Automação Industrial no Brasil: quais são os próximos desafios? - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Automação Industrial no Brasil: quais são os próximos desafios?

O Brasil está em 18º lugar no ranking dos países mais automatizados, com apenas 16 mil robôs industriais, segundo o IFR

Automação Industrial no Brasil: quais são os próximos desafios?

A automação industrial no Brasil ainda é um assunto que gera muitas dúvidas por parte dos empreendedores e indústrias que pretendem modernizar seus processos e garantir vantagem competitiva no mercado. Ainda existem muitos desafios para facilitar o uso em sua totalidade de novas tecnologias digitais e pôr em prática a Indústria 4.0. 

Segundo uma pesquisa realizada em 2017 pela Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil), as fábricas possuem, em média, 65% de tecnologias digitais nas suas linhas de produção.

Ou seja, ela está presente nos processos realizados por máquinas e equipamentos, sem intervenção humana, mas de certa forma com número muito pequeno comparado à proporção mundial. 

O Brasil está em 18ª lugar no ranking dos países mais automatizados, com a robotização mais concentrada no setor automotivo, de acordo com IFR (Federação Internacional de Robótica).

Mas, por que isso ocorre? Quais são os próximos desafios para a automação industrial no país? Confira agora neste artigo!

Por que implantar a automação industrial é importante?

As empresas industriais priorizam o uso de tecnologias digitais para aumentar a eficiência do processo de produção, melhorar a gestão do negócio, aumentar a produtividade e controlar as atividades dos setores. 

Presente em diversos setores da indústria, as tecnologias avançadas como robótica, Internet das Coisas (loT), inteligência artificial, Business Intelligence e sistemas de gestão garantem mais qualidade nos processos e redução de custos para empresas que costumavam encontrar manutenções inesperadas com equipamentos, por exemplo. 

Separamos os principais benefícios da automação industrial para as indústrias 4.0:

1. Acelera a produtividade

Já foi comprovado que a Indústria 4.0 tem muito a ganhar com a implantação da robotização e tecnologias digitais. Sete em cada dez grandes indústrias já utilizam a automação industrial em seus processos, e 73% já se encontram na indústria 4.0, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

Através das ferramentas de automação implantadas nos processos produtivos, é possível aumentar a produtividade e eficiência operacional, melhorando a qualidade dos produtos e otimizando o lead time das entregas para a demanda. 

2. Melhora o relacionamento com o cliente

De acordo com a Associação Brasileira de Automação, a automação está presente na vida dos consumidores e eles percebem seus benefícios no dia a dia.

Isso demonstra como a implantação da tecnologia na manufatura é importante para garantir um bom relacionamento com o cliente. Um exemplo é o uso do CRM, conseguindo prospectar e fidelizar parceiros. 

3. Qualidade na entrega dos produtos

Com a gestão de estoque correta e a aplicação do Supply Chain, a entrega dos produtos no tempo certo não será mais um problema com a ajuda de ferramentas de automação.

Para isso, a implantação de sistemas ERP pode auxiliar no controle da entrada e saída de produtos, estoque parado e demanda para a produção.

4. Redução de custos

A diminuição do desperdício de produtos e a definição de um fluxo contínuo garantem a redução de custos na produção. Enquanto antes os colaboradores levavam horas para realizar atividades de processos fabris, hoje as máquinas e robôs industriais aumentam a produtividade, tempo e lucratividade. Um exemplo é o controle de produção com MES integrado a equipamentos industriais.

5. Sistemas de gestão integrados com a linha produtiva

Os sistemas de gestão ERP possuem uma grande influência quando as indústrias automatizam processos e precisam ter controle, armazenar e analisar informações da planta.

Em 2017, pelo menos 54% das empresas possuíam um sistema de gestão e, destes, 91% estão integrados com todas as áreas das empresas, de acordo com a Associação Brasileira de Automação.

6. Vantagem competitiva no mercado

A implantação de novas tecnologias e robotização da indústria permite estar à frente dos concorrentes e se tornar mais competitivo, criando valor e relevância para os clientes.

A aderência à automação industrial proporciona uma grande vantagem competitiva sustentável no mercado, visando maximizar resultados de cada setor.

O Cenário da Automação Industrial no Brasil

No Brasil, houve um crescimento significativo no número de indústrias brasileiras que investem em automação industrial nos últimos anos, ou seja, que estão caminhando para a geração da Indústria 4.0.

Entre 2016 e 2018, o percentual de indústrias que utilizavam tecnologias de automação no chão de fábrica passou de 63% para 73%, segundo a CNI. 

Este número vem crescendo, porém não o suficiente. De acordo com uma pesquisa realizada pela Federação Internacional de Robótica (IFR), a indústria brasileira se encontra em 18ª lugar das nações mais automatizadas, e o setor automotivo é o que conta com a maior concentração de tecnologias.

Na transição das indústrias brasileiras para a Indústria 4.0, elas tendem a priorizar tecnologias digitais ou robotização que aumentam o desempenho da produção e melhoram a gestão empresarial.

A maioria das grandes empresas usam pelo menos uma tecnologia voltada para o processo de produção e/ou gerenciamento (90%) e para desenvolvimento de produtos são utilizadas por 58% das empresas.

Você sabe Como a Impressão 3D está revolucionando a Indústria 4.0? Veja agora! 

Quais são os desafios da automação industrial no Brasil? 

Os dados apresentados demonstram como as indústrias brasileiras possuem um investimento ou tem intenção de investir em automação industrial, porém continuam estagnados com as tecnologias que já possuem, não explorando outros tipos de ferramentas.

Quase metade das empresas industriais têm a intenção de investir em automação não só no processo de produção, mas também em desenvolvimento de produtos e na gestão da empresa.

Os planos de investimento existem, porém em tecnologias que já utilizam, como demonstra a CNI num estudo em 2018:

Mas por que isso ocorre? Os principais fatores limitantes à decisão de investir em novas tecnologias são os Recursos Financeiros, Regulação/Burocracia e o baixo crescimento econômico do país, que limitou a implantação da automação industrial nas empresas. 

Porém, esse cenário vem mudando e a indústria continua a movimentar cada vez mais o mercado brasileiro que gera bilhões nas exportações de bens e serviços do país.

Muitas startups e empresas tradicionais já estão desmistificando essas limitações e investindo mais em automação industrial, como é o caso da agricultura sintética e a criação de peças 3D. 

A TECNICON acredita que a tecnologia abre portas para as empresas se tornarem cada vez mais competitivas no mercado. Nosso investimento sempre está em aprimorar nosso software de gestão e criar novas tecnologias. Nós desafiamos você a construir a Indústria 4.0 conosco.

Que tal começar a inovar e melhorar a economia nacional? Compartilhe este conteúdo nas redes sociais!

Veja também: O avanço da tecnologia e o futuro do mercado de trabalho.

Chat
Email
Telefone