção da ferramenta 5W2H e a Matriz GUT, podendo ser definida através de números o grau de gravidade, urgência ou tendência de cada atividade.

Matriz de Eisenhower

A Matriz de Eisenhower é uma metodologia estruturada em quatro quadrantes direcionadores de priorização de tarefas que também pode ser utilizada em planos de ação. Veja o significado de cada quadrante:

Quadrante 1: Faça agora – deve conter tarefas urgentes e importantes e precisam ser finalizadas imediatamente;

Quadrante 2: Agende – deve ser tarefas importantes, mas não urgentes, alinhadas com objetivos de longo prazo;

Quadrante 3: Delegue - deve ser tarefas menos importantes, mas urgentes. Ou seja, pode ser uma atividade que você ache importante, porém não é para longo prazo. Neste caso, delegue a outras pessoas;

Quadrante 4: Elimine – deve ser tarefas para serem deixadas para depois ou simplesmente excluídas da sua lista de afazeres.

Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe nas suas redes sociais!

Veja também: Desvendando o método GTD: saiba o que é e como usá-lo (passo a passo).

Chat
Email
Telefone