Responda o nosso teste de Inteligência Emocional e descubra como aperfeiçoá-la
A Inteligência Emocional vem se tornando uma das habilidades mais discutidas nos meios digitais. Esse interesse por adquirir um desenvolvimento emocional vêm muito dos novos hábitos e comportamentos do ser humano hoje, principalmente no ambiente de trabalho.
Com os dados sendo o novo petróleo do mundo e por vivermos numa era exponencial, nunca houve tanta informação percorrendo por nós, tanto estresse e necessidade de saber como administrar nossas emoções de forma saudável e equilibrada.
Para te ajudar neste momento, criamos um quiz gratuito baseado nos 4 pilares de Daniel Goleman, precursor da Inteligência Emocional, para identificar seus pontos de melhoria nesta área.
A Inteligência Emocional é uma habilidade que permite compreender suas próprias emoções e gerenciar suas respostas em sociedade, tornando o processo mais consciente e equilibrado.
Este tema se popularizou em 1995 pelo psicólogo e escritor Daniel Goleman. Em seu livro “Inteligência Emocional”, o autor afirmou que o QE (Quociente Emocional) representa 80% das competências para se tornar uma pessoa bem sucedida.
Atualmente, Goleman fala dos 4 pilares da Inteligência Emocional para identificar e administrar nossas emoções na vida pessoal e profissional.
Seu desempenho profissional está totalmente ligado às emoções. Segundo o Harvard Business Review, as empresas emocionalmente inteligentes têm melhorado a experiência do cliente, lealdade dos clientes e empoderamento dos funcionários.
Outra informação interessante vem da consultoria empresarial TalentSmart, afirmando que 58% do desempenho dos profissionais está associado à Inteligência Emocional.
A forma como lidamos com situações de estresse e confronto social, a capacidade de controlar seus sentimentos auxiliam na sua adaptabilidade e resiliência no trabalho e cotidiano.
Goleman, um dos grandes precursores da Inteligência Emocional, definiu os 4 pilares principais para desenvolver a sua Inteligência Emocional e gerenciar melhor seus relacionamentos interpessoais. São elas:
Autoconhecimento é a habilidade de compreender as causas dos seus sentimentos, suas características pessoais e seus pontos fortes e fracos. Ele é um processo contínuo e inacabado de reflexão sobre si mesmo e como você interage com os outros. Para desenvolvê-lo, você precisa buscar práticas para acelerar este processo de reflexão.
Chamado também de gestão de relacionamentos, esta habilidade é fundamental para controlar e gerenciar seus sentimentos e dar “uma resposta” de maneira apropriada em qualquer situação. Pessoas que a adquirem são mais transparentes com o que sentem, resilientes e se adaptam conforme necessário. Para um bom controle emocional, você precisa entender que todos seus sentimentos têm um motivo e você deve descobrir para poder controlá-los.
Empatia é a habilidade de entender as emoções dos outros e se colocar no lugar deles. Pessoas empáticas conseguem interpretar os sentimentos das pessoas e ajudá-las. A dica para melhorar nesta habilidade é se perguntar o que está por trás das palavras e ações das pessoas.
Pessoas que têm dificuldades de fazer amizades e gerenciar relacionamentos não conseguem trabalhar em equipe tão rapidamente. A sociabilidade é saber gerir relacionamentos e compreender como cada pessoa funciona e é sua responsabilidade aprender o funcionamento de cada uma delas para moldar seu comportamento.
O que está esperando para desenvolver a sua Inteligência Emocional? Através desse quiz, você entenderá suas emoções diante às situações do cotidiano e quais pilares de IE você precisa desenvolver mais. Responda nosso teste agora!