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4 estratégias de precificação infalíveis para aplicar na sua empresa

Gere mais receita com preços competitivos e estratégicos para seu público

4 estratégias de precificação infalíveis para aplicar no seu negócio

A precificação ainda é um desafio para diversas empresas, seja de pequeno ou grande porte. Mesmo as mais experientes, o preço dos produtos e serviços continuam sendo calculados levando em consideração apenas o preço de venda (custos, despesas e lucros).

Entretanto, precificar é muito mais que isso. Ela se tornou uma estratégia que pode elevar os lucros e competitividade, para quem sabe usá-la ao seu favor.

Independente do porte do seu negócio, uma estratégia de precificação eficaz deve guiar-se em três pilares cruciais: valor, proatividade e lucratividade.

Possuir preços competitivos e vantajosos para o seu público-alvo, com uma comunicação eficiente, podem aumentar a sua receita com vendas mais eficazes e assertivas.

Neste artigo, vamos apresentar 4 estratégias infalíveis na hora de calcular preços para aplicar no seu modelo de negócio.

1. Tudo é neuromarketing

Se você achou que o neuromarketing não podia ser aplicado na técnica de precificação, você está muito enganado.

O neuromarketing é uma estratégia muito eficiente quando falamos em estabelecer preços atrativos que sejam favoráveis para os consumidores. 

Esse campo de estudo permite uma proximidade maior com o público, utilizando a psicologia e neurociência que estuda o comportamento e as tomadas de decisões do ser humano.

E com certeza queremos que o seu cliente tome a decisão pelo seu produto, certo? No varejo, existem algumas técnicas como usar números ímpares e quebrados, preços promocionais, o número 9, entre outros.

Agora, a que mais tem se destacado no mercado é a criação de 3 ofertas distintas para os clientes. Por exemplo:

Criamos a oferta A, (-A) e B para um delivery de batatas fritas:

A - Batata Grande R$7,50

(-A) - Batata Média R$6,50

B - Batata Pequena R$2,50

A oferta -A será usada apenas como “âncora” para atrair o cliente, podendo ser uma opção menos vantajosa ou pior da opção que você deseja vender.

2. Forme preços baseados no VALOR

Preço e valor estão muito interligados quando são colocados nos produtos de maneira correta e estratégica para os clientes. O valor de um produto não só está relacionado ao monetário, mas também de que forma ele entrega relevância e diferencial para o consumidor.

Para desenvolver uma estratégia de precificação junto ao valor, é necessário que a empresa colete os dados necessários para estimar e comparar um segmento para outro, estabelecendo preços únicos baseados no valor recebido.

A comunicação do valor também é um fator importante para esse tipo de estratégia. Ela pode variar de acordo com as ferramentas de comunicação utilizadas, como no ponto de venda ou em anúncios e promoções.

O principal objetivo é comunicar uma mensagem que se torne persuasiva ao consumidor, a fim de aumentar a sua disposição e convencê-lo em pagar pelo produto.

Conheça 7 dicas para vender produtos e serviços em tempos de crise.

3. Não apoie seu preço apenas em custos

Estratégias de precificação baseadas somente em custos se tornam ineficientes na prática e taticamente em um mercado cada vez mais competitivo.

Para formar preços, não basta calcular os custos e despesas com os produtos, mas sim incorporar outros elementos que serão cruciais na tomada de decisão do seu consumidor.

É necessário que a gerência mude as expectativas e crie relacionamentos mais estreitos entre clientes, concorrentes e os próprios colaboradores.

Uma boa precificação envolve a comunicação e troca de informações sobre o mercado, a formação de políticas consistentes e a redução de custos por parte da produção, melhorando os preços e evitando ser pego de surpresa pelos clientes ou concorrentes mais agressivos.

4. A concorrência apenas como PARÂMETRO

Se você precificar produtos de acordo com a concorrência, você está correndo um grande risco de estar vendendo no prejuízo.

O seu concorrente pode estar formando preços da maneira equivocada, por isso o ideal é utilizar esse fator apenas como parâmetro para criar, aumentar ou reduzir preços.

Use os máximos e mínimos estabelecidos pela concorrência como o limite que você pode praticar, apurando se há margem de contribuição para isso.

Lembre-se que competir não é baratear seus produtos constantemente, e sim pensar estrategicamente como o seu preço pode se destacar no mercado.

Sua empresa também utiliza a estratégia de precificação? Se gostou do nosso conteúdo, compartilhe nas redes sociais!

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