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Parcerias comerciais: quais os benefícios e como formar alianças de sucesso

As parcerias B2B podem alavancar o “go to market” do seu negócio

Parcerias comerciais: quais os benefícios e como formar alianças de sucesso

Já ouviu o ditado "a união faz a força"? Essa frase descreve muito bem a importância das parcerias comerciais no crescimento das empresas.

Seja entre fornecedores ou empresas de segmentos distintos, as parcerias B2B se tornaram parte estratégica das organizações, tanto para negócios online e offline, potencializando os resultados e se tornando uma grande ferramenta de marketing.

Porém, não basta conseguir alianças empresariais se não forem bem-sucedidas e vantajosas para ambas as partes. Para uma parceria de sucesso, os empresários devem manter relações duradouras e monitorar o desempenho da união continuamente.

Vamos entender neste artigo tudo sobre uma boa parceria comercial que possa te ajudar a impulsionar o crescimento da empresa.

O que são parcerias comerciais?

As parcerias comerciais são relações mútuas entre empresas, um acordo de cooperação para atingir interesses comuns, usada também como uma estratégia empresarial que visa a otimização “sustentável” das organizações.

Firmar parcerias é uma necessidade de grande importância no mundo corporativo, garantindo um diferencial competitivo que atenda ao público que está cada vez mais exigente.

Possuir boas relações comerciais é essencial para formar excelentes parcerias futuras que sejam favoráveis para o seu negócio. Com a alta concorrência, se unir a outra organização pode aumentar a sua receita e abrir portas para novos mercados.

Quais são os benefícios das parcerias empresariais?

Uma boa parceria entre empresas gera inúmeros benefícios comerciais, oferecendo um grande potencial de crescimento para as partes envolvidas.

Além de melhorar os resultados, ele pode atrair novos públicos, alavancar o “go to market” de um novo negócio, otimizar despesas e serve como uma ótima ferramenta de marketing sem nenhum custo (o famoso Co-Branding).

Confira outros principais benefícios das alianças empresariais:

• Maior alcance de público e mercado;

Redução de custos com fornecedores;

Aumento de vendas;

• Reconhecimento de marca;

• Otimização de tarefas e processos operacionais;

• Melhores preços no mercado.

Cases de parcerias de sucesso

Muitas personalidades famosas não teriam sucesso hoje se não tivessem parcerias em suas trajetórias. Alguns exemplos clássicos como John Lennon e McCartney, Steve Jobs e Wozniak, e muitas outras, são exemplos do poder de unir ideias e mentes brilhantes em um projeto.

Com certeza, sem Steve Wozkiak na Apple, hoje Jobs seria apenas um sonhador. Lennon sem McCartney não existiria os Beatles. Exemplos comuns, mas muito importantes na hora de refletirmos sobre o impacto das parcerias empresariais.

Muitas outras marcas como Samsung, Facebook e Gol já firmaram parcerias de sucesso entre empresas diferentes, atingindo os objetivos em comum. É o caso da Samsung com a Microsoft, com uma união estratégica focada no desenvolvimento de dispositivos com novas soluções mais produtivas e poderosas.

O Facebook com a união entre Whatsapp e Instagram, que gerou o interesse e aquisição das duas empresas por Mark Zuckerberg. A parceria foi inovadora e certeira, atingindo novos públicos e trazendo benefícios para pessoas e organizações.

Já a Gol realizou uma parceria incrível com a Localiza Hertz, oferecendo vantagens exclusivas para os clientes, com descontos na diária de aluguel do carro quando voa com a companhia aérea.  

Como formar uma parceria comercial de sucesso?

Mesmo com parcerias bem projetadas, os desafios podem surgir na dinâmica do mercado ou nas operações em andamento.

Por isso, quando se firma um acordo entre empresas é importante estabelecer um conjunto claro de protocolos de verificação, desde o início da aliança, evitando conflitos e problemas futuros.

Também é essencial que as equipes acessem as informações relevantes sobre a parceria, como perspectivas históricas e atuais, para realizar uma boa verificação de integridade da parceria.

As avaliações de desempenho precisam ser contínuas e detalhadas, monitorando os resultados ganhos com a parceria. Os principais indicadores a serem avaliados e alinhados na hora de firmar uma parceria empresarial, devem ser:

• Estratégias em comum ou sua junção;

• Cultura e comunicação;

• Operações;

• Liderança e tomada de decisões;

• Economia e adaptabilidade.

Agora, para conseguir parcerias comerciais relevantes e de sucesso, você deve considerar alguns fatores que são cruciais e vão definir a trajetória da união:

Estude seu mercado: identifique novas oportunidades de negócio com empresas de setores de atuação diferentes que o seu público consome;

Analise sua concorrência: observe o que eles andam fazendo, seus produtos e que tipo de impacto eles causam em seu público;

Faça networking: o networking é fundamental para expandir seu negócio e ganhar visibilidade;

Foco no cliente: seu cliente precisa (e deve) usufruir desta parceria também, com um produto ou serviço ainda melhor;

Seja claro com seu parceiro: as empresas precisam se comunicar de maneira clara e precisa, a fim de evitar desentendimentos e equívocos;

Mensure os resultados: meça constantemente os resultados e impactos da parceria, como número de vendas, seguidores na internet, etc.

A sua empresa está preparada para inovar suas parcerias? Se gostou deste conteúdo, compartilhe nas redes sociais!

Veja também: Mudanças tributárias, fiscais e trabalhistas provocadas pelo Covid-19.

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